sexta-feira, 9 de março de 2012

Crítica & Autocrítica - nº 87


* O vereador Miguel Bianchini esteve recentemente cumprindo importante agenda em Porto Alegre. Dentre os temas abordados  na visita à capital dos gaúchos pelo vereador do PPL santiaguense, constou uma reunião com o deputado Valdeci Oliveira (PT)  em seu gabinete, na Assembléia Legislativa gaúcha, da qual também participei, convidado que fui pelo vereador. Foi acertado na oportunidade uma 'parceria'  entre os mandatos, o que deverá  trazer dividendos para ambos e, sobretudo, para Santiago e Região. Valdeci Oliveira é o atual líder do Governo Tarso na AL.
...

*Outro momento importante da agenda  foi a reunião-almoço (foto) que tivemos com Inácio Benincá,  Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que tem como titular o ex-deputado Ivar Pavan.  Inácio Benincá relatou-nos  as principais atribuições, ações  e projetos  dessa importante Secretaria  - que tem como foco principal 'conjugar o desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, promovendo a elevação da qualidade de vida no meio rural para além da produção e dos negócios; implementar políticas de renda para as economias de base familiar e cooperativas' assim como 'valorizar o meio rural, estimulando a permanência dos jovens no campo, ampliando a produção de alimentos e promovendo a agricultura familiar como um modo de vida'. 
...

*Durante a reunião-almoço, foi informado ainda por Inácio Benincá que a  secretaria deverá realizar um grande evento no final do  mês de março em Santiago, oportunidade em que demandas do município e Região poderão ser levantadas.  O vereador Bianchini colocou-se entusiasticamente à disposição para auxiliar na organização visando o sucesso do mesmo, o que foi saudado pelo Chefe de Gabinete da SDR.
...


* E por falar no vereador Miguel Bianchini (PPL), seu nome tem despontado como um dos mais fortes para concorrer ao Executivo Municipal pela oposição ao governo do PP (que vem perdendo um número significativo de filiados e expressivas lideranças nos últimos tempos, produto das divergências e rachas que vem ocorrendo no interior da  sigla partidária)

....
* Para comprovar a densidade de uma possível candidatura de Bianchini à prefeitura, um dos pré-candidatos pela oposição, o Presidente do PT, ex-vereador  Antônio Bueno (lançado pré-candidato à prefeito pelo partido) já teria inclusive manifestado intenção de apóia-lo, caso  Bianchini confirme seu interesse em concorrer à prefeito, ao invés de buscar uma reeleição certa para a vereança, como era sua intenção inicial.
...
* A propósito, segundo apurado pela coluna, o companheiro Bueno não seria voz isolada e outros pré-candidatos oposicionistas estariam convergindo para a mesma posição, uma vez que o nome de Bianchini, hoje, é o que mais agrega, além de ser praticamente consensual dentro do leque partidário oposicionista integrado pelo PT, PDT, PTB, PMDB, PSD e PPL, que contaria ainda com  o apoio informal do PSDB.
...
* A tarefa central da oposição santiagense, à partir de agora (para construir as condições de uma vitória em outubro próximo), seria, além de definir a chapa majoritária com nomes que sejam representativos, democráticos, ousados -   e que ampliem -,   gestar um Programa de Governo que represente os anseios da maioria da comunidade santiaguense, sobretudo dos mais humildes, dos trabalhadores, da juventude, das mulheres, dos   pequenos  e médios  agricultores e empresários; um Programa de Governo que inverta prioridades e que também coloque Santiago no rumo do progresso e do desenvolvimento, alinhada com os governos Tarso e Dilma, saindo finalmente da ‘contramão’  e da estagnação em que se encontra. 
...
* Palavras da companheira Rosani Bertotti, da CUT Nacional: "Nasci do sexo feminino, mas me tornei de fato mulher quando percebi que meu desejo por um mundo melhor me fez descobrir o valor de reconhecer-se mulher em uma sociedade capitalista e gerada pelas regras do patriarcado. É preciso coragem para isso; para lutar contra valores subjetivos impostos em nossa sociedade; coragem para organizar a luta e ainda continuar com coragem para dizer em alto e bom som: sem medo de ser mulher, sem medo de ser feliz!"  (...) Ao longo da história da humanidade a sociedade tem se submetido aos princípios hegemônicos do capitalismo e do patriarcado. Em nossa luta por liberdade e igualdade, temos em nosso caminho uma inimiga atroz, a velha mídia, comandada por um pequeno grupo de pessoas que, na defesa dos interesses capitalistas das elites conservadoras continua a impor à sociedade seus valores discriminatórios, condicionando-a a perpetuar preconceitos arraigados durante séculos, de forma exponencial." Rosani Bertotti, Secretária de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores - a CUT. -  (Por Júlio Garcia, especial para o blog 'O Boqueirão' e jornal 'Correio Regional').

2 comentários:

  1. Bom dia, Garcia.
    Escrevo-lhe para discorrer de alguns pontos de sua postagem, se me permitir fazê-lo.
    É sobre uma possível candidatura do Biachini à Prefeito, pelas oposições, em Santiago.
    À princípio, não acredito que as oposições marchem unidas, sem rachas, até a data das eleições. As próprias legendas, elas mesmas estão repletas de divergências internas e de correntes diversas. Há casos de siglas com 6 dúzia de filiados e 7, 8 correntes distintas e antagônicas. Isto não é necessariamente ruim. Faz parte da vida democrática. Entretanto daí, a imaginar-se que marcharão unidas e coesas em torno de um nome, vai uma distância abissal, não é? Imaginar-se uma coesão sólida é o 1º erro de avaliação. Já ocorreu no passado e está em vias de repetir-se.
    Um 2º ponto a considerar-se é o de que o vereador em questão, embora me pareça sério e comprometido com os destinos da cidade não é uma unanimidade. Ao contrário, seu nome apresenta uma rejeição muito grande. Uma por integrantes da sua ex-sigla. Outra, a meu ver, pelas suas próprias atitudes. Vive remoendo, revivendo, trazendo à tona as divergências que o afastavam do partido. Ora, penso que os descontentes têm 2 caminhos a seguir nesta encruzilhada: em 1, ficam e internamente tentam amealhar a simpatia dos demais às suas ideias ou em 2, trocar de partido e esquecer, sepultar a lembrança do ex. Não é o que acontece, repito. À todo instante o vereador fica se explicando porque TEVE de sair do partido. Passa a impressão de que sente saudades, de que errou ao percorrer a caminho nº 2.
    Enfim, minha percepção acerca do processo. Que a região, apesar de pobre, é conservadora, ninguém de sã consciência duvida. Eu diria mesmo que é ultraconservadora. Ideais como os perseguidos pela TFP, pela UDR ou pela felicidade eterna, nos reinos dos céus são sementes que encontram solo fértil na região.
    Portanto, segundo minha avaliação que pode estar completamente equivocada (e eu gostaria que estivesse), a possibilidade de uma derrota do atual sistema somente se dará em etapas e, nesta primeira etapa há de compor-se com as forças conservadoras, oferecendo-lhes a cabeça de chapa. Um nome que, penso, seria o ideal para tanto seria o do coronel Otaviano Pereira dos Santos. Como isto é impossível no momento, um outro da mesma envergadura, respeito e aceitação pública.
    Era isto.
    Um abraço do
    Weimar.

    ResponderExcluir
  2. Caro Weimar, teu comentário somente enriquece e estimula o debate (necessário). Santiago vive uma encruzilhada, o conservadorismo pode e deve ser derrotado; o PT(e a oposição) não podem mais errar. Obrigado pela visita e contribuição. Grande abraço!

    ResponderExcluir