quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PT, PCdoB, PSol e PSB pedem cassação do mandato de Bolsonaro



Em representação protocolada  na noite desta quarta-feira (10) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, PCdoB, PT, PSol e PSB pedem a cassação do mandato do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).
Os partidos acusam Bolsonaro de quebrar o decoro parlamentar ao agredir a deputada Maria do Rosário (PT-RS), durante pronunciamento na tribuna realizado na terça-feira (9). “Só não estupro você porque você não merece”, disse o deputado do PP para a parlamentar gaúcha.
Para os partidos signatários da representação, Bolsonaro demonstra “total desrespeito por sua condição de representante de todos os cidadãos e cidadãs brasileiras e, em especial, do povo do Rio de Janeiro” e costuma proferir “comentários misóginos, jocosos e estereotipados a respeito das mulheres, negros e homossexuais”.
Segundo o texto da representação, Bolsonaro “tem sido extremamente misógino, preconceituoso, sexista e homofóbico, no exercício do seu mandato parlamentar” e, com isso, “desrespeita a Constituição Federal, o Código de Ética e Decoro Parlamentar e o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, incorrendo, sem prejuízo da eventual responsabilização pela prática de crime, em Quebra de Decoro Parlamentar”.
O líder do PT, deputado Vicentinho (PT-SP), considera “desrespeitosa e criminosa” a postura de Bolsonaro. “Em uma casa de leis um parlamentar não pode ter uma postura que desrespeite a lei e afronte a dignidade das pessoas. Esses discursos de ódio são incompatíveis com a sociedade brasileira e com o Estado democrático de direito. A imagem pública da Câmara dos Deputados foi mais uma vez desonrada e cabe a esta Casa rejeitar esse tipo de comportamento”, afirmou Vicentinho.
Confira a íntegra da representação, que é assinada por Ivan Valente (Psol-PT), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e pelo presidentes do PSB e do PT, Carlos Roberto Siqueira e Rui Falcão.
Fonte: http://luizmullerpt.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário