quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Coluna Crítica & Autocrítica


Crítica & Autocrítica - nº 82

* O PT de Porto Alegre realizou importante Ato Político no início desta semana. Sobre isso, assim postei no meu blog: "Militantes e dirigentes partidários de várias correntes do PT lotaram o auditório da sede municipal nesta segunda-feira (03/10) para participar do ato público em defesa da candidatura própria. Os petistas que estampavam no peito o adesivo com os dizeres “Sou PT quero votar 13” reforçaram o coro por um nome para encabeçar a chapa do partido nas eleições de 2012. Lançaram-se até o momento como pré-candidatos o vereador e presidente do PT-POA Adeli Sell e o deputado e presidente do PT-RS Raul Pont. Nos bastidores, outros nomes, como o dos deputados Henrique Fontana e Adão Villaverde seguem sendo mencionados".
***
* Outro fato importante à destacar é a decisão do PT de Santiago de lançar - por unamimidade - a pré-candidatura do ex-vereador e sindicalista Antônio Bueno (funcionário do Banco do Brasil) como seu pré-candidato à Prefeitura Municipal nas eleições de 2012. O partido também informou que lançará uma forte nominata de candidatos à vereança, buscando assim reassumir o espaço que já teve no parlamento santiguense, do qual está ausente nos últimos anos.
***

* Semana passada (dia 6/10) em reunião da Coordenação da tendência Unidade na Luta do PT de Canoas, tive a honra de ser eleito seu  Coordenador Geral  no município. Aumenta assim, consideravelmente, o trabalho - e nossa responsabilidade com os companheiros, a quem esperamos não decepcionar. Vamos em frente!
***
* 'Caminhos - O Menino dos Trilhos', livro de poemas e prosa do meu amigo Juares Girelli (onde prepondera o  conteúdo social e contestatório do capitalismo, de suas mazelas e perversidades produzidas por  sua  'sociedade de consumo') , vai ter uma  segunda edição em breve. A notícia me foi dada pessoalmente por ele (que também é o atual vice-presidente do PT de Santiago),  durante gentil visita que ele e sua companheira  Sônia realizaram  à minha residência em Canoas, semana passada.
***
* Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram, na noite dessa terça-feira, o pedido de registro do Partido Pátria Livre (PPL), que utilizará o número 54, em decisão foi unânime - todos os ministros seguiram o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Com a decisão, o PPL poderá participar das eleições municipais do próximo ano.
***
* A legenda organizou e encerrou a coleta de mais de 1,2 milhão de assinaturas em 22 unidades do País. O partido obteve o Registro de Órgão de Partido Político em Formação (ROPPF) junto aos TREs de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso, totalizando 11 Estados e, novamente, superando o mínimo exigido pela legislação eleitoral.
***
*
PPL  elenca cinco pontos considerados básicos que servirão como guia, inclusive para disputar as eleições do ano que vem. Segundo seus dirigentes (em entrevista à revista Carta Capital) ,  estes pontos que serão vinculados com a situação de cada município em que disputarão eleições são: o fortalecimento do mercado interno, para geração de mais emprego e maiores salários; redução de juros; desenvolvimento de tecnologia de ponta, a conquista da “economia plena”; e saúde e educação igual para todos.
***
* Na mesma matéria, é informado que "o Movimento Revolucionário 8 de outubro surgiu de uma dissidência do PCB e atua desde o final da década de 1960. De orientação marxista-leninista, o movimento promoveu combate à ditadura e lutava pela instalação de um estado socialista no Brasil. O nome da organização era uma forma de lembrar o dia em que o socialista Ernesto “Che” Guevara havia sido preso pela CIA na Bolívia – 8 de outubro.
Desde o início do processo de redemocratização do país, o movimento participou partidariamente dentro do PMDB e com atuação concreta nos movimentos sociais. Em 2008, o MR-8 sai do PMDB e, após cogitar a integração ao PT, chegou-se a conclusão de criar um novo partido."
***
* No RS, o PPL é presidido pela advogada Mari Perusso, que também é  Chefe  da Casa Civil Adjunta do Governo gaúcho. Em Porto Alegre, já confirmou entrada no partido o vereador Toni Proença (ex-PPS). Na região central, quem deve assumir a linha de frente do novo partido é o ex-vice prefeito de Santa Maria,  o médico e vereador Werner Rempel.
***
*Em Santiago,  o vereador Miguel Bianchini (ex-PP)  está assumindo a liderança do PPL, juntamente com Maiane Terra (também coordenadora do SINE local); como informamos em primeira mão no blog 'O Boqueirão', ele assinou  ficha no partido e será candidato à reeleição no ano vindouro. O PPL deverá priorizar  alianças com os partidos de esquerda  (PT, PSB, PC do B) e  de centro - da base de apoio dos governo Tarso e Dilma -  nas articulações visando  disputar de forma bem articulada e exitosa as próximas eleições municipais.

***
* Assim, a pergunta sobre 'qual afinal será o rumo político   que vai tomar o vereador Miguel Bianchini?',  tema preponderante das 'rodas políticas', jornais e blogues - especialmente os que pautam os bastidores da vida política local e regional,  chegou ao seu término. Era sabido sua insatisfação com os rumos do PP (Partido Progressista), em particular pela forma pouco democrática, excessivamente centralizadora e politicamente conservadora, hostil sobretudo ao governo Tarso  com que a direção do PP vem se pautando, principalmente  nos últimos tempos. Era  sabido também que Bianchini nunca escondeu  sua inclinação pela esquerda, sua simpatia também pelo PT,  pelos Governos Tarso e Dilma, para quem ousou fazer campanha aberta na última eleição (foto acima), apoiando também o senador Paulo Paim (o seu segundo voto para o senado). Pesou fundamentalmente  em sua decisão a possibilidade  de, filiando-se agora ao PPL, poder manter o mandato de vereador que tão bem tem desempenhado, conforme  faculta a legislação brasileira  durante  a formação de um novo partido.

***
* Há, sobretudo, que respeitar-se sua opção. E, de nossa parte, desejamos pleno êxito ao lúcido e combativo vereador Miguel Bianchini na nova empreitada que ele, corajosamente, resolveu assumir. (Por Júlio Garcia, especial para o blog  'O Boqueirão' e jornal 'Correio Regional').

Nenhum comentário:

Postar um comentário