sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Canoas/RS lança diretrizes da Educação para os próximos dez anos


A cidade de Canoas definiu as diretrizes, metas e estratégias do Plano Municipal de Educação (PME) para os próximos dez anos, isto é, de 2014/2024. O documento-base, que vai nortear o projeto de lei sobre o tema, foi votado nessa quinta-feira (20) em Conferência Municipal realizada auditório 228, do prédio 1 da Ulbra. Participaram do evento - realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Conselho Municipal de Educação (CME) - entidades que atuam na área da Educação e setores organizados da sociedade.

Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge manifestou desejo que a Educação de Canoas, na próxima década, seja cada vez mais uma referência para o Rio Grande do Sul e o Brasil. O Plano Municipal de Educação, segundo ele, norteia esse caminho. "Nós não discutimos uma política de governo, mas estabelecemos políticas de Estado, que transcendem mandatos. São políticas para os próximos dez anos, independentemente daqueles que ocuparão a Prefeitura ou a Secretaria Municipal de Educação", afirmou o prefeito. Segundo ele, a expectativa é que, até 2016, o PME já esteja em prática.

Planejar a Educação na atual Sociedade do Conhecimento é um grande desafio, acrescenta o prefeito. "Há mudanças profundas, onde cada vez mais vivemos a fragmentação, a individualização. O que tem valor é o intangível, é o conhecimento. Nessa sociedade nova, precisamos ter uma Educação que esteja atenta a todos os desafios", alertou Jairo Jorge.

Igualdade e inclusão

Conforme o prefeito, a escola é a única que integra, pois o mercado segrega as pessoas. "A escola tem a capacidade de unir, de incluir. Permite igualdade a partir da oportunidade. E tem o papel de nadar contra essa corrente do individualismo. Mas a escola precisa estar desafiada a ser esse polo de inovação", assegurou. (via sítio da Prefeitura de Canoas)

-Leia mais clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário