domingo, 30 de junho de 2013

COLUNA C&A (a Coluna Eletrônica do Júlio Garcia)



Crítica & Autocrítica – nº 94

* A Lei das conseqüências Inesperadas - Do blog Viomundo, editado pelo  jornalista Luis Carlos Azenha, retiro esta interessante e oportuna reflexão em relação aos 'movimentos' que têm sacudido o Brasil nestas últimas três semanas: "Muitos jovens que estão nas ruas não conheceram crise econômica e nem, obviamente, a ditadura militar. Isso dá a eles uma enorme liberdade para sonhar e levar adiante a utopia. Uma coisa já conseguiram: deixar Brasília esperta quanto aos eternos conchavos de bastidores que sempre nos governaram. Como escrevi anteriormente, é a queda do nosso muro de Berlim, da separação entre casa e rua de que nos falou o antropólogo. Façamos de casa a rua e vice-versa. 
Porém, é bom alertar sobre a lei das consequências inesperadas. Um turbilhão desorganizado e desinformado pode muito bem aprofundar a crise da qual se pretende sair: se a economia brasileira afundar, por exemplo, o Estado terá menos recursos para bancar os hospitais, as creches e as escolas padrão FIFA de que tantos falam. Destruir a política que temos, da noite para o dia, pode levar a soluções autoritárias que suprimam a conquista do espaço público. 
A questão essencial, indefinida, é quem vai pagar a conta: o setor público, com o desmantelamento do estado e dos programas sociais? ou o setor privado, com a taxação de fortunas e uma tabela de impostos que cobre mais de quem tem mais?"
...

* Cursos Técnicos da QI chegam a Santiago - Conforme já foi noticiado neste Blog,  após parceria realizada com as prefeituras dos vizinhos municípios de São Francisco de Assis, Rosário do Sul, Dom Pedrito e Tupanciretã, dentre outros, agora foi a vez da QI chegar a Santiago. Pois, objetivando levar Cursos Técnicos para Santiago e Região (e após a recusa do governo Ruivo (PP) em realizar parceria semelhante), semana passada foi sacramentada a 'parceria' entre as Escolas e Faculdades QI - Qualidade e Inovação (com sede em Porto Alegre e na oportunidade por mim representada)  com o Educar Cursos, de Santiago, representado por sua Diretora, a professora Cleunice Azevedo. Na sequência, buscando informar a população sobre esse importante convênio  que formalizamos, concedemos uma série de entrevistas às rádios Central FM,  Santiago AM e Nova 99 FM (foto). Palavras da diretora Cleunice Azevedo: "Com certeza, com esta parceria que ora firmamos ganha o Município de Santiago, ganha a Região, ganham a QI e o Educar, mas ganha, sobretudo, a nossa  Comunidade".
...

*Sessões da Câmara de Vereadores de Santiago - A propósito do debate sobre o horário (e dias) de funcionamento das sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Santiago/RS, que nos últimos dias voltou à berlinda, eu, no intuito de contribuir com o debate,  já havia me pronunciado sobre esse tema no início deste ano - aqui neste mesmo blog -, sugerindo a adoção de duas (2) sessões semanais, como, aliás, ocorre na maioria dos municípios do porte de Santiago, pelo menos. Uma poderia continuar às segundas-feiras pela tarde, a outra às quintas (noite). Resolveria o 'problema', aumentaria a 'produtividade' da Câmara, possibilitaria o surgimento de um 'grande expediente' (hoje inexistente), oxigenaria e politizaria mais os debates  e agradaria 'gregos e troianos'. 
Entendo que esta é  uma boa  - e necessária - discussão.. Esperamos que nossos ilustres edis concedam à mesma a devida prioridade... e, ao fim e ao cabo (com a devida pressão popular, é claro!), tenham o bom senso de adotar esta modesta sugestão... A comunidade (que é quem mais lucrará com isso), com certeza, saberá reconhecer...
... 

* Independente no PT -  Como já é sabido por muit@s – especialmente pelos companheir@s do PT e, em particular, pel@s leitores desta coluna eletrônica - , desde meados de 2011 e início de 2012 (principalmente) tenho uma certa 'dessintonia'  com setores da direção da corrente ULD (Unidade e Luta Democrática), uma das tantas tendências internas  do PT, da qual, aliás,  fui um dos fundadores e, inclusive,  integrante de  sua direção estadual. Creio que o fato gerador inicialmente foi a (in)definição da candidatura petista à prefeitura da capital, também a divergência inicial sobre o nome/perfil do nosso futuro candidato (era  do conhecimento geral minha preferência então pelo nome do vereador Adeli Sell,  meu amigo de longa data, experiente, capacitadíssimo etc... etc...  Não tenho dúvida que foi aí que começou a ser 'puxado' o meu 'tapete')...
Credito à essas diferenças a evidente falta de apoio e empenho político da direção da ULD e de seus parlamentares para comigo, somado à exagerada volúpia da DS (Democracia Socialista, corrente interna hegemônica hoje no PT/RS e no governo Tarso) e aliados internos por espaços etc., fatos esses que acabaram influenciando decisivamente na minha saída do Governo do Estado no final do ano passado. 
Sem outra alternativa, em fevereiro deste ano me auto-excluí das direções municipal e estadual da tendência. Também pesou em minha decisão a forma nada democrática com que  a direção estadual da corrente se posicionou em relação à discussão, encaminhamentos  e formatação (de forma excessivamente autoritária e 'pragmática', no meu modesto entendimento) da participação da tendência no segundo  - e bastante 'heterodoxo' - governo hegemonizado pelo PT de Canoas. 
No último período, à  essas diferenças localizadas agregaram-se crescentes divergências de ordem política/conjuntural. Resultado disso é que, esgotados os canais de conversação e sem outra alternativa honrada e  séria, no dia 15 de junho deste ano formalizei minha saída definitiva da ULD, retornando  à condição de ‘independente’ no interior do Partido dos Trabalhadores.
...

* 'De volta às origens'? - Como à partir de agora,  na  função de Consultor  da QI, deverei estar mais presente no dia-a-dia da 'Terra dos Poetas' e também por estar com parcerias em fase adiantada de encaminhamentos na área do Direito (em breve divulgarei o endereço de nosso Escritório Advocatício) e em Consultoria em RH -, estou estudando com carinho os reiterados convites de amig@s e companheir@s para (re)transferir meu domicílio eleitoral para Santiago, de onde sou natural e onde comecei, ainda nos anos 70,  minha militância política. Mesmo 'fora da terra'  nos últimos anos, nunca perdi os vínculos, sobretudo políticos e de amizade. Além de Canoas, tenho, ainda, residência em Santiago (Bairro Alto da Boa Vista). A decisão  (que envolve aspectos pessoais, profissionais e políticos) está sendo devidamente amadurecida e será definida por mim nos próximos 60 dias, no máximo. 
...

 *O Papel de mídia hegemônica e conservadora (PiG) nas manifestações - Reproduzo aqui o comentário que fiz no blog do Júlio Prates, a propósito de postagem realizada por ele, cujo título é ‘Dos protestos e as crises de paradigmas’: (...) em tua análise - como sempre bem construída, aliás -, faltou anotares o papel oportunista da mídia conservadora hegemônica , ou seja, do PiG; por acaso não notastes  a enorme MUDANÇA (do dia para a noite!) da Globo em relação às primeiras manifestações, quando elas atingiam  até então principalmente o governo tucano (PSDB/DEM/PPS etc.) de São Paulo,  que essa emissora , assim como a FSP, Veja  etc. condenava em editoriais e pediam repressão aos mesmos -  e o governador Alckmin  (SP) não se fazia de rogado?  Como a 'oposição' conservadora  e de direita estava esquálida, o PiG entra em ação: Como num passe de mágica, quando eles 'perceberam' que os protestos poderiam ser canalizados contra o governo Dilma e o PT, a Globo,  que  NUNCA nos últimos anos tinha dado uma cobertura mais ampla e honesta de protestos durante seu principal noticiário, o JN, começa a transmitir AO VIVO, também durante o horário das novelas, outros canais ídem ídem ídem... 
Ou seja, a 'espontaneidade' dos protestos, a partir daí, ficou bastante prejudicada, não é mesmo? Claro, a contribuição dos equívocos iniciais do prefeito de São Paulo, Haddad,  ajudou eles um pouco...  O 'enredo' adotado pelo PIG, à partir de então,  é conhecido: dar destaque exagerado às manifestações 'pacíficas' no sentido de aumentar seu volume, desgastar primeiro a 'imagem' das instituições, do governo  Dilma e do PT, principalmente... dar um tempinho para a coisa engrenar mais ...  depois fazer pesquisas pesquisas... e divulgá-las com estardalhaço... apostando num segundo turno nas eleições no ano vindouro. Sem questionar a justeza e correção de muitas bandeiras levadas na manifestações, que apoiamos, não poderia ser diferente,  algumas das quais já parcialmente conquistadas, creio que o movimento, em sua maioria, foi e está sendo sim instrumentalizado para outros interesses espúrios que não os que a cidadania sinceramente quer - e precisa. Por isso advogo, como sabes,  a necessidade do PT e do conjunto da esquerda estar presente nos mesmos, disputando seus rumos e, muito importante,  suas versões. 
...

*Tarefas que se impõem ao PT e ao conjunto das forças de esquerda no país, segundo o sociólogo Emir Sader: 

"Primeiro, ir para as ruas com suas próprias manifestações para disputar o espaço político. Segundo, disputar a interpretação, a narração do que está acontecendo hoje no Brasil. Nós sabemos que, quando há um avanço histórico da esquerda, há uma  contra-revolução ou uma reação correspondente da direita. 
É o que está acontecendo hoje. Mídia e oposição manipulam, usam os jovens como massa de manobra, disseminando a ideia de que  o Brasil é uma merda, de que tudo o que é feito aqui é uma merda. 
Nós  temos que tentar impedir que se consolide essa visão muito retrógrada do País. Nós temos que favorecer a nossa interpretação do que está acontecendo e mostrar o que, de fato, já foi feito. 
Terceiro, disputar nacionalmente com oposição a nossa agenda. Isso significa batalhar pela democratização dos meios de comunicação e  financiamento público das campanhas eleitorais, entre outras coisas. 
Esses são os três desafios que a esquerda tem de enfrentar." 
...

*A propósito do valor das tarifas da passagem de ônibus em Santiago: A 'redução' dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,20, portanto, uma redução de apenas R$ 0,10 (dez centavos) na tarifa das passagens dos ônibus urbanos locais, convenhamos, não é uma coisa séria... A não ser que seja apenas o começo de uma redução bem mais substantiva - é o que a comunidade espera!  (Por Júlio Garcia, especial para o Blog 'O Boqueirão Online').

(Atualizada em 01/07/2013, 20,45 h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário