sexta-feira, 30 de março de 2012

Imprensa


Millôr, a imprensa e a nossa realidade
  "Imprensa é oposição, o resto é armazém de secos e molhados." Essa é dez. Grande Millôr”.

A frase do Millôr Fernandes, a nota e o julgamento - merecidos - foram escolhidos pela Eliane Catanhede para homenagear  Millôr, falecido ontem e, com os quais a jornalista encerra sua coluna de hoje na página 2 da Folha de S.Paulo.

Gostaria de colocar a frase eleita pela Eliane em discussão. Imprensa é oposição a todos governos e ditaduras? Ou só a alguns e a algumas que não sejam comandados pela classe social dos representantes da mídia e nem têm a sua ideologia?

Se é só oposição é tudo, menos imprensa

Se é oposição a todos os governos e ditaduras, não é oposição é anarquismo, ou simplesmente niilismo, ou qualquer coisa. Tudo, menos imprensa.

Ou será que a imprensa é aquilo que seus donos, interesses políticos e comerciais, sócios políticos e acionistas e/ou credores, editores e jornalistas querem? Será que a imprensa não é mediada apenas pelos fatos e circunstâncias, época e ideologias?

Ou, por outros atores, poderes - o econômico, os anunciantes, por exemplo -, pelas relações de poder e família, os leitores, a opinião pública e/ou publicada, muitas vezes simplesmente manipulada por governos e grupos de pressão?

Para ter maior subsídio para tirar suas conclusões, basta refletir e conferir a realidade de nossa imprensa. (por José Dirceu) 

www.zedirceu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário