sábado, 19 de dezembro de 2015

RÉQUIEM PARA O AMIGO JORNALISTA WOLMER JARDIM


Wolmer Jardim  

CRÍTICA & AUTOCRÍTICA - nº 105

*Somente no dia de hoje, mais de um ano após o ocorrido, fiquei sabendo do falecimento do amigo jornalista e blogueiro Wolmer Jardim, ocorrido em 22 de agosto do ano passado, em Porto Alegre. 

*Conheci Wolmer Jardim no início de 1991, em Santiago. Ele era natural de Uruguaiana, mas residia há muito tempo em Porto Alegre. Dali nasceu uma amizade, fortalecida por afinidades jornalísticas, mas também políticas e ideológicas - e pelo entendimento de que Santiago e Região careciam de um veículo jornalístico impresso, diferenciado, moderno, democrático  e independente - fato esse que resultou numa interessante parceria cujo resultado foi o lançamento do saudoso jornal quinzenário 'Tribuna de Santiago', que marcou época pela qualidade, coragem no enfrentamento aos 'poderosos',  somado a independência editorial que norteou aquele empreendimento. Foram  52 edições (pouco mais de 3 anos circulando), mas que fizeram a diferença, contribuindo também significativamente na politização do povo e na vitória da oposição ao PP (então PDS) santiaguense nas eleições municipais de 1992.  

*A Tribuna de Santiago, que teve direção minha e do Wolmer, em que pese o papel importante realizado ao fazer o 'contraponto' aos veículos impressos  e rádios 'chapa branca' alinhados com o PP local, foi, de certa forma, incompreendida por aqueles setores que não rezavam a política do conservadorismo e que poderiam ter colaborado mais com a continuidade do jornal; além disso, o jornal - devido a sua linha editorial independente e crítica, em que pese ter sido sempre 'plural' - foi fortemente boicotado pelas 'elites' empresariais/latifundiárias e seus aliados políticos reacionários, o que nos levou, em sinal de protesto e cansados de 'malhar em ferro frio',   a acabar desistindo do projeto. 

*Considero hoje que foi um erro político termos adotado essa decisão radical de fechar o jornal mas, naquele momento, achamos que não restava outra alternativa... Para quem acompanha minimamente o 'papel' e a 'qualidade' (?!!) da mídia terrunha, hoje, há de convir comigo: a 'Tribuna de Santiago' continua fazendo falta  ... e como! (Para quem quiser conhecer e/ou mesmo realizar pesquisas, as edições completas do jornal Tribuna de Santiago foram doadas por este Editor ao Museu Pedro Palmeiro, de Santiago/RS, e encontram-se à disposição dos interessados).

*Eu tinha estranhado que o blog do Wolmer, o 'Ponto Livre', estava bastante desatualizado e, nos últimos dias, inclusive sem possibilidade de acesso (devido a 'problemas técnicos', pensei). Os últimos e-mails que tínhamos trocado foram em meados do ano passado, já no início da campanha eleitoral. Após, tentei contato com ele por e-mail, não tive retorno. Este ano novamente tentei contatá-lo, não tive sucesso. Hoje, ainda sem conseguir localizá-lo, e desconfiando que algo estranho pudesse ter ocorrido, resolvi fazer uma busca na internet colocando seu nome no Google e, para surpresa minha, fiquei sabendo do seu passamento. 

*Foi uma trágica surpresa. Fiquei, claro, chocado e triste.  A última vez que tínhamos conversado pessoalmente foi por ocasião da visita que ele me fez quando eu trabalhava na Casa Civil, no Governo Tarso Genro, em 2012. Ficamos de dar continuidade ao papo na outra semana, degustando uma Coruja Extra-Viva em algum restaurante do Mercado Público de Porto Alegre, uma das nossas paixões comuns. Por motivos de trabalho acabamos adiando a conversa... e o tempo foi passando... Wolmer Jardim ficou me devendo essa...

*Uma grande perda, não só de um grande jornalista, mas também de um amigo, parceiro, lutador e grande pai de família. 

Abaixo, transcrevo a notícia do seu falecimento, postada no site http://wp.clicrbs.com.br/:

"Morreu, na madrugada de sexta-feira, na Capital, o jornalista Wolmer Jardim, aos 68 anos, de problemas cardíacos.

Jardim atuava no jornalismo desde a década de 1970 – começou em Santana do Livramento, na combativa A Plateia. Na Capital, fez parte das redações de Zero Hora e do Jornal do Comércio e, no Interior, do Diário Popular, de Pelotas, O Semanário de Bento Gonçalves, {Tribuna de Santiago, Maria Fumaça}, Gazeta de Alegrete, Correio Serrano de Ijui, entre outros. Recentemente, assinava coluna em jornais interioranos, editava o mensário Mensageiro Rural, mantinha uma rádio na internet e o blog pontolivre.org

Nascido em Uruguaiana, levava a Fronteira Oeste dentro de si para onde ia. Reconhecido na região pela capacidade de polemizar, ganhou fama, entre os colegas, pela facilidade com que produzia humor a partir de qualquer situação. Era um fronteiriço clássico, dividido entre os valores do campo e a inconformidade com a resignação da região em relação à falta de crescimento econômico e de iniciativas inovadoras

Casado desde 1974 com Eni, teve três filhas, Jerusa, Juliana e Jeovana. Gremista fanático, quando nascia uma de suas filhas, divulgava no jornal que vinha ao mundo “a mais nova gremista.

Jardim deixa, também, os netos, Eduardo 
e Gabriela, e os genros, Rafael, Thiago e Lorenzo." - (O falecimento ocorreu em 22/08/2014)
...

-Nossos mais sinceros sentimentos aos amigos e familiares do saudoso amigo e companheiro Wolmer Jardim. (por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão Online')

Nenhum comentário:

Postar um comentário