segunda-feira, 30 de abril de 2012

Democracia participativa em debate


Governo do RS discute novos modelos de democracia na sede da Comissão Europeia

A cidade onde nasceu o 15M, movimento de contestação popular e democrática, também chamado de movimento dos indignados, deflagrado em 15 de maio de 2011, será agora sede do Seminário Internacional Crise da Representação e Desafios da Democracia no século XXI. O evento acontece nos dias 4 e 5 de maio na sede da Comissão Europeia, em Madri, numa realização conjunta entre Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Alternativas, da Espanha.

O encontro é realizado um ano depois de os espanhóis tomarem as ruas pedindo uma democracia mais participativa, em manifestações que foram precedidas por movimentos semelhantes em outras partes do mundo, como a Primavera Árabe e o Occupy WallStreet. Aproveitar as experiências de participação cidadã tanto do Brasil como de outras nações para refletir sobre alguns dos principais desafios da democracia no século XXI está entre as propostas do seminário.

Entendendo que temas que tratam da crise da representação, da 'multidão' na nova cena pública global e das experiências para uma nova democracia precisam ser analisados e incorporados por comunidades e governos, foram chamados ao debate especialistas, ativistas, estudiosos e representantes de governos e sindicatos de países como França, Itália, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, México, Brasil e Espanha.

Entre os nomes confirmados, além do governador Tarso Genro, estão os do ex-presidente de Portugal Mário Soares, do jurista espanhol Antonio Baylos, o estudioso italiano Giovanni Allegretti e os ativistas que integram o movimento 15M Javier Toret e Raúl Sanches.

Programação  
Na programação do seminário haverá espaço para a comparação dos movimentos político-sociais e sindicais na Europa e na América Latina e para a apresentação do Sistema de Participação Popular e Cidadã do Rio Grande do Sul, cujas base e essência são do Orçamento Participativo, programa reconhecido internacionalmente. O sistema estadual envolve diversos órgãos de governo na criação de um conjunto de ferramentas para a participação cidadã, tornando a gestão estadual mais aberta e democrática.

No segundo dia do evento, grupos de trabalho coordenados pelo Gabinete Digital, Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag) e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) discutirão Democracia Digital, Orçamento Participativo e Conselhos de Desenvolvimento com especialistas de diversos países. O objetivo desses grupos é confrontar experiências práticas na esfera pública interconectada. As arquiteturas de escolha e as metodologias usadas para a constituição das consultas públicas terão atenção especial.

O seminário tem o apoio do Santander e colaboração de diversas entidades internacionais, como a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a Universidad Alcalá de Henares, da Espanha, a Fundação Getúlio Vargas e o Banco Mundial. As inscrições são gratuitas e o seminário será transmitido pelo site madri.gabinetedigital.rs.gov.br. Também haverá cobertura pelo twitter @gabinetedigital.

Serviço
O que: Seminário Internacional Crise da Representação e Desafios da Democracia no século XXI
Quando: 4 e 5 de maio de 2012
Onde: sede da Comissão Europeia, em Madri, na Espanha
Realização: Governo do Estado do RS, através do Gabinete Digital, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e Conselho de Desevolvimento; e Fundación Alternativas, da Espanha
Mais informações: madri.gabinetedigital.rs.gov.br
...
Foto: Manifestação dos 'Indignados' (Espanha) 
Texto: Thais Rucker e Marcelo Nepomuceno
Edição: Redação/Secom  - Fonte: Portal do Gov. do RS - Edição final deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário