sábado, 31 de outubro de 2015

CHAPA 3 - SOMOS TOD@S OAB!



Prezad@ colega advogad@: CLIQUE AQUI para acessar nosso site, conhecer os candidatos da Chapa 3, agenda, notícias da campanha -  e  nossas propostas!

-CHAPA 3 - MUDA OAB/RS - OPOSIÇÃO DE VERDADE!
...
*A propósito destas eleições p/OAB/RS, o meu prezado colega (e estimado pai!), Dr. José Nunes Garcia, é o 'embaixador' (p/Santiago e Região) da Chapa 3. Material da chapa (folders, adesivos ...) podem ser apanhados com ele no nosso Escritório em Santiago/RS. 'Boa luta!' (Júlio Garcia)

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Luto



OAB/RS Subseção De Santiago Jaguari

Nota de Falecimento.
Com pesar noticiamos o trágico falecimento do Ex-Presidente da OAB/RS Subseção de Santiago/ Jaguari DR. JOSÉ HORÁCIO GOMES PALMEIRO.
...
Nota do Editor do Blog: Grande perda! Era um amigo e um colega correto, competente e respeitadíssimo. Nossos sentimentos à família e amigxs. (Júlio Garcia)

-via face

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PT


DN aprova resoluções sobre eleição e momento político

PT e Brasil
O Partido dos Trabalhadores divulgou, nesta quinta-feira (29), as novas resoluções aprovadas em reunião do Diretório Nacional. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na resolução sobre a atual conjuntura política, o Diretório Nacional conclama a militância a defender o legado e o papel histórico do ex-presidente Lula.

“Vazamentos seletivos, prisões abusivas, investigações plenas de atropelo e denúncias baseadas em delações arrancadas a fórceps e sem provas comprobatórias, desrespeito ao devido processo legal , ao amplo direito de defesa dos acusados e prerrogativas no exercício profissional de seus defensores, entre outros eventos, revelam a apropriação de destacamentos repressivos e judiciais por grupos subordinadas ao antipetismo, que atuam com o intuito de extinguir o Partido dos Trabalhadores e difamar o maior líder popular da história brasileira”, diz o texto.

“Ataques ao ex-presidente Lula fazem parte da escalada contra conquistas de nosso povo e devem ser rechaçados com o máximo vigor. O combate a estas incursões de ódio, intolerância e mentira, nas ruas e nas instituições, é componente essencial da resistência ao golpismo e ao retrocesso”, completa o texto.
Além disso, o Diretório Nacional considera que o principal objetivo tático é derrotar a escalada golpista, isolar a oposição de direita e recuperar as condições plenas de governabilidade.
A legenda ainda voltou a cobrar a reintrodução da CPMF, entre outras iniciativas que possam reformar, de forma progressiva, o sistema de tributação brasileira e preservar os programas sociais.
“Do mesmo modo, apoia a pauta de projetos apresentada pela nossa Bancada, que aponta soluções para o crescimento da arrecadação”, diz o texto.
Sobre as eleições de 2016, o PT considera que o pleito tem um significado especial, visto que a oposição conservadora, após sofrer sua quarta derrota consecutiva, não reconhece o resultado manifestado livremente pelo povo nas urnas e reincide na aventura golpista.
 Fonte: http://portal.ptrs.org.br/

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

#LULA 70


No dia em que tanto se fez para estragar sua festa, Lula sorriu


Lula com o neto Arthur, Marisa, Dilma e Fernando Haddad

Rede Brasil Atual - A presidenta Dilma Rousseff deslocou-se ontem (27) de Brasília, foi até o Instituto Lula e participou do parabéns a você nos 70 anos do ex-presidente. No dia em que se noticiava que Lula e Dilma estavam de mal, porque a empresa de seu filho Fábio Luís fora alvo de uma ação desastrosa, abusiva e mal explicada da Polícia Federal, ela não precisou emitir uma nota para negar a boataria.
Na mesma terça-feira em que os veículos associados ao Instituto Millenium repercutiam matéria de capa de uma revista semanal insuspeita com o insuspeito ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a “entrevista” dele próprio ao programa Roda Viva a um grupo de insuspeitos perguntadores, Lula recebia mensagens de feliz aniversário das mais diversas origens.
O vídeo de integrantes da equipe do Corinthians, professor Tite à frente, liderava a audiência agora cedo com mais de 405 mil visualizações, seguido no G4 pelas mensagens de Chico Buarque (“Bem vindo aos setentinha. Receba minha solidariedade não só pelos 70 anos, mas por tudo que você vem enfrentando. Estou com você como sempre”, 282 mil), Zeca Pagodinho (“Seu amigo está aqui com saudade”, 268 mil), e Dilma (“Me somo a todos os amigos para celebrar a sua vida, uma vida extraordinária”, 265 mil), entre outras mensagens de outros amigos, famosos e anônimos.
No exato 27 de outubro em que completou 13 anos de história a primeira eleição de Lula, repercutia também uma pesquisa de “intenção de voto”. Deve ser o único país do mundo em que institutos de pesquisa fazem sondagem sobre o que o eleitor está pensando hoje em decidir daqui a três anos.
De todo modo, não deixa de ser curioso que a taxa de rejeição de Lula esteja em patamar semelhante ao de nomes como o de Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra, e que o nome dele seja o mais lembrado pela resposta “votarei nele com certeza”. Afinal, entre os demais nomes listados, o de Lula é o único esculhambado todos os dias, várias vezes por dia, pelos meios de comunicação. O dia de ontem, aliás, registrou ainda a hashtag #Lula70, criada para a comemoração, no primeiro lugar dos Trending Topics Brasil do Tweeter.
Parece que os que desejavam estragar a festa em torno do que Lula alcançou nos 70 anos de vida, ou das marcas que deixou nos últimos 13, não conseguiram. Haja estômago para suportar o que ainda vem pela frente.
*Fontes: http://www.redebrasilatual.com.br/  
http://jcsgarcia.blogspot.com.br/

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PAULO PIMENTA (PT/RS) DENUNCIA MAIS UM “FACTOIDE” PARA ATINGIR EX-PRESIDENTE LULA COM OPERAÇÃO ZELOTES


Não existe qualquer vínculo entre as questões investigadas pela Operação Zelotes, que apura denúncias de corrupção Conselho de Administrativo de Recursos Fiscais – Carf, e a empresa Touchdown de Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula. A afirmação é do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), relator da subcomissão especial da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara e que acompanha a Zelotes desde o seu início. “É um factoide claramente com a intensão de criar mais um fato político para atingir o ex-presidente Lula às vésperas do seu aniversário de 70 anos”, enfatizou.
O deputado do PT gaúcho lembrou que as investigações da Operação Zelotes começaram em março deste ano e envolvem mais de R$ 20 bilhões. “Essa mega- investigação até hoje vinha ocorrendo em segredo de justiça e em duas oportunidades a Polícia Federal e o Ministério Público Federal fizeram 26 pedidos de prisão contra grandes sonegadores, escritores de advocacia e de consultoria e todas elas foram negadas. E, agora, estranhamente, às vésperas do aniversário do ex-presidente Lula, sem qualquer fundamento e em uma ação de caráter espetaculoso, fazem busca nas empresas de seu filho”, criticou Paulo Pimenta.
O deputado acrescentou que esses factoides aparecem em momentos importantes para o Partido dos Trabalhadores como forma de disseminar o ódio contra o PT. Foi assim no episódio de detenção do João Vaccari, às vésperas da comemoração dos 30 anos do partido em Belo Horizonte, e do Zé Dirceu, às vésperas do Congresso do PT, na Bahia. “Isso não é uma coincidência, a utilização destas datas tem claramente um objetivo: atingir o PT, disseminar o ódio contra o partido”, reforçou.
Paulo Pimenta fez questão de afirmar que “nós temos muita confiança no presidente Lula, sabemos que ele não tem nenhum tipo de envolvimento, qualquer irregularidade, refutamos e vamos denunciar mais essa tentativa de criminalizar”. Ele acrescentou ainda que teve a oportunidade de questionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal sobre a Zelotes. “E eles me asseguraram, categoricamente, que não existe qualquer investigação na Zelotes que envolva o presidente Lula e a sua família”.
Nota de esclarecimento – O deputado Paulo Pimenta citou ainda nota divulgada pelo advogado das empresas do filho de Lula que assegura que “Touchdown e a LFT jamais tiveram qualquer relação, direta ou indireta, com o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais”.
“A empresa alvo da PF nesta segunda, organiza o campeonato brasileiro de futebol americano, torneio que reúne 16 times, incluindo Corinthians, Flamengo, Vasco, Botafogo, Santos e Portuguesa. Uma atividade totalmente lícita e completamente fora do escopo da referida Operação”, diz a nota.
O deputado Paulo Pimenta explicou ainda que a LFT Marketing Esportivo, foi associada indevidamente à edição da Medida Provisória 471. A simples observação da data da constituição da empresa, segundo o parlamentar, é o que basta para afastá-la de qualquer envolvimento com as suspeitas levantadas. A MP 471 foi editada em 2009 e a LFT constituída em 2011 – 2 anos depois. “A prestação de serviços da LFT para a Marcondes & Maltone ocorreu entre 2014 e 2015 – mais de 5 anos depois da referida medida provisória e está restrita à atuação no âmbito do marketing esportivo”, ressaltou.
Paulo Pimenta lembrou ainda que a MP 471 prorrogou incentivos que foram criados a partir de uma articulação em 1999, pelo então senador Antônio Carlos Magalhães, para incentivar a instalação de fábricas automobilísticas nas Regiões Norte e Nordeste. “Em 2009, a proposta foi aprovada por unanimidade, defendida no Congresso Nacional por Tasso Jereissati (PSDB-CE), José Agripino (DEM-RN) e tendo como relator José Carlos Aleluia (DEM-BA)”, enfatizou.
Do gabinete do deputado Paulo Pimenta (PT/RS) Via http://www.zedirceu.com.br/

domingo, 25 de outubro de 2015

Poema


 

Altas horas


Altas horas...

Os cães ladram na rua
fantasmas forçam a janela

A noite é longa e inodora
uma música
um poema
tua esquisita e cálida
lembrança

insônia
inquietude
         
- recordações...

a ausência dos
teus lábios
do teu corpo meigo/caliente ...

- otras cositas más

&  meia garrafa de vinho

          (altas horas)
...


Júlio Garcia - Primavera/2009

*Via http://arquipelago.blogspot.com.br/

Tenho perdido tempo na vida…



Por Juremir Machado da Silva*
Tenho perdido tempo na vida indo apenas uma vez por ano a Palomas buscar rastros da minha infância, essa infância que se incendeia na minha memória à medida que o presente se apaga e o futuro se aproxima. Tenho perdido tempo na vida lendo o noticiário político para ver se encontro uma declaração sincera e desinteressada sobre a realidade do país, esse país que amo como casa e critico como família. Tenho perdido tempo na vida olhando telenovelas que se repetem graças à nossa falta de memória enquanto o tempo passa perdendo o sentido e encontrando enormes buracos na fome de ser.
Tenho perdido tempo na vida deixando de ler poesia para trabalhar.
Tenho perdido tempo na vida tentando provar verdades que não tenho e nas quais nem creio. Tenho perdido tempo na vida buscando recompensas, reconhecimento e honrarias que se esboroam ao cair da tarde como lufadas de um vento inútil, tão inútil quanto pode ser o vento quando não estamos prontos para voar. Tenho perdido tempo na vida fazendo contas, preenchendo formulários, matando o tempo que deveria viver e calculando a aposentadoria com ou sem o fator previdenciário. Tenho perdido tempo na vida conversando nas redes sociais com amigos que não conheço e brigando com inimigos que não reconheço.
Tenho perdido tempo na vida escrevendo para não ser lido e lendo por não ter escrito aquilo que me fascina ou aperta o coração.
Tenho perdido tempo na vida pensando nas visitas que não fiz e que deveria fazer enquanto me culpo por não tê-las feito. Tenho perdido tempo na vida pensando nos rivais que deixei para trás e nos conhecidos ou amigos que me ultrapassaram. Tenho perdido tempo na vida contabilizando mesquinharias e prometendo ser generoso sem me preparar para esse grande salto. Tenho perdido tempo na vida querendo escrever um pequeno grande conto, um rápido longo romance e uma breve poesia definitiva. Tenho perdido tempo na vida ruminando as respostas geniais que não dei aos que me ofenderam rasteiramente com seus elogios condescendentes ou suas críticas invejosas.
Tenho perdido tempo na vida preparando respostas que não darei quando tudo se repetir com a mesmice de um novo dia numa velha esquina rotineira.
Tenho perdido tempo na vida deixando de entrar no mar, de voltar à lagoa na Florentina, de comprar um sítio no pampa, de andar a cavalo na verdura dos campos, de tomar banho de chuva numa tarde de verão e de ligar para um velho amigo que continua tão amigo quanto sempre foi apesar do tempo que não nos falamos. Tenho perdido tempo na vida administrando crises pessoais, vaidades alheias e neuroses coletivas. Tenho perdido tempo na vida vivendo tempos perdidos à espera de tempos melhores que não têm pressa de chegar para todos. Tenho perdido tempo na vida tentando provar que não defendo o que me acusam e não acuso os que defendem o defensável. Tenho perdido tempo na vida tateando em busca da luz no meio da noite quando bastaria estender a mão para o dia. Tenho perdido tempo na vida com o tempo.
O tempo é só uma ilusão que não passa.
*Jornalista - via Correio do Povo - Gravura: Salvador Dalí

Equipe do governo federal vai ajudar cidades atingidas pelas chuvas no Sul


A presidenta Dilma Rousseff anunciou que vai enviar uma equipe do governo federal para auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A equipe trabalhará em conjunto com o governo do estado para auxiliar as prefeituras de cidades gaúchas atingidas pela chuva e que ainda não conseguiram reunir documentos para obter recursos da União. O anúncio foi feito ontem (24), quando Dilma esteve no estado e sobrevoou áreas atingidas com as fortes chuvas no estado.
Canoas (RS)- Presidenta Dilma Rousseff durante sobrevoo às regiões afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul ( Roberto Stuckert Filho/PR)Roberto Stuckert Filho/PR
Canoas (RS)- Presidenta Dilma Rousseff durante sobrevoo às regiões afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul ( Roberto Stuckert Filho/PR)Roberto Stuckert Filho/PR
“Além dos 66 municípios que nós já reconhecemos como estado de emergência, nós vamos vir com uma equipe do governo federal, junto com o governo do estado e os prefeitos, para tomar as providências necessárias para que se cumpram os requisitos, para que [as cidades] possam ser enquadradas em estado de emergência”, disse a presidenta após se reunir com o governador do estado, José Ivo Sartori, e com prefeitos de cidades afetadas.
Para que a situação de emergência seja homologada e as verbas autorizadas, os municípios precisam cumprir requisitos previstos em Lei, como descrever a intensidade dos danos humanos, materiais e ambientais e a ponderação dos prejuízos sociais e econômicos, assim como informar o comprometimento da capacidade de resposta do poder público. “Vamos fazer uma ofensiva no sentido de assegurar que os prefeitos tenham condições disso”, completou.
Dilma também informou que o governo abriu uma exceção e reconheceu o decreto de situação de emergência de Porto Alegre, Pelotas e Gravataí, cujo levantamento dos estragos causados pelo mau tempo não tinha atingido o mínimo exigido por lei para pleitear a condição.
A presidenta disse ainda que os moradores que tiveram prejuízos em cidades com situação de emergência decretada poderão ter acesso a recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Essas pessoas que perderam suas casas em situação de extremo risco, elas precisam ter acesso ao Fundo de Garantia. Então nós enquadramos essas pessoas, ou seja, cidadãos e cidadãs de Porto Alegre, Gravataí e de Pelotas passam a ter os mesmos direitos dos municípios que têm, eu diria até pelo seu tamanho menor, mais facilidade de atingir o patamar de risco” disse.
Após visitar as cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a presidenta foi a Santa Catarina. Dilma chegou no estado às 16h30 e do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, seguiria de helicóptero para Rio do Sul, no Vale do Itajaí, onde faria um sobrevoo, cancelado em razão do mau tempo.
Na sexta-feira (23), o município decretou situação de emergência pelas fortes chuvas e a cidade teve o Enem adiado pelo Ministério da Educação. Ao todo, 18 municípios catarinenses estão em situação de emergência.
*Da Agência Brasil, via Sul21

sábado, 24 de outubro de 2015

Janot diz que ex-diretor e PP receberam R$ 357,9 milhões de propina da Petrobras


janot_0_0
Em denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o Partido Progressista (PP) receberam R$ 357,9 milhões de propina da Petrobras.
De acordo com as investigações da Operação Lava Jato, Costa atuava como operador do partido na Petrobras. Além de Meurer, o procurador também denunciou os dois filhos dele, por intermediarem o recebimento dos valores indevidos.
Na denúncia apresentada ao STF, Janot informou que a legenda recebeu R$ 62 milhões do esquema, que consistia em repasses por empresas fictícias operadas pelo doleiro Alberto Youssef. Conforme a acusação, o deputado Nelson Meurer recebeu, entre 2006 e 2014, R$ 29 milhões do total recebido pelo PP. Meurer faz parte da cúpula do partido.
O procurador afirmou que os valores foram pagos por meio de entregas pessoais de dinheiro  ao deputado ou a dois filhos dele, Cristiano e Nelson Meurer Júnior. Também houve recebimento de valores no Posto da Torre, posto de gasolina localizado em Brasília e que originou a Operação Lava Jato, e depósitos em dinheiro nas contas bancárias pessoais do deputado.
Para o procurador-geral, além de receber diretamente a propina, Nelson Meurer agiu para ocultar os valores recebidos.
“Para a pratica das condutas delitivas aqui delineadas, o deputado federal Nelson Meurer contou com o contributo livre, consciente e voluntario de seus filhos, Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer, os quais, plenamente cientes de todo o esquema criminoso integrado por seu genitor, versado nesta denúncia, o auxiliaram no recebimento de parte das propinas pagas ao parlamentar, mediante estratégias de ocultação e dissimulação da natureza”, acrescentou Janot.
Além dos valores indevidos, o procurador citou a entrega de R$ 4 milhões durante a campanha eleitoral de 2010, por meio de sete entregas pessoais, que ocorreram a mando do doleiro Alberto Youssef, e mais R$ 500 mil, repassados pela empreiteira Queiroz Galvão, por meio de doações oficiais de campanha.
O procurador pediu ainda que Meurer e seus filhos devolvam aos cofres públicos R$ 357,9 milhões e a decretação da cassação do mandato, após o trânsito em julgado da ação.
Em nota, o PP declarou que não admite práticas de atos ilícitos e que confia na Justiça, de modo que os fatos sejam esclarecidos.
*Fontes: Agência Brasil e Sul21

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Muda OAB! CHAPA 3 - OPOSIÇÃO DE VERDADE!


Eleições na OAB/RS: ‘Muda OAB!’ – CHAPA 3 – OPOSIÇÃO DE VERDADE!



‘Um Movimento da Advocacia, pela Advocacia e para a Advocacia em defesa de toda a Sociedade!’

Durante concorrida plenária realizada na AL/RS, em Porto Alegre,  na noite de 15/10 (culminando um longo processo de reflexão, diálogo, discussão, mobilização e elaboração), o ‘Movimento Muda OAB!’ lançou os nomes dos advogados PAULO TORELLY (foto) AURY LOPES JUNIOR  para concorrerem à Presidência e Vice Presidência, respectivamente, da entidade máxima dos advogados gaúchos nas eleições que ocorrerão dia 17 de novembro. A inscrição da chapa oposicionista foi realizada na última segunda-feira, dia 19/10.

À seguir, a relação dos candidatos que integram a CHAPA 3 – Muda OAB!: 

Presidente: Paulo Peretti Torelly
Vice-Presidente: Aury Celso Lima Lopes Junior
Secretária Geral: Monica Medeiros Vargas
Secretário Geral Adjunto: Lucas Bolzan
Tesoureira: Suelena Cioccari Lannes

Conselheiros Federais 

Titulares:
Maria Cristina Cereser Pezzella
Aloisio Zimmer Junior
Gilberto Kerber

Suplentes:
Virginia Pacheco Lessa
Ricardo Antonio Lucas Camargo
Maximiliano Lannes Sampedro

DIRETORIA CAA/RS:

Presidente: MONICA MONTANARI
Vice-Presidente: JOACIR ROBERTO TALASCA
Secretário-Geral: EDSON MENDES MELLO
Secretária-Geral Adjunta: REGINA MARQUES CRUZ
Tesoureiro: MAXIMILIANO KUCERA NETO


Obs: A relação dos(as) candidatos(as) ao Conselho Seccional (titulares e suplentes) será em breve divulgada aqui no site.

**Para ler o Manifesto do Movimento Muda OAB/RS, CLIQUE AQUI.

(A Coordenação)

-com o site http://www.mudaoabrs.com.br/ e http://jcsgarcia.blogspot.com.br/

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Cada país tem a direita que pode


A crescente ascensão da direita e da extrema-direita não são um fenômeno exclusivamente brasileiro. Mas a direita em cada pais tem seu próprio estilo.



Por Flavio Aguiar - Blogue do Velho Mundo, Rede Brasil Atual*
Agência Brasil














A crescente ascensão e a desfaçatez da direita e da extrema-direita não são um fenômeno exclusivamente brasileiro. Estão largamente presentes na Europa inteira, também na Alemanha.


Mas a direita em cada pais tem seu próprio estilo.

Numa certa passagem de Raízes do Brasil, Sérgio Buarque de Hollanda comparava o nazismo e o fascismo europeus com o integralismo brasileiro, lembrando que a tragicidade daqueles virava a agitação neurastênica dos adeptos deste, ou algo parecido com isto, pois estou citando de memória.

Hoje novas diferenças aparecem, entre as semelhanças da potenciação das atividades das direitas aqui e aí pela internet.

No caso brasileiro transparece a boçalidade da parte de nossas elites endinheiradas e da classe média alta que sente seus privilégios (que confunde com direitos adquiridos, vitalícios e hereditários, como as capitanias coloniais), expressa nas camadas de insultos e de assédio físico aos que vê como seus inimigos ou até traidores de classe.

Aqui a boçalidade vira uma arrogância disfarçada de altivez de dia, e uma violência covarde que se ativa à noite. De dia o que transparece é um desprezo cultural e ético pelos “inferiores” (já que ficou feio falar em raça); à noite, transparece o ataque covarde aos abrigos de refugiados, estejam eles ocupados ou não, sob a forma de incêndios criminosos. Há praticamente um ataque destes por noite, no mínimo. Às vezes são dois ou três.

Ninguém vai insultar a chanceler Angela Merkel, chamando-a de “vaca” ou outros xingamentos piores. Mas em manifestações da extrema-direita têm aparecido forcas que lhe são reservadas e ao vice-chanceler Sigmar Gabriel.

No sábado passado a candidata à prefeitura da cidade de Colônia, Henriette Reker, independente mas considerada próxima à chanceler, foi atacada a golpes de faca no pescoço por alguém que a policia local identificou como “um desempregado”. Este (a lei alemã impede a identificação de autores ou suspeitos deste tipo de crime antes de seu indiciamento formal, o que, aliás, deveria servir de exemplo para nós e nossa velha mídia) alegou como motivo seu protesto perante o “privilégio” que o país vem concedendo aos estrangeiros, refugiados ou imigrantes. Reker que, embora hospitalizada, foi eleita no domingo, com 52,7% dos votos, era a encarregada de organizar a recepção aos refugiados e imigrantes em Colônia.

O caso lembra perigosamente a prática e as acusações dos nazistas em relação aos judeus na década de 30, quando chegaram ao poder. Só que agora estas práticas e acusações se voltam predominantemente contra os muçulmanos. Mas assim como os nazistas se erguiam também contra outros “inferiores”, como ciganos, Testemunhas de Jeová, homossexuais, negros, etc., o desprezo desta direita emproada e sombria também se ergue contra os “povos do sul”, acusados de serem culturalmente vulneráveis à corrupção, de se recusarem ao trabalho, de propensos ao desperdício, etc.

Esta irrupção de violência vem preocupando as autoridades alemãs de todas as inclinações ideológicas, embora mesmo dentro das hostes da União Democrata Cristã, partido da chanceler, e da sua co-irmã bávara, a União Social Cristã, surjam vozes que condenem esta “fácil abertura” que Merkel e o país vêm concedendo às vagas de 'invasores' que procuram abrigo no continente, na Alemanha em particular.

A vaga de direita não impede manifestações de solidariedade igualmente vigorosas. No fim de semana, à noite, milhares de pessoas saíram às ruas na capital portando velas acesas, em apoio aos imigrantes e refugiados. Em Colônia, no domingo, todos os outros candidatos rivais de Reker fizeram uma vigília, também com velas acesas, em solidariedade a ela.

A realidade é que, como na época da ascensão do nazismo, a Alemanha se mostra um pais dividido. Sinal desta divisão foi, na noite da segunda-feira, a realização de duas manifestações simultâneas na cidade de Dresden, berço dos novos movimentos de extrema-direita que se abrigam sob o nome de Pegida. De um lado, os “Pegidas” comemoravam um ano do nascimento formal deste movimento. De outro, outros manifestantes protestavam contra o Pegida. A policia calculou o mesmo número de manifestantes de um lado e outro: 26 mil para cada um. Apesar da presença dos policiais, o confronto foi inevitável, com feridos e detidos de parte a parte. 

Pelo menos há uma diferença: na década de 30 a polícia, com frequência, fazia vista grossa para a violência dos nazistas, e contribuía para atacar comunistas e social-democratas. Hoje isto não acontece mais, embora durante mais de uma década os órgãos de inteligência da Alemanha tenham se descurado das atividades da extrema-direita, chegando a fechar o departamento específico que se encarregava desta área de investigação, misturando seus membros com os de outros departamentos.

Mas o problema da emergência renovada destas tendências de extrema-direita persiste, e é grave.

*Publicado no Blogue do Velho Mundo, Rede Brasil Atual. via http://cartamaior.com.br/

Granizo causa estragos e aulas são suspensas em Santiago, RS


A chuva forte e queda de granizo que atingiram cidades do interior gaúcho causaram estragos em Santiago, na Região Central do Rio Grande do Sul. As aulas da rede municipal foram suspensas nesta quinta-feira (22).
Carro com vidro traseiro quebrado devido ao granizo em Santiago (Foto: Arami Fumaco/RBS TV)Carro com vidro traseiro quebrado devido ao
granizo em Santiago (Foto: Arami Fumaco/RBS TV)
Segundo a secretária municipal de Educação, Denise Cardoso, várias escolas foram atingidas pelas pedras e ainda não se tem uma dimensão dos danos. Casas de professores, funcionários e alunos também foram afetadas. A situação será avaliada para ver se as aulas retornam na sexta (23).
Conforme o Corpo de Bombeiros, durante a madrugada mais de 100 pessoas foram até a unidade a procura de lonas. Com isso, os estoques se esgotaram. 
*Fonte G1 - http://g1.globo.com/
**Nota do Editor: Nossa solidariedade aos caros conterrâneos santiaguenses que, novamente, sofrem as consequências do forte temporal (com granizo) que atingiu o município. Força, solidariedade e superação!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA TEXTO-BASE DO SENADOR REQUIÃO PARA REGULAMENTAR DIREITO DE RESPOSTA





A Câmara dos Deputados aprovou agora à tarde o texto-base que vai regulamentar o direito de resposta no Brasil. Baseado no projeto de lei 141, de 2011, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), o texto aguarda agora análise dos deputados sobre destaques, que podem mudar a proposta original.

Vamos ver quanto tempo essa análise vai demorar, já que o projeto é de 2011, foi aprovado pelo Senado em 2013, e só agora, no final de 2015, teve o texto base aprovado na Câmara com 318 votos a favor e 79 contra.

Com a regulamentação, vamos finalmente acabar com - ou penalizar - colunistas e mídia corporativa, que hoje estão deitando e rolando sem lei que regulamente o direito de resposta.

Clique aqui para ler na íntegra  o projeto original do senador Requião (via Blog do Mello).o.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Entrevista com o prefeito de Canoas/RS, Jairo Jorge (PT)


Jairo Jorge: “O sistema de participação que construímos, com treze ferramentas diferentes, nos permite sempre sair da zona de conforto. Quando imaginamos que está tudo maravilhoso, esse sistema nos mostra que há algo a ser aperfeiçoado”. (Foto: Guilherme Santos /Sul21)

‘O assédio é natural, mas não me passa pela cabeça sair do PT’

Canoas/RS - Apontado por uma recente pesquisa realizada pelo jornal Correio do Povo em parceria com o Instituto Methodus como o prefeito melhor avaliado entre as quatro maiores cidades do Rio Grande do Sul, Jairo Jorge (PT) prepara-se para entrar no último ano do seu segundo mandato na prefeitura de Canoas, com um duplo desafio: manter o nível de aprovação de 77,8% da população apontado pela pesquisa e eleger seu sucessor (ou sucessora) para dar continuidade ao projeto iniciado há sete anos. Jairo Jorge consolidou sua posição como uma peça importante no tabuleiro político estadual e seu nome vem sendo objeto de especulação nos meios de comunicação a propósito de uma possível troca de partido.
Em entrevista ao Sul21, Jairo Jorge fala sobre a sua administração em Canoas, aponta os desafios que estão colocados para a cidade e analisa o atual momento político vivido pelo PT. O prefeito diz que não passa pela sua cabeça sair do partido, mas admite o descontentamento com o modo pelo qual a direção nacional vem se conduzindo em meio ao processo de crise política alimentada pelas denúncias de corrupção. “Aqui no Rio Grande do Sul nós temos um grande acordo sobre a crise do partido e sobre o que precisa ser feito. Mas é preciso ver se o partido acorda nacionalmente. O Diretório Nacional ficou muitos meses sem se reunir. Em um momento de crise, é preciso ter inteligência política, ter rumos, e ninguém é dono da verdade e pode pretender ter soluções sozinho”, diz Jairo Jorge que espera que a próxima reunião do Diretório Nacional, no final de outubro, sinalize uma mudança de rumos. (...)
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da entrevista concedida ao jornalista Marco Weissheimer, do sítio Sul21.