quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de março


As mulheres, o PT e o protagonismo na história

Uma data em que vozes de mulheres de todos os cantos do mundo ecoam de forma uníssona, chamando mais atenção às suas lutas travadas diariamente por igualdade de direito; pelo fim da violência e do preconceito contra o seu gênero; pela sua emancipação e autonomia para gerir sua própria vida e, claro, por todas as outras conquistas entendidas como necessárias serem alcançadas para garantir-lhes sua plenitude humana.

A essa luta travada diariamente por mulheres de todas as idades, raças e segmentos sociais e que, por vezes é desprezada por uns ou ignorada por outros, é que se deve o mérito das conquistas que vão edificando aos poucos uma sociedade nova até alcançar o dia em que mulheres e homens serão reconhecidos como iguais, apesar de diferentes – algo imprescindível a qualquer sociedade que se quer democrática.

Este ano, dentre todas as outras vitórias obtidas ou ratificadas, como por exemplo o reconhecimento pelo STF da constitucionalidade da Lei Maria da Penha, comemora-se também os 80 anos do voto feminino no Brasil. E particularmente para nós petistas, homens e mulheres, este Dia Internacional da Mulher incorpora mais uma grande nova conquista: a adoção da paridade nas instâncias do Partido dos Trabalhadores – um desafio que teremos que aprender a enfrentar juntos e que nos levará ao aprimoramento de nossas práticas rumo à construção da democracia plena tanto no Partido, quanto na sociedade brasileira.

O Partido dos Trabalhadores muito se orgulha de ser o partido que promoveu e inspirou as maiores conquistas no campo das políticas públicas para as mulheres nos vários níveis de governo. Contudo, reconhece que muitos anos de lutas internas, nas ruas e nos espaços de construção política ainda serão necessários até que consigamos efetivamente assegurar a autonomia da mulher sobre sua própria vida e garantirmos sua real representatividade em todas as instâncias de poder e decisão deste País. Neste dia, ratificamos nosso compromisso com as lutas das mulheres brasileiras.

Parabéns a todas as mulheres que protagonizam a história!

Rui Falcão - Presidente Nacional do PT      
Laisy Moriére – Secretária Nacional de Mulheres do PT

Fonte: http://www.pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário