quinta-feira, 2 de junho de 2011

CORSAN


Aves de rapina põem em perigo as águas do Rio Grande  e dos Gaúchos

*Por Luiz Muller

Algo não vai bem nas águas do Rio Grande.
A CORSAN, empresa pública estadual, foi dilapidada nos últimos 8 anos. Pouco investimento houve na empresa. E isto impediu a empresa de ampliar a rede de água e esgoto pelo Rio Grande afora. É sintomático que uma Prefeitura como Uruguaiana, dirigida pelo PSDB da ex-governadora Yeda, que dilapidou a CORSAN, tenha agora rompido contrato com a CORSAN, justamente durante este novo governo, que pretende fazer chegar o tratamento de água e esgoto a todos que ainda não o tem.
Não falaram em romper contrato com a Corsan durante o “governicho” tucano. Tão pronto caíram, Uruguaiana privatiza a água. Se o problema era o esgoto, por que privatizar a água? A Odebrecht já esta a postos para assumir a água e o esgoto da cidade.
Promete mundos e fundos. Se dispõe até a distribuir água de graça para os uruguaianenses… por um certo tempo. Depois virão os preços exorbitantes. E aí, quando a população compreender o “cambalacho”, cairá a qualidade na prestação de serviços ou os preços subirão mais ainda.
A Europa passou por isto. Privatizou água e esgoto de forma desenfreada nas dácadas passadas. Agora, com a queda da qualidade e o aumento vertiginoso dos serviços, a população esta nas ruas das cidades de toda a Europa a exigir a volta da propriedade pública da água.
Por que nós aqui no RS vamos cometer de novo um erro que os europeus já cometeram? Vamos dar a água para a “privataria” para depois termos que nos submeter aos escorchantes contratos da iniciativa privada?
A Odebrecht e as demais empreiteiras que aguardam como urubús com suas garras e bicos afiados que os prefeitos sucumbam diante do ataque neoliberal e entreguem a água, serão financiados por Bancos Públicos para enfrentar a estatal CORSAN?
É assustador. Nossos filhos e nossos netos pagarão a conta.

*Luiz Muller é Editor do blog http://luizmullerpt.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário