quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eleições 2012 - II


'UNIDADE DAS OPOSIÇÕES!'

O vereador Miguel Bianchini (foto ao lado, do PPL de Santiago) postou em seu blog 'Está Morto Quem Não Peleia' sobre importante reunião ocorrida ontem em Santiago/RS, onde participaram representantes de vários partidos que colocam-se em oposição ao PP, atualmente à testa do Executivo Municipal santiaguense. Informa o vereador do Partido Pátria Livre: "Ontem ocorreu na Sede do PMDB importante reunião política envolvendo dirigentes da maioria dos partidos políticos de oposição de Santiago. Presentes: PMDB, PT, PSDB, PDT, PTB, PSD e PPL. Da reunião saiu a intenção da união dos partidos de oposição para construção de um plano de governo alternativo para o Município de Santiago. Cada partido participante deverá discutir a proposta internamente e levar para a próxima reunião, no início do mês de Novembro, uma posição oficial. A reunião foi em alto nível, sem personalismos, e a expectativa é que seja selada uma grande aliança em prol do desenvolvimento de Santiago."
...

Parece que  a decisão de se conformar um forte bloco oposicionista está se consolidando mesmo em Santiago. Recentemente, o Partido dos Trabalhadores oficializou o nome do ex-vereador Antônio Bueno como seu pré-candidato à Prefeito em 2012 (vide post abaixo),  abrindo paralelamente a discussão com as demais siglas oposicionistas locais visando agregá-las na discussão de um Programa de Governo - participativo, avançado e democrático - que vise, por fim, a construção de  um bloco pluripartidário, informando ainda que já contava com  a concordância do PPL e do PDT. 

O único 'senão' sobre a notícia acima refere-se à participação dos tucanos do PSDB nessa 'frente', uma vez que o 4º Congresso Nacional do PT, recentemente realizado, vetou a participação desse partido, do PPS  e do DEM (que fazem oposição radical aos governos Federal e Estadual) no leque de alianças  integrado pelo PT.  Não é nada pessoal mas, nessa 'casa' oposicionista, na verdade, não cabe 'todo mundo'. Para o projeto prosperar, é  necessário  que se tenha, pelo menos, um mínimo de afinidade e de unidade programática. (Júlio Garcia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário