sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PT 35 anos: Debate



 O PT Acabou?

Por Raul Pont*

'Da metrópole onde se encontra o colunista David Coimbra – embasbacado pelas maravilhas do Império – decreta que o PT acabou.'

Se depender da vontade da ZH e de alguns de seus colunistas, sim, o PT deveria acabar. É o desejo da interpretação e/ou versão das “notícias” e da imparcial “opinião” de alguns articulistas.

Na página de Política + de Rosane de Oliveira, uma ação de coleta de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular para que a Reforma Política eleitoral ocorra através de plebiscito e constituinte exclusiva, foi transformada em “nada a comemorar”.

Ao invés de afirmar que o “PT vive sua maior crise”, poderia salientar que é o PT o único, dos grandes partidos, a estar nas ruas por essa luta que recentemente teve a adesão de mais de 7 milhões de eleitores que assinaram a petição pelo plebiscito.

A colunista poderia esclarecer que enquanto nós lutamos pelo fim do financiamento empresarial (em 2014 foram mais de 5 bilhões e reais transferidos aos candidatos escolhidos), pela proibição de coligações proporcionais (o sistema já é proporcional) e pelo voto em lista partidária (para fortalecer os partidos a serem democráticos e controlados pelos filiados), o PSDB e seus aliados na campanha do Aécio Neves (ver entrevista com o próprio em ZH) defenderam e defendem o voto distrital, o financiamento privado e a cláusula de barreira para chegar ao Congresso. Isso é uma informação objetiva, que expressa o pensamento e a prática dos partidos no Congresso Nacional.

Não é esse o jornalismo praticado a sim a opinião, o desejo do colunista que não é nada mais que “a voz do dono”.

Semana passada, essa mesma parcialidade transformou uma delação de um corrupto em verdade, estampada nas primeiras páginas dos jornais e TVs de todos o país. O PT teria recebido ao longo de uma década e meia 200 milhões reais de empresas prestadoras de serviços à Petrobras. Sem nenhuma prova, sem nenhum dos indiciados e/ou presos entre funcionários da Petrobras e empresários e diretores das empresas corruptoras estar alguém com filiação, cargo ou mandato partidário do PT.

Se a operação Lava Jato assim como a “teoria do domínio do fato” prevaleceu na Ação Penal nº470, criar uma nova pirueta jurídica transformando qualquer doação de campanha eleitoral em “propina”, certamente o Judiciário deverá se especializar em malabarismos interpretativos pois em 2015 foram 5 bilhões, em 2010, foram 4,2 bilhões, em 2006 foram 2,8 bilhões de reais em doações empresariais para campanhas eleitorais pra TODOS os partidos, conforme as regras votadas na regulamentação das doações no governo do sacrossanto FHC. (...)

CLIQUE AQUI para ler na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário