quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Prefeitura de Canoas vence Prêmio Cidades Sustentáveis

Prefeito Jairo Jorge com Oded Grajew, coordenador geral do Programa Cidades Sustentáveis

A cerimônia de entrega do Prêmio Cidades Sustentáveis foi realizada na tarde desta quarta-feira (3) na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa, da secretaria executiva do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), tem parceria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Entre as vinte cidades que concorreram, na categoria Médias Cidades, Canoas/RS foi a vencedora. Ao todo, participaram 57 cidades de 15 estados. Foram premiadas quatro cidades brasileiras, uma por categoria, considerando a divisão pelas seguintes faixas: Cidades Pequenas, Médias, Grandes e Metrópoles.

O prefeito Jairo Jorge, ao receber o troféu de reconhecimento a Canoas, considerou o prêmio uma valorização ao conjunto de ações da sua gestão, que começou em 2009. "Ele é resultado de investimentos na qualidade de vida dos canoenses, na melhoria da infraestrutura social e urbana e, também, na transparência do goverrno e no controle das ações do Município pelo cidadão", disse. O prefeito atribui ações como o Estado da Cidade, que reúne dados estatísticos reais, o programa de metas e os de participação popular, impulsionadores do prêmio.

O Prêmio

O prêmio é voltado às 273 prefeituras signatárias do Programa Cidades Sustentáveis (PCS). Ele tem a finalidade de estimular gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas.

Canoas possui o Observatório que é o espaço virtual (software). Ele reúne informações qualificadas da gestão pública, em condições amigáveis de navegação e com livre acesso por meio de um site. Um observatório cumpre uma dupla função: é fonte de informação para o planejamento, gestão e tomada de decisão da administração pública, assim como é ferramenta que promove a transparência, o acompanhamento e a fiscalização por toda a sociedade, além de contribuir para o fortalecimento da democracia.

-Fonte: http://www.canoas.rs.gov.br/

Um comentário:

  1. Parabéns para o governo petista de Canoas. Estou acompanhando, tem um balaio de premios recebidos. Aliás, cada cidade tem o governo q merece, como é o caso de Canoas . e nós aqui padecendo, pobre Santiago, mas quem manda este nosso povinho votar tão mal e quase sempre na direita. Pedro

    ResponderExcluir