sábado, 5 de setembro de 2015

Paulo Henrique Amorim revela quem eram os “idiotas” e o “cafetão” das suas anotações de repórter; FHC entregou a Petrobras antes de sair candidato, relembra



PIG, ou Partido da Imprensa Golpista, foi uma expressão criada pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE) que Paulo Henrique popularizou

por Luiz Carlos Azenha*

Fomos correspondentes ao mesmo tempo, em Nova York. Ele, na Globo; eu, na TV Manchete. Na rede norte-americana CNN, ele me sucedeu como colaborador do programa World Report, que reproduzia reportagens de jornalistas estrangeiros baseados nos Estados Unidos. Temos o mesmo hábito: fazer anotações em blocos de notas sobre as conversas com entrevistados.

Pois Paulo Henrique Amorim, aos 50 anos de carreira, decidiu contar, a partir de suas anotações, os bastidores das coberturas jornalísticas que viveu.

Fez isso no livro O Quarto Poder — Uma Outra História, que será lançado na noite desta quinta-feira na Livraria Saraiva do Shopping Higienópolis, a partir das 19h30m.

Poucos leitores, ouvintes e telespectadores se dão conta de que, na carreira de um repórter, mais da metade do que ele vê, ouve ou apura nunca é publicado, seja por falta de confirmação imediata, por desagradar editores ou patrões. Detalhes saborosos — às vezes essenciais — da notícia acabam morrendo ali, no bloco de anotações.

Tenho um exemplo pessoal: quando Bonn ainda era capital e a Alemanha Ocidental existia, fui até lá entrevistar o então embaixador dos Estados Unidos, Vernon Walters. Na Segunda Guerra Mundial, ele foi o oficial de ligação entre o Exército dos Estados Unidos — Walters era coronel — e os soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), despachados para lutar na Itália sob comando norte-americano.

Na entrevista, Walters foi só elogios à bravura e à capacidade dos soldados brasileiros. Desligada a câmera, passou a contar o “outro lado”: sem uniformes adequados para o inverno europeu e despreocupados com a guerra, os brasileiros acendiam fogueiras durante a noite para enfrentar o frio e ele tinha de despachar subordinados para explicar aos aliados que, com o fogo, se tornavam alvo fácil para a artilharia inimiga.

Em O Quarto Poder, Paulo Henrique narra episódios politicamente relevantes deste “outro lado”. Por exemplo, sobre seu vizinho de bairro, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Como se sabe, FHC fez mudanças importantes na Constituição durante seus dois mandatos.

Relembrando…


AS CINCO MUDANÇAS CONSTITUCIONAIS PROMOVIDAS POR FHC:

CLIQUE AQUI* para continuar lendo (via Viomundo).

Foto:  Lançamento do Gabinete Digital (realizado durante o governo Tarso Genro,  no Palácio Piratini - Porto Alegre/RS, em maio de 2011), os blogueiros Carla Kunze (Blog Café & Aspirinas), Paulo Henrique Amorim (Blog Conversa Afiada), Sr. Cloaca (Blog Cloaca News) e este blogueiro, piloto do Blog do Júlio Garcia e deste 'O Boqueirão On Line'.  Via Blog do Júlio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário