domingo, 31 de março de 2013

O golpe de 1964 fez o Brasil dar um passo gigantesco para trás




Num país, algumas datas são para celebrar. Outras, para lamentar.

O dia 31 de março é para lamentar.

Há 49 anos, uma conspiração destruiu uma democracia com o argumento cínico de que estava exatamente preservando a democracia.

O que havia de mais atrasado na sociedade da época se juntou na trama: militares, CIA, políticos conservadores e grandes empresários do jornalismo, como os Mesquitas, Roberto Marinho e Octavio Frias de Oliveira.

A administração que nasceu dessa aliança foi um colosso da inépcia. O Brasil piorou dramaticamente – excetuado o pequeno grupo que tomou conta do Estado.
A desigualdade floresceu.

O país se favelizou. Conquistas trabalhistas foram extirpadas, como a estabilidade. Greves – a única arma dos trabalhadores – foram proibidas. O ensino público que era excelente – e promovia a mobilidade social – foi devastado, com a perseguição a professores e o controle obsceno do que era ensinado nas salas de aula.



O Brasil deu um passo gigantesco para trás em 31 de março de 1964.

Os generais presidentes – Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo – merecem um esculacho eterno.

Falavam em combater a corrupção dos civis e não conseguiram criar em seu partido, a Arena, nada que fosse além de Paulo Maluf.

Foram mais de vinte anos de pesadelo**.

Alguns cúmplices dos militares acabaram também se dando mal. Carlos Lacerda, o eterno conspirador, queria que eles derrubassem João Goulart e preparassem o terreno para que ele, Lacerda, ascendesse à presidência.

Os Mesquitas foram obrigados a publicar receitas para ocupar o espaço de textos censurados.

Frias foi submetido à humilhação de receber uma ordem telefônica para demitir o diretor de redação Claudio Abramo, e obedeceu.

Passou.

Mas é bom não esquecer que 31 de março é um dia para lamentar.

*Por Paulo Nogueira,  jornalista e Editor do
http://diariodocentrodomundo.com.br (fonte desta postagem).
...

**Nota do Editor do Blog: Dentre os pesadelos vivenciados durante a famigerada ditadura civil/militar estão milhares de prisões arbitrárias de civis e militares (que não compactuaram com o golpe), torturas,  banimentos e assassinados de patriotas que ousaram lutar contra o arbítrio. Uma dessas pessoas foi a jovem santiaguense Sônia Angel, trucidada aos 27 anos  em São Paulo, em 1973. Clique Aqui para conhecer um pouco sobre  sua vida, sua luta  e seu sacrifício (martírio) na luta pela democratização do nosso país.

Pegadas




*Bebeto Alves - Pegadas

sábado, 30 de março de 2013

Globo consegue o que a ditadura não conseguiu: calar imprensa alternativa

 

por Luiz Carlos Azenha*

Meu advogado, Cesar Kloury, me proíbe de discutir especificidades sobre a sentença da Justiça carioca que me condenou a pagar 30 mil reais ao diretor de Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, supostamente por mover contra ele uma “campanha difamatória” em 28 posts do Viomundo, todos ligados a críticas políticas que fiz a Kamel em circunstâncias diretamente relacionadas à campanha presidencial de 2006, quando eu era repórter da Globo.

Lembro: eu não era um qualquer, na Globo, então. Era recém-chegado de ser correspondente da emissora em Nova York. Fui o repórter destacado para cobrir o candidato tucano Geraldo Alckmin durante a campanha de 2006. Ouvi, na redação de São Paulo, diretamente do então editor de economia do Jornal Nacional, Marco Aurélio Mello, que tinha sido determinado desde o Rio que as reportagens de economia deveriam ser “esquecidas”– tirar o pé, foi a frase — porque supostamente poderiam beneficiar a reeleição de Lula. (...)

Clique Aqui   para ler na íntegra.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Câmara de Vereadores de Santiago: presidente desrespeita o Estado (laico) e a Constituição Federal



Santiago/RS - Pronunciamento da vereadora Iara Castiel, do Partido dos Trabalhadores, na sessão do dia 25 de março na Câmara Municipal de Vereadores:  

''Como cidadã não me habilito a avaliar e/ou discutir o credo religioso de qualquer pessoa, pois, entendo que a religiosidade é uma atitude individual, personalíssima de foro íntimo.             Como vereadora, entretanto, encaminhei um requerimento para retirada da manifestação religiosa de início nas sessões da câmara, baseado na inconstitucionalidade de qualquer alusão religiosa em dependências públicas, conforme determina o Art. 1º, inc.I, da CF (Constituição Federal).
           
Observo que o Brasil é um Estado laico, isto é, não possui uma religião oficial, e, portanto, deve manter -se imparcial no que se refere aos termos religiosos como determina a lei. Observo também, que o Brasil separa Estado e religião, isto porque todas as crenças devem ser respeitadas, conforme o Art. 5º, inc. VI, da CF, cuja legislação dispensa tratamento igualitário a todas as crenças e as não crenças como ateísmo e assemelhados, sem adotar nenhuma delas.
            
A proposição, também, está respaldada em vários pedidos verbais, contatos telefônicos e na aclamação de pessoas da comunidade, solicitando a retirada da manifestação religiosa das Sessões, pois algumas pessoas não comungam dessa prática, uma vez que temos enorme gama de grupos religiosos como: Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Islamismo, Jadaísmo, Neopaganismo, Religiões Afro - Brasileiras, Indígenas, entre outras.
        
Portando, não é possível no âmbito do Legislativo Santiaguense, concordarmos com práticas religiosas, caracterizando-se assim um desrespeito ao Estado e principalmente às pessoas que compõe, configurando aqui a inconstitucionalidade, da permanência de qualquer alusão a alguma religião ou crédulo específico, em dependências públicas.''
...

*Nota do Editor do Blog: A propósito da oportuna e correta manifestação da companheira Iara (com cujo teor tenho concordância e sou solidário), agora sobre mais esse desmando  praticado pelo  Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago, vereador Sandro Palma (PTB) - diga-se de passagem com a concordância dos edis do PP - que, além de 'messiânico', tem se revelado desrespeitoso, autoritário e truculento, escrevi há alguns dias neste Blog o seguinte comentário:

Do meu Twitter    @JuliocsGarcia

- Escutando a reunião da Câmara de Vereadores de Santiago/RS, na rádio FM 99, hoje (gravação, através da Net), fiquei surpreso com o inusitado  'momento religioso' (?!!)  ... verificado na abertura da  sessão da mesma...
...
- Sim, sou sabedor que o presidente da Câmara e alguns outros edis são evangélicos, outros são católicos, outros ... não sei. Mas, afinal, vivemos num Estado Democrático de Direito ... e Laico. Ou não?! Com a palavra os nossos edis...
...
- Para quem não sabe, 'num Estado Laico e Democrático de Direito, a Lei Maior é a Constituição Federal  - e não a Bíblia,  o Corão, ou a Torá'...
...
-Aliás, como bem definiu em recente pronunciamento  na Câmara Federal o deputado  Jean Wyllys,  do Psol/RJ, "... o Estado, além de separado da Igreja (de qualquer igreja), não tem paixão religiosa, não se pauta nem deve se pautar por dogmas religiosos nem por interpretações fundamentalistas de textos religiosos (quaisquer textos religiosos)."
...
-Portanto, faz-se necessário que esse procedimento seja revisto pelo conjunto dos vereadores,  pois, com todo o respeito (merecido) pelos cristãos, os demais cidadãos que professam outras crenças - ou nenhuma, como é o caso dos ateus -, também têm que terem seus direitos de opção religiosa (ou não)  garantidos e respeitados. Inclusive durante as reuniões da nossa Câmara de Vereadores. (Júlio Garcia)

*Com o blog da vereadora Iara Castiel  http://vereadoraiaracastiel.blogspot.com.br/

terça-feira, 26 de março de 2013

Governador Tarso Genro estará dia 5 de abril em Santiago/RS


O Governador Tarso Genro adiou sua visita (antes programada para o dia 1º) e estará em Santiago no próximo dia 05 de abril, sexta-feira. A informação me foi passada hoje a tarde pelo meu amigo e companheiro Celso Alberici, da Assessoria Superior do Governador, durante evento do PRONATEC que realizou-se no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, do qual tive a honra de participar. (Júlio Garcia)

Foto:  Tarso Genro em Santiago - campanha eleitoral de 2010.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Os acenos da velha mídia a Eduardo Campos



por Alexandre Tambelli*

Muito se fala atualmente da possível candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para presidente da República em 2014 e os acenos  da velha mídia em dar cobertura à sua empreitada. Candidatura que se confirmada, nascerá dentro da base governista, portanto, de um dissidente da base.

Talvez se possa pensar que Eduardo Campos utilize de artimanha idêntica à da presidenta Dilma, que posou para a revista Veja, tendo até sido capa  do semanário conservador. Após o fato, sua aprovação cresceu nos redutos de eleitores mais conservadores e uma visão outra da presidenta se sedimentou.

Hoje, a velha mídia fala mal de Lula, do PT, do governo e de seus ministros, mas poupa, em parte, Dilma de um radicalismo negativo em relação à sua imagem. Até porque, também, a aprovação recorde de seu modo de governar não dá margem a muitas críticas pessoais. Além disso, seria incoerente, de uma hora para outra, eles mudarem a imagem que quiseram dar à presidenta.

Convém, ainda, lembrar que a presidenta já estava eleita.  Não significava, portanto, troca de favores do tipo: apoio-lhe e você se compromete a fazer o que eu quero, como é bem costumeiro nos políticos do PSDB, hoje enfraquecidos politicamente, com tamanho e influência reduzidos. Culpa da submissão à velha mídia e sua ideologia.

Pois Eduardo Campos para receber apoio da velha mídia à sua candidatura terá de seguir a cartilha dela. Se fugir, deixará de ter esse apoio.

Aqui, algumas questões se colocariam desde já, caso saia mesmo candidato. Como seriam as suas críticas ao governo federal e à administração petista? Como ignorar que muito do progresso que houve em Pernambuco, seu Estado, foi devido aos governos Lula e Dilma? Falar mal de Lula ou estar do lado de quem fala mal do PT e de Lula o tempo todo vai lhe render votos? Como a população do Nordeste, inclusive de seu Estado, assim como os brasileiros que gostam de Lula e Dilma entenderiam esse processo?

O índice dos que gostam da presidenta Dilma é tão alto que ela tem, atualmente, 58% das intenções de votos para presidente em 2014, segundo o Datafolha, em pesquisa divulgada essa semana. Pesquisa que coloca Marina Silva, Aécio Neves e Eduardo Campos como seus concorrentes ao cargo.(...)

Clique Aqui  para ler a postagem na íntegra (*via Viomundo).

domingo, 24 de março de 2013

Verde que te quiero Verde



ROMANCE SONÂMBULO

Verde que te quero verde.
Verde vento. Verdes ramos.
O barco sobre o mar
e o cavalo na montanha.

Com a sombra na cintura,
ela sonha na varanda
verde carne, cabelo verde,
com olhos de fria prata.
Verde que te quero verde.

Debaixo da lua cigana,
as coisas a estão olhando
e ela não pode olhá-las.

***

Verde que te quero verde.
Grandes estrelas de escarcha
vêm com o peixe de sombra
que abre o caminho da alba.

A figueira arranha o vento
com a lixa de seus ramos
e o monte, gato matreiro,
eriça suas fibras acres.

Mas quem virá? e por onde?
Ela continua na varanda,
verde carne, cabelo verde,
sonhando no mar amargo.

***

Compadre, quero trocar
meu cavalo por sua casa,
meu arreio pelo espelho,
minha faca por sua manta.

Compadre, venho sangrando
desde os portos de Cabra.

Se eu pudesse, seu moço,
este trato se fechava.
Mas eu já não sou eu
nem já é minha a minha casa.

Compadre, quero morrer
decentemente em minha cama.
De arma branca, pode ser,
com os lençóis de holanda.

Não vês a ferida que tenho
do peito até a garganta?

Trezentas rosas morenas
leva teu peitilho branco.
Teu sangue respinga e cheira
ao redor de tua faixa.

Mas eu já não sou eu.
Nem já é minha a minha casa.

Deixai-me subir ao menos
até as altas varandas:
deixai-me subir!, deixai-me
até as verdes varandas!

Avarandados da lua
por onde estronda a água

***

Já sobem os dois compadres
até as altas varandas.
Deixando um rastro de sangue.
Deixando um rastro de lágrimas.
Tremulavam nos telhados
pequenos faróis de lata.

Mil pandeiros de cristal
feriam a madrugada.

***

Verde que de quero verde.
Vento verde. Verdes ramos.
Os dois compadres subiram.
O longo vento deixava
na boca um gosto raro
de fel, de menta e alfavaca.

Compadre! Onde está, dize-me?
Onde está tua menina amarga?
Quantas vezes te esperou!
Quantas vezes te esperara,
de cara alegre, cabelo alegre,
nesta verde varanda!

***

Sobre a boca da cisterna
a cigana tremia.
Verde carne, cabelo verde,
com olhos de fria prata.
O gelo da lua, em pedaços,
ampara-a sobre a água.

A noite se tornou íntima
como uma pequena praça.
Guardas-civis bêbados
na porta golpeavam.

Verde que te quero verde.
Verde vento. Verdes ramos.
O barco sobre o mar.

E o cavalo na montanha.

     Federico Garcia Lorca (foto)

Tradução de Salomão Sousa

Agora eles tentam derrubar Lula da ex-Presidência da República



A frase que intitula este texto deriva de brincadeira que tomou as redes sociais na internet na última sexta-feira por conta de mais uma “denúncia” do jornal Folha de São Paulo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – sobre palestras que ele dá no exterior.

A tal “denúncia” virou motivo de piada porque pretendeu negar a um cidadão em pleno exercício de seus direitos constitucionais a prerrogativa de todo ex-presidente da República de ter apoio do Estado ao fim de seu mandato e o direito a atividades estritamente privadas que a outros ex-presidentes jamais foram negadas.

Aqui e em muitos outros países democráticos – como nos Estados Unidos, por exemplo – ex-presidentes se tornam instituições nacionais. Além de direito a segurança e a proventos, quase todos eles se tornam palestrantes e são remunerados por isso – com maior ou menor êxito.

De Bill Clinton a Fernando Henrique Cardoso, ex-presidentes fundam institutos que levam seus nomes e que reúnem acervos contando a história de suas passagens pela Presidência, além de desenvolverem estudos políticos, econômicos e sociais.

Outro ex-presidente norte-americano que têm um instituto que atua fortemente em consonância com seu patrono é o prêmio Nobel da Paz Jimmy Carter, que atua em direitos humanos e até em fiscalização de eleições em várias partes do mundo, além de o próprio Carter ser um renomado palestrante.

FHC deu muita palestra remunerada, tem direito a todos os benefícios do Estado concedidos a Lula, inclusive suporte em missões no exterior, pois não se imagina que quando um ex-presidente visita outro país a representação diplomática desse país o trate como qualquer um.

No entanto, no dia seguinte à denúncia da Folha de que Lula faz o que tantos outros ex-presidentes fazem em termos de palestrar no exterior com despesas e até honorários pagos pelos anfitriões, o jornal voltou à carga “denunciando” que as representações diplomáticas brasileiras lhe dão suporte quando visita os países em que estão sediadas.

Nunca se viu isso em relação a nenhum outro ex-presidente. Até uma doação de quase meio milhão de reais de dinheiro público ao ex-presidente FHC não mereceu da própria Folha mais do que uma notinha escondida nas páginas internas – e que após ser publicada nunca mais foi notícia. (...)

CLIQUE AQUI   para continuar lendo (escrito por Eduardo Guimarães, Editor do Blog da Cidadania)

sábado, 23 de março de 2013

O problema mais grave da história do Grêmio



É o problema mais grave da história do Grêmio, afirma Gladimir Chiele sobre Arena

“A história deverá cobrar as ações que os gremistas de hoje praticarem”. A frase encerrava a análise do advogado Gladimir Chiele, realizada em 2009, sobre a parceria entre Grêmio e OAS. O estudo foi feito a pedido do ex-presidente Hélio Dourado, líder do Movimento Grêmio Acima de Tudo, e apontava as cláusulas do acordo que prejudicariam o clube e as suas finanças. Mesmo apresentada aos dirigentes do clube e ao público na época, através da mídia, a documentação não surtiu o efeito desejado. A discussão sobre os possíveis danos não ganhou força e o negócio foi levado adiante.

Em entrevista ao Sul21, Chiele avalia a atual situação do Grêmio a partir de seu novo estádio, a qual considera a mais grave dos seus 110 anos. Ele se diz surpreso com a velocidade com que os problemas previstos começam a se materializar, mas não com o que está acontecendo. O advogado ainda afirma que os gremistas devem desculpas a Hélio Dourado, principal voz contrária a negociação com a construtora. Além disso, acredita que o atual presidente Fábio Koff é “a única pessoa do universo gremista” capaz de tirar o clube da situação que, segundo ele, só tende a piorar. (...)

-Para ler a íntegra da entrevista, Clique Aqui

*Via http://www.sul21.com.br

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Mundial da Água: desafio é preservação de recursos hídricos




A crise ambiental e o aquecimento global apresentam uma das mais graves ameaças à sobrevivência do homem no planeta. O esgotamento de fontes potáveis de água doce pelo consumo frenético e irresponsável aumenta o número de populações sem acesso à principal fonte da vida na terra. Os baixos índices de saneamento básico, a disputa pelo controle das fontes potáveis por grandes corporações, a maciça urbanização, as investidas predatórias do agrobusiness e, no âmbito internacional, tensões e até guerras – mais pelo controle da água do que por sua escassez – além de uma vasta e complicada legislação, acordos e tratados – todas essas questões tornam o tema complexo e exigem atenção de governos e sociedade. Há pelo menos 50 anos a gestão da água está na pauta e na agenda internacional. Neste 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água, as comemorações apontam para a ampliação das ações pedagógicas, mirando as futuras gerações em uma luta pela sustentabilidade. (...)

-Para ler mais clique Aqui

Tragédia em Santa Maria/RS (Incêndio na Boate Kiss): Inquérito aponta 35 e 16 são indiciados



O resultado da investigação da Polícia Civil sobre a tragédia que matou 241 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria foi divulgado na tarde desta sexta-feira (22). Foram 35 indicativos de responsabilizações, entre eles, osdonos e sócios da boate, bombeiros e comandante da corporação, gestores municipais e o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB). Apesar de ter sido apontado entre os responsáveis, o chefe do executivo não foi indiciado por prerrogativa de função. O caso irá para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS).

Foram 16 indiciamentos criminais, sendo 10 indícios de crime (9 encaminhados para a Justiça Militar e 1 para o Tribunal de Justiça) e 9 pessoas indiciadas por improbidade administrativa. O inquérito do incêndio foi concluído 55 dias após a tragédia. São cerca de  13 mil folhas, com mais de 800 oitivas de testemunhas,  em uma investigação que envolveu 22 agentes de polícia e cinco delegados e teve a colaboração da Polícia Federal. (...)

Veja mais clicando AQUI

quinta-feira, 21 de março de 2013

DAER confirma o reinício das obras que ligam Ernesto Alves a BR-287


Santiago/RS - Segundo informações divulgadas hoje no blog da vereadora Iara Castiel, do PT santiaguense,  o  DAER - Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do RS, através do seu coordenador regional, Engenheiro João Batista de Almeida, informou que  as obras de pavimentação em Ernesto Alves devem reiniciar nos próximos 10 dias. Segundo ele, o reinício das obras na ERS -538 que liga Ernesto Alves a BR-287 deve-se ao fato de que  ''foram liberados recursos que colocam em dia até dezembro todos os pagamentos de obras e manutenção''. 

Ainda de acordo com o Engenheiro João Batista, outras obras serão iniciadas - ou terão continuidade - nos próximos dias. São elas: 

- A  ERS-176, entroncamento com a BR-285 até Garruchos, está prevista pavimentação para o próximo ano. S são 58 km de extensão;

- A ERS/541 que liga o município de Itacurubi a ERS/168 tem previsão de conclusão das obras (32 km de extensão) de pavimentação para início do 2º semestre de 2013. ''Esta obra é um antigo anseio da comunidade itacurubense'', diz o engenheiro. Dos recursos financeiros aplicados,  75% já foram investidos, representando valor de R$  29.678.439,53.  

- A ERS-168   entroncamento BR-287 – Bossoroca com  45 Km de extensão está em bom estado e foram  realizadas as sinalizações horizontais na pista.   
  
- A ERS-377    Santiago - São Francisco de Assis, totalizando 55 Km,  está em  ótimo estado e foram  realizadas sinalizações horizontais e verticais.

- A ERS-377    Santiago - Santa Brígida com extensão de   45 Km  foi realizado sinalização horizontal e a estrada tem sido mantida  isenta de buracos, porém necessita intervenção urgente, para resolução do problema.

- A VRS-325    entroncamento BR-287 - Nova Esperança do Sul  de 12 Km  de extensão, está em  ótimo estado, recebeu sinalização horizontal e o pavimento esta em perfeitas condições sendo que a área foi roçada a 2 semanas.
      
*Com informações do blog http://vereadoraiaracastiel.blogspot.com.br/

Foto: Nova Pauta

quarta-feira, 20 de março de 2013

terça-feira, 19 de março de 2013

'O vereador Sandro Palma apropria-se das iniciativas governamentais, engana e desinforma a sociedade' (vereadora Iara Castiel)



Do Blog da vereadora Iara Castiel, do PT, uma das 'vítimas' da truculência do presidente do Poder Legislativo santiaguense, vereador Sandro Palma, do PTB (ver postagem abaixo), transcrevemos  a seguir seu pronunciamento  (parcialmente  obstruído pelo autoritarismo* de Palma) durante a reunião ordinária  da Câmara de Vereadores  de Santiago, na tarde de ontem, depois retransmitida por rádio local: 

'' Quero falar  do Partido dos Trabalhadores do qual sou vereadora nesta casa. O Partido dos Trabalhadores, senhores ouvintes, tem orientação programática partidária, tem compromisso e ações com a classe trabalhadora, com as organizações sociais, com as lutas da juventude, das mulheres, dos excluídos, e principalmente, busca a participação popular.

O PT colocou no poder um metalúrgico, quebrando a cultura de que só poderia governar o Brasil um representante da elite burguesa, da intelectualidade e de poder econômico. Quebramos outro preconceito elegendo a 1º mulher Presidenta deste País. É preciso deixar claro que Lula e Dilma promoveram mudanças de tal monta que 40 milhões de brasileiros, que viviam a margem da sociedade, se beneficiaram de um amplo processo de inclusão. Foram programas sociais e políticas de desenvolvimento que fizeram com que pessoas antes na miséria, melhorassem suas condições de vida. Estamos mudando os rumos do Brasil. O PT governa e muda a vida das pessoas. É evidente que mesmo com todos estes avanços, o déficit social e político para com o nosso povo é ainda muito grande e o que já fizemos é pouco diante da responsabilidade do que temos ainda pela frente.

No governo do Estado,  se comparado com os 8 anos de governo de Rigotto e Yeda, vamos verificar que em 2 anos de governo Tarso surpreendeu em eficiência,  desencadeou um processo político de mudanças e de reorganização e de investimentos que colocou o RS no cenário do país, em outra dimensão. O governo Tarso está fazendo investimentos em obras, saneamento, reorganização da CORSAN, estradas em obras, abrindo as cancelas para substituir pedágios de menor valor sob a administração e participação da comunidade. Há uma nova realidade de investimentos de pequenos agricultores que fomentam o emprego e renda.

Em nosso município, cidadãos e cidadãs, como vereadora do PT, posso afirmar que a minha luta é cotidiana, contra os hábitos e costumes de uma política tradicional, oligárquica e conservadora, aqui adotada por muito tempo. Quero lembrar a todos e todas que o vereador é um dirigente político e tem que se comportar politicamente de forma ética, responsável, verdadeira, porque falamos de um lugar importante, falamos em nome da sociedade que representamos.

Neste sentido, não podemos tolerar atitudes como as do vereador Sandro Palma, que vai aos microfones desta casa e anuncia verbas do Governo do Estado como MICROCRÉDITO e recursos oriundos da Participação Popular e Cidadã, como sendo verbas conseguidas por ele*, quando na verdade, é um programa governamental coordenado pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e a Pequena Empresa disponíveis para qualquer empreendedor. Apropria-se das iniciativas governamentais e, pior, em matéria paga na imprensa, sustenta este engodo e desinforma a sociedade, isto vai de contra mão a sua tão apegada religiosidade.

PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ

 A cada ano, são realizadas assembleias nas cidades do Vale do Jaguari para a escolha das demandas prioritárias que contemplam o Sistema de Participação Popular e Cidadã, compondo o orçamento estadual para o ano seguinte. Estas demandas são votadas e priorizadas através da participação direta nas urnas, da população do Vale do Jaguari, não sendo um fato isolado e tão pouco necessitando da aprovação ou encaminhamento de pedidos pelas instituições públicas.

Reforço, que os valores votados são repassados mediante encaminhamento de projetos pelas prefeituras ou órgãos como: escolas, brigada militar, entre outros.

São valores exclusivamente votados e demandados pela comunidade do Vale do Jaguari. " (...)

*Fonte: http://vereadoraiaracastiel.blogspot.com.br/ 

Foto: vereadora Iara Castiel/PT-Santiago

Edição final e grifos deste blog.

Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago, vereador Sandro Palma (PTB), além de 'messiânico', tem se revelado desrespeitoso, autoritário e truculento




'Na cidade educadora, o presidente do poder legislativo decide o que pode ou o que não pode ser dito'

Do blog do jornalista e advogado Julio Prates, com muita propriedade, um relato - e posicionamento - contundente sobre os absurdos que tem sido praticados pelo atual presidente do Poder Legislativo santiaguense: "Como santiaguense, senti-me envergonhado com as posições autoritárias do presidente do poder legislativo santiaguense. O presidente é um colega e está no mesmo nível dos demais vereadores, ele não é árbitro para cortar a palavra quando lhe dirigem uma crítica. O que foi feito com a vereadora Iara é um atentado à liberdade de expressão  choca, ela é uma vereadora eleita e tem o sagrado direito de dizer o que bem entende. Ela e os demais pares da oposição merecem respeito e precisam ter o direito de dizerem o que bem entendem. Não concordar com a oposição, é uma coisa. Impedir-lhes de falar, é de um arbítrio sem precedentes, outra coisa bem diferente. (...)   até aqui a política santiaguense foi tratada num nível de respeito e aceitabilidade social. Agora, o que está se fazendo, impedindo o direito de expressão das pessoas, não é tolerável. Eu não aceito isso e concito aos meus leitores a repudiarem esse tipo de prática do vereador Sandro Palma de impedir a crítica e a divergência cortando a palavra dos vereadores.

Não sei se esse pessoal sabe o que é um mandado de segurança. Mas se fosse comigo, eu impetraria um e exigiria o direito de ocupar o tempo integral na tribuna e não aceitara cortes e nem interferências na minha construção discursiva. Isso é o básico de uma democracia. Quem não gostar, que busque os remédios judiciais disponíveis, mas aceitar o corte de palavra, jamais.

As modernas democracias são construídas em cima do debate, da afirmação de teses e do contraditório. A síntese de uma sociedade, é o produto resultante do embate das forças políticas que se digladiam na arena eleitoral. Agora, podar pura e simplesmente uma pessoa de exercer sua liberdade de expressão,  ainda mais um parlamentar eleito, é um exemplo que nos arremete às trevas e ao obscurantismo, não se falando que práticas autoritárias como essas, sepultam nosso epíteto de "cidade educadora".. Sandro Palma não é dono do poder legislativo e nem pode agir como vem agindo, escudando-se no PP, em setores da imprensa local e tratando o poder legislativo de Santiago como se fosse um curral, onde ele decide o que pode ou o que não pode ser dito. O exercício da democracia em nossa polis exige que ele seja desafiado a respeitar os demais pares, nem que seja pela via judicial."

Fonte: http://julioprates.blogspot.com.br/   Edição e grifos deste blog

-Caricatura: Jornal Expresso

Nota: 'Messiânico': adj. Relativo ao Messias: tradições messiânicas. Diz-se de quem se considera ou se apresenta como líder providencial, iluminado pela graça divina para reformar a ordem vigente das coisas.
Carismático; fanático.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Estado Laico?

Júlio C. S. Garcia


Do meu Twitter: 

@JuliocsGarcia


- Escutando a reunião da Câmara de Vereadores de Santiago/RS, na rádio FM 99, hoje (gravação, através da Net), fiquei surpreso com o inusitado  'momento religioso' (?!!)  ... verificado na abertura da  sessão da mesma...
... 
- Sim, sou sabedor que o presidente da Câmara e alguns outros edis são evangélicos, outros são católicos, outros ... não sei. Mas, afinal, vivemos num Estado Democrático de Direito ... e Laico. Ou não?! Com a palavra os nossos edis...
... 
- Para quem não sabe, 'num Estado Laico e Democrático de Direito, a Lei Maior é a Constituição Federal  - e não a Bíblia,  o Corão, ou a Torá'...
... 
-Aliás, como bem definiu em recente pronunciamento  na Câmara Federal o deputado  Jean Wyllys,  do Psol/RJ, "... o Estado, além de separado da Igreja (de qualquer igreja), não tem paixão religiosa, não se pauta nem deve se pautar por dogmas religiosos nem por interpretações fundamentalistas de textos religiosos (quaisquer textos religiosos)."
... 
-Portanto, faz-se necessário que esse procedimento seja revisto pelo conjunto dos vereadores,  pois, com todo o respeito (merecido) pelos cristãos, os demais cidadãos que professam outras crenças - ou nenhuma, como é o caso dos ateus -, também têm que terem seus direitos de opção religiosa (ou não)  garantidos e respeitados. Inclusive durante as reuniões da nossa Câmara de Vereadores. (Júlio Garcia)