terça-feira, 18 de junho de 2013

Protesto em Santiago/RS será nesta quinta-feira


Nesta quinta-feira, 20/06, à partir das 18 h, com saída da Estação do Conhecimento (largo da antiga Estação Férrea), Santiago também será palco de uma manifestação, à exemplo das tantas que tem ocorrido ultimamente no país. A tarifa da passagem de ônibus municipal é considerada bastante elevada pelos usuários: R$ 2,30.  Mas essa não será a única bandeira dos manifestantes, que deverão protestar também contra o valor dos parquímetros (locais), contra a corrupção (no geral), por reforma política, por mais respeito à cidadania e à juventude, dentre outras.

O  blogueiro, advogado e sociólogo Júlio Prates contribui com a discussão: "Movimento sério, eclode das entranhas do povo, livre de amarras, com cartazes pintados a mão, no calor da mobilização.  (...) Os jovens precisam se manifestar livremente, sem manipulações e malversações. Curiosamente, suas palavras de ordem são genéricas e até parece que Santiago não tem uma das passagens mais caras do Brasil. Dizem que apoiam os manifestantes que estão questionando os altos preços das passagens e não questionam o preço das passagens locais. "
...
Nota do blog "OB': É muito procedente e oportuna a manifestação do Júlio Prates. O Movimento local, à exemplo do que ocorre a nível nacional, no geral pacífico, livre e democrático deve ter - e tem - o nosso pleno apoio, mas (talvez não seja necessário alertar, mas nunca é demais!) não deve se deixar usar pelo 'sistema' local - nem tergiversar sobre as demandas reais da população santiaguense, que tem um dos trasportes públicos mais caros e deficientes da região. 

Entendemos que questionar nesta manifestação  também o valor da tarifa que está em R$ 2,30 - buscando sua redução substancial e imediata-  é sim uma das principais bandeiras deste Movimento que ocorre hoje também  em Santiago e que conta, como já dissemos no inicio desta 'nota', com nosso integral apoio.

(Atualizada às 11,45 h do dia 20/06) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário