terça-feira, 19 de março de 2013

'O vereador Sandro Palma apropria-se das iniciativas governamentais, engana e desinforma a sociedade' (vereadora Iara Castiel)



Do Blog da vereadora Iara Castiel, do PT, uma das 'vítimas' da truculência do presidente do Poder Legislativo santiaguense, vereador Sandro Palma, do PTB (ver postagem abaixo), transcrevemos  a seguir seu pronunciamento  (parcialmente  obstruído pelo autoritarismo* de Palma) durante a reunião ordinária  da Câmara de Vereadores  de Santiago, na tarde de ontem, depois retransmitida por rádio local: 

'' Quero falar  do Partido dos Trabalhadores do qual sou vereadora nesta casa. O Partido dos Trabalhadores, senhores ouvintes, tem orientação programática partidária, tem compromisso e ações com a classe trabalhadora, com as organizações sociais, com as lutas da juventude, das mulheres, dos excluídos, e principalmente, busca a participação popular.

O PT colocou no poder um metalúrgico, quebrando a cultura de que só poderia governar o Brasil um representante da elite burguesa, da intelectualidade e de poder econômico. Quebramos outro preconceito elegendo a 1º mulher Presidenta deste País. É preciso deixar claro que Lula e Dilma promoveram mudanças de tal monta que 40 milhões de brasileiros, que viviam a margem da sociedade, se beneficiaram de um amplo processo de inclusão. Foram programas sociais e políticas de desenvolvimento que fizeram com que pessoas antes na miséria, melhorassem suas condições de vida. Estamos mudando os rumos do Brasil. O PT governa e muda a vida das pessoas. É evidente que mesmo com todos estes avanços, o déficit social e político para com o nosso povo é ainda muito grande e o que já fizemos é pouco diante da responsabilidade do que temos ainda pela frente.

No governo do Estado,  se comparado com os 8 anos de governo de Rigotto e Yeda, vamos verificar que em 2 anos de governo Tarso surpreendeu em eficiência,  desencadeou um processo político de mudanças e de reorganização e de investimentos que colocou o RS no cenário do país, em outra dimensão. O governo Tarso está fazendo investimentos em obras, saneamento, reorganização da CORSAN, estradas em obras, abrindo as cancelas para substituir pedágios de menor valor sob a administração e participação da comunidade. Há uma nova realidade de investimentos de pequenos agricultores que fomentam o emprego e renda.

Em nosso município, cidadãos e cidadãs, como vereadora do PT, posso afirmar que a minha luta é cotidiana, contra os hábitos e costumes de uma política tradicional, oligárquica e conservadora, aqui adotada por muito tempo. Quero lembrar a todos e todas que o vereador é um dirigente político e tem que se comportar politicamente de forma ética, responsável, verdadeira, porque falamos de um lugar importante, falamos em nome da sociedade que representamos.

Neste sentido, não podemos tolerar atitudes como as do vereador Sandro Palma, que vai aos microfones desta casa e anuncia verbas do Governo do Estado como MICROCRÉDITO e recursos oriundos da Participação Popular e Cidadã, como sendo verbas conseguidas por ele*, quando na verdade, é um programa governamental coordenado pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e a Pequena Empresa disponíveis para qualquer empreendedor. Apropria-se das iniciativas governamentais e, pior, em matéria paga na imprensa, sustenta este engodo e desinforma a sociedade, isto vai de contra mão a sua tão apegada religiosidade.

PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ

 A cada ano, são realizadas assembleias nas cidades do Vale do Jaguari para a escolha das demandas prioritárias que contemplam o Sistema de Participação Popular e Cidadã, compondo o orçamento estadual para o ano seguinte. Estas demandas são votadas e priorizadas através da participação direta nas urnas, da população do Vale do Jaguari, não sendo um fato isolado e tão pouco necessitando da aprovação ou encaminhamento de pedidos pelas instituições públicas.

Reforço, que os valores votados são repassados mediante encaminhamento de projetos pelas prefeituras ou órgãos como: escolas, brigada militar, entre outros.

São valores exclusivamente votados e demandados pela comunidade do Vale do Jaguari. " (...)

*Fonte: http://vereadoraiaracastiel.blogspot.com.br/ 

Foto: vereadora Iara Castiel/PT-Santiago

Edição final e grifos deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário