quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Mexeu com Chico, mexeu comigo!



Chico, governo e terceira catilinária


Por Juremir Machado da Silva*
Até quando, ó eleitor despolitizado, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há de zombar de nós essa tua postura? A que extremos se há de precipitar a tua ignorância sem freio? Até quando, ó eleitor desinteressado, insistirás que política não te interessa e deixarás aos outros a missão de cuidar do teu destino? Até quando, ó eleitor incauto, votarás em que não conheces, pegando um santinho no chão antes de entrar no prédio da tua seção? Até quando, ó eleitor irresponsável, reelegerás corruptos e repetirás dando de ombros, “esse rouba, mas faz”? Até quando, ó eleitor interesseiro, tomarás por candidato quem te oferece uma prenda?
A que extremos, ó eleitor alienado, fingirás que não é contigo e dirás que te lixas para política, que teu negócio é outro, que política é coisa chata, que todo político é corrupto mesmo, que até gostarias de ver o retorno dos milicos, que tanto faz como tanto fez se governa este ou aquele? Até quando, ó eleitor venal, te venderás por um prato de lentilha e, uma semana depois do pleito, não lembrarás mais em quem votaste?
Por quanto tempo ainda há de zombar de nós essa tua estupidez, essa tua falta de cultura política, essa tua incapacidade de compreender o que se passa a tua volta, essa tua burrice mesmo quando podes exibir diplomas, dinheiro e viagens?
Até quando, ó eleitor inculto, votarás em celebridades por achá-las lindas, bacanas, por serem o que são, famosas, por terem sido teus ídolos em outros campos e outros tempos? Até quando, ó eleitor patético, confundirás emoção e razão, idolatria e capacidade administrativa, talento na mídia e competência política? Até quando, ó eleitor cínico, elegerás os que te roubam, os que nos roubam, os que se locupletam, os que te desprezam, os que te ignoram, os que te usam e só te procuram a cada quatro anos para te comprar ou enganar novamente? Até quando, ó eleitor bobinho, farás papel de vaquinha de presépio e ajudarás a manter em pé o sistema que criticas nas tuas conversas de bar? Até quando abusarás da nossa paciência com a tua falta de paciência para saber em que votas e negar o teu voto a quem jamais te representará por só representar a si mesmo? Até quando?
A que extremos nos precipitará a tua ignorância sem freio? Elegerás presidente da República um Jair Bolsonaro? Encherás o Congresso Nacional de Tiriricas? Continuarás a ajudar a encher os parlamentos de ladrões e de oportunistas? O que mais, ó eleitor descomprometido, ainda aprontarás? Até quando, ó eleitor volúvel, te deixarás conduzir pelo cabresto?
Até quando a tua preguiça te afundará e atolará a nação?
Até quando, ó eleitor que se acha esperto, acreditarás que o teu voto, um votinho só, não muda coisa alguma e que, portanto, podes dormir com a tua consciência tranquila?
Até quando, ó eleitor manipulado, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há de zombar de nós essa tua sandice? A que extremos há de nos precipitar a tua alienação sem freio? Até quando, ó eleitor vacilão, vais abraçar a víbora que cobra para te picar?
*
Até quando, governo petista, abusarás da paciência dos teus eleitores com tuas guinadas neoliberais que enlouquecem o senador Paulo Paim? Vais realizar com o desenvolvimentista Nelson  Barbosa no Ministério da Fazenda a reforma do sonhos dos patrões que o neoliberal Joaquim Levy não conseguiu? Vais acabar com a CLT fazendo valer o negociado sobre o legislado? Vais muda a Previdência contrariando todos os teus discursos e promessas?
A que extremos nos precipitarão os teus estelionatos sem freio?
Até quando, governo, darás de Natal aos teus eleitores esses presentes gregos?
*
Até quando, lacerdinhas e coxinhas, vocês abusarão da nossa paciência com atitudes fascistas como os insultos a Chico Buarque por sua defesa da legalidade e da Constituição?
Até quando vocês simplificarão a realidade com essa indigência intelectual do “vai morar em Paris”? Ricos, mimados, direita Miami, playboys, todos dos camarotes falando em crianças com fome contra um artista que, famoso e bem-sucedido, jamais deixou de denunciar  a ganância da elite brasileira? Até quando, sonegadores de impostos, infratores de trânsito, eleitores de uma direita que se locupleta há séculos, vocês reduzirão tudo à ideologia do mais forte?
A que extremos levará a radicalização da luta de classes imposta pelo desespero sem freios diante de esquálidas políticas sociais de um partido cada vez mais atolado nas suas alianças e disposto a entregar os braços para se manter no poder? Até quando, direita, vais criticar a pretensa esquerda por estar executando, cada vez mais, o teu programa neoliberal?
Chico Buarque, todo mundo sabe, é um gênio da música e um homem de princípios, de convicções, de boas causas e de coragem? Até quando, lacerdinhas e coxinhas, a inveja e o ressentimento de classe farão com que vocês ofendam o melhor em defesa do pior?
*Fonte: Correio do Povo 
http://www.correiodopovo.com.br/

Um comentário: