quinta-feira, 28 de março de 2013

Câmara de Vereadores de Santiago: presidente desrespeita o Estado (laico) e a Constituição Federal



Santiago/RS - Pronunciamento da vereadora Iara Castiel, do Partido dos Trabalhadores, na sessão do dia 25 de março na Câmara Municipal de Vereadores:  

''Como cidadã não me habilito a avaliar e/ou discutir o credo religioso de qualquer pessoa, pois, entendo que a religiosidade é uma atitude individual, personalíssima de foro íntimo.             Como vereadora, entretanto, encaminhei um requerimento para retirada da manifestação religiosa de início nas sessões da câmara, baseado na inconstitucionalidade de qualquer alusão religiosa em dependências públicas, conforme determina o Art. 1º, inc.I, da CF (Constituição Federal).
           
Observo que o Brasil é um Estado laico, isto é, não possui uma religião oficial, e, portanto, deve manter -se imparcial no que se refere aos termos religiosos como determina a lei. Observo também, que o Brasil separa Estado e religião, isto porque todas as crenças devem ser respeitadas, conforme o Art. 5º, inc. VI, da CF, cuja legislação dispensa tratamento igualitário a todas as crenças e as não crenças como ateísmo e assemelhados, sem adotar nenhuma delas.
            
A proposição, também, está respaldada em vários pedidos verbais, contatos telefônicos e na aclamação de pessoas da comunidade, solicitando a retirada da manifestação religiosa das Sessões, pois algumas pessoas não comungam dessa prática, uma vez que temos enorme gama de grupos religiosos como: Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Islamismo, Jadaísmo, Neopaganismo, Religiões Afro - Brasileiras, Indígenas, entre outras.
        
Portando, não é possível no âmbito do Legislativo Santiaguense, concordarmos com práticas religiosas, caracterizando-se assim um desrespeito ao Estado e principalmente às pessoas que compõe, configurando aqui a inconstitucionalidade, da permanência de qualquer alusão a alguma religião ou crédulo específico, em dependências públicas.''
...

*Nota do Editor do Blog: A propósito da oportuna e correta manifestação da companheira Iara (com cujo teor tenho concordância e sou solidário), agora sobre mais esse desmando  praticado pelo  Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago, vereador Sandro Palma (PTB) - diga-se de passagem com a concordância dos edis do PP - que, além de 'messiânico', tem se revelado desrespeitoso, autoritário e truculento, escrevi há alguns dias neste Blog o seguinte comentário:

Do meu Twitter    @JuliocsGarcia

- Escutando a reunião da Câmara de Vereadores de Santiago/RS, na rádio FM 99, hoje (gravação, através da Net), fiquei surpreso com o inusitado  'momento religioso' (?!!)  ... verificado na abertura da  sessão da mesma...
...
- Sim, sou sabedor que o presidente da Câmara e alguns outros edis são evangélicos, outros são católicos, outros ... não sei. Mas, afinal, vivemos num Estado Democrático de Direito ... e Laico. Ou não?! Com a palavra os nossos edis...
...
- Para quem não sabe, 'num Estado Laico e Democrático de Direito, a Lei Maior é a Constituição Federal  - e não a Bíblia,  o Corão, ou a Torá'...
...
-Aliás, como bem definiu em recente pronunciamento  na Câmara Federal o deputado  Jean Wyllys,  do Psol/RJ, "... o Estado, além de separado da Igreja (de qualquer igreja), não tem paixão religiosa, não se pauta nem deve se pautar por dogmas religiosos nem por interpretações fundamentalistas de textos religiosos (quaisquer textos religiosos)."
...
-Portanto, faz-se necessário que esse procedimento seja revisto pelo conjunto dos vereadores,  pois, com todo o respeito (merecido) pelos cristãos, os demais cidadãos que professam outras crenças - ou nenhuma, como é o caso dos ateus -, também têm que terem seus direitos de opção religiosa (ou não)  garantidos e respeitados. Inclusive durante as reuniões da nossa Câmara de Vereadores. (Júlio Garcia)

*Com o blog da vereadora Iara Castiel  http://vereadoraiaracastiel.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário