terça-feira, 19 de março de 2013

Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago, vereador Sandro Palma (PTB), além de 'messiânico', tem se revelado desrespeitoso, autoritário e truculento




'Na cidade educadora, o presidente do poder legislativo decide o que pode ou o que não pode ser dito'

Do blog do jornalista e advogado Julio Prates, com muita propriedade, um relato - e posicionamento - contundente sobre os absurdos que tem sido praticados pelo atual presidente do Poder Legislativo santiaguense: "Como santiaguense, senti-me envergonhado com as posições autoritárias do presidente do poder legislativo santiaguense. O presidente é um colega e está no mesmo nível dos demais vereadores, ele não é árbitro para cortar a palavra quando lhe dirigem uma crítica. O que foi feito com a vereadora Iara é um atentado à liberdade de expressão  choca, ela é uma vereadora eleita e tem o sagrado direito de dizer o que bem entende. Ela e os demais pares da oposição merecem respeito e precisam ter o direito de dizerem o que bem entendem. Não concordar com a oposição, é uma coisa. Impedir-lhes de falar, é de um arbítrio sem precedentes, outra coisa bem diferente. (...)   até aqui a política santiaguense foi tratada num nível de respeito e aceitabilidade social. Agora, o que está se fazendo, impedindo o direito de expressão das pessoas, não é tolerável. Eu não aceito isso e concito aos meus leitores a repudiarem esse tipo de prática do vereador Sandro Palma de impedir a crítica e a divergência cortando a palavra dos vereadores.

Não sei se esse pessoal sabe o que é um mandado de segurança. Mas se fosse comigo, eu impetraria um e exigiria o direito de ocupar o tempo integral na tribuna e não aceitara cortes e nem interferências na minha construção discursiva. Isso é o básico de uma democracia. Quem não gostar, que busque os remédios judiciais disponíveis, mas aceitar o corte de palavra, jamais.

As modernas democracias são construídas em cima do debate, da afirmação de teses e do contraditório. A síntese de uma sociedade, é o produto resultante do embate das forças políticas que se digladiam na arena eleitoral. Agora, podar pura e simplesmente uma pessoa de exercer sua liberdade de expressão,  ainda mais um parlamentar eleito, é um exemplo que nos arremete às trevas e ao obscurantismo, não se falando que práticas autoritárias como essas, sepultam nosso epíteto de "cidade educadora".. Sandro Palma não é dono do poder legislativo e nem pode agir como vem agindo, escudando-se no PP, em setores da imprensa local e tratando o poder legislativo de Santiago como se fosse um curral, onde ele decide o que pode ou o que não pode ser dito. O exercício da democracia em nossa polis exige que ele seja desafiado a respeitar os demais pares, nem que seja pela via judicial."

Fonte: http://julioprates.blogspot.com.br/   Edição e grifos deste blog

-Caricatura: Jornal Expresso

Nota: 'Messiânico': adj. Relativo ao Messias: tradições messiânicas. Diz-se de quem se considera ou se apresenta como líder providencial, iluminado pela graça divina para reformar a ordem vigente das coisas.
Carismático; fanático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário