segunda-feira, 25 de março de 2013

Os acenos da velha mídia a Eduardo Campos



por Alexandre Tambelli*

Muito se fala atualmente da possível candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para presidente da República em 2014 e os acenos  da velha mídia em dar cobertura à sua empreitada. Candidatura que se confirmada, nascerá dentro da base governista, portanto, de um dissidente da base.

Talvez se possa pensar que Eduardo Campos utilize de artimanha idêntica à da presidenta Dilma, que posou para a revista Veja, tendo até sido capa  do semanário conservador. Após o fato, sua aprovação cresceu nos redutos de eleitores mais conservadores e uma visão outra da presidenta se sedimentou.

Hoje, a velha mídia fala mal de Lula, do PT, do governo e de seus ministros, mas poupa, em parte, Dilma de um radicalismo negativo em relação à sua imagem. Até porque, também, a aprovação recorde de seu modo de governar não dá margem a muitas críticas pessoais. Além disso, seria incoerente, de uma hora para outra, eles mudarem a imagem que quiseram dar à presidenta.

Convém, ainda, lembrar que a presidenta já estava eleita.  Não significava, portanto, troca de favores do tipo: apoio-lhe e você se compromete a fazer o que eu quero, como é bem costumeiro nos políticos do PSDB, hoje enfraquecidos politicamente, com tamanho e influência reduzidos. Culpa da submissão à velha mídia e sua ideologia.

Pois Eduardo Campos para receber apoio da velha mídia à sua candidatura terá de seguir a cartilha dela. Se fugir, deixará de ter esse apoio.

Aqui, algumas questões se colocariam desde já, caso saia mesmo candidato. Como seriam as suas críticas ao governo federal e à administração petista? Como ignorar que muito do progresso que houve em Pernambuco, seu Estado, foi devido aos governos Lula e Dilma? Falar mal de Lula ou estar do lado de quem fala mal do PT e de Lula o tempo todo vai lhe render votos? Como a população do Nordeste, inclusive de seu Estado, assim como os brasileiros que gostam de Lula e Dilma entenderiam esse processo?

O índice dos que gostam da presidenta Dilma é tão alto que ela tem, atualmente, 58% das intenções de votos para presidente em 2014, segundo o Datafolha, em pesquisa divulgada essa semana. Pesquisa que coloca Marina Silva, Aécio Neves e Eduardo Campos como seus concorrentes ao cargo.(...)

Clique Aqui  para ler a postagem na íntegra (*via Viomundo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário