quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Tempo não Pára - II



Contrariamente  ao que alguns blogs santiaguenses identificados com o governo do PP têm divulgado, inexiste 'confusão' ou conflitos que possam colocar em risco, pelo menos no presente momento,  a construção da Frente de Oposição que está sendo articulada no município, tendo em vista as eleições deste ano. Em postagem datada do dia 10/04, terça-feira, o vereador Bianchini (PPL)  deixou isso muito claro em seu blog. Na ocasião, informou ele: "Terminou há pouco a reunião dos partidos que não fazem parte da administração municipal. A chama da união continua bem acesa."

Ora,  fora alguns que não tenham entendido direito minhas postagens e os atuais 'movimentos' da oposição, é claro que os blogs locais pepistas e o conjunto da mídia  'chapa branca'  farão de tudo para tentar desconstituir a oposição  e suas principais lideranças (já começaram, por exemplo,  a 'esquecer' que o vereador  Miguel BIANCHINI é chamado e conhecido muito mais pelo sobrenome e referir-se à ele somente como 'Miguel'). Pode parecer até pouca coisa, mas isso é sintomático.   Tentarão também confundir e desviar o foco dos graves problemas - políticos e administrativos -  que assolam  atualmente o governo do PP santiaguense e o próprio partido,  à nível estadual e nacional. A cada semana  surge um fato novo, vem à  tona  mais uma irresponsabilidade, mais um desmando,  surgem mais reclamações da população, uma nova denúncia de perseguição e de retaliação política  e econômica vem à tona ...  e assim vai. O clima não anda nada bom para o PP e para governo Ruivo, é a constatação elementar a que chegamos. Por isso, a tentativa do desvio do foco. 'Quem não é acostumado com isso, estranha', já diz o ditado...

Por outro lado, é público e notório  que a Oposição em Santiago ao governo do PP tem realizado uma série de reuniões visando a articulação de uma chapa representativa e consensual ao Executivo, que possa  representar o conjunto das forças e possibilitar a vitória tão necessária para a alternância no poder nas eleições municipais deste ano. É público e notório também que, até o presente momento,  pela Oposição, pelo menos  três nomes fortes foram colocados como indicativos para comporem a chapa majoritária: o do ex-vereador Antônio Bueno, pelo PT; o do vereador Diniz Cogo, pelo PMDB; o do vereador Miguel Bianchini pelo PPL. É público e notório  também que existem algumas  resistências partidárias (normais, diga-se de passagem)  em relação aos dois primeiros; público e notório também que as resistências em relação ao nome do vereador BIANCHINI são muito menores, se é que existem. 

Também não constitui novidade o fato de que o ex-vereador Antônio Bueno, que também acumula a presidência do PT local,  num ato de grandeza política e pessoal, já inclusive declarou a interlocutores que seu nome não será impecilho para a formatação do consenso necessário e, embora não oficialmente, manifestou  reservadamente que pode retirar seu nome da disputa caso o escolhido seja o vereador BIANCHINI. Claro está que, se a Frente não prosperar - o que duvido - BUENO deverá ser o nome do PT para concorrer à prefeitura  - e contará , então, com todo o meu apoio e empenho militante. Sobre o vereador Cogo, do PMDB, a quem respeito, não tenho informações sobre sua posição atual, mas espero que também esteja alinhada com a do ex-vereador Bueno, ou seja, buscando a melhor alternativa para conquistar a unidade e a vitória. 

Então, apesar da demora - que considero demasiadamente longa - na definição, da chapa e do Programa de Governo,  no essencial o caminho da unidade oposicionista, pelo que vemos, está sendo bem pavimentado.

Gostaria, por fim, de deixar bem claro que assumo (como não poderia deixar de ser) a inteira responsabilidade pelas avaliações e manifestações que faço aqui na blogosfera e na mídia impressa. Apesar de ser santiaguense, de manter  sempre fortes vínculos com Santiago, de ter um enorme orgulho de ter sido um dos fundadores do PT local e estadual,  de estar seguidamente presente 'na terra' e de acompanhar 'pari passu' os acontecimentos  relevantes que aqui ocorrem,  no momento estou filiado ao PT de Canoas/RS,  integro com muita honra e tenho compromissos com nosso Governo Estadual até, pelo menos, 2014 e, portanto,  em que pese desejar contribuir, como sempre procuro fazer,  com Santiago e Região, não pretendo interferir ou falar pelo PT local e, muito menos, tenho procuração de sua direção para fazê-lo. As opiniões que emito, repito, são de minha inteira responsabilidade política e pessoal. 

Então, para deixar bem claro, na postagem  que realizei  (dia 10/04) e que teve como chamada 'O Tempo não Pára', manifestei minha posição  sobre a necessidade da oposição santiaguense corrigir e evitar alguns ruídos dissonantes,  acertar o passo, avançar na elaboração de um  consistente Programa de Governo e definir logo a composição da chapa majoritária que, ao meu ver, deve ser encabeçada pelo companheiro Miguel BIANCHINI, do PPL, tendo como vice um (ou uma) candidato(a) do PT ou do PMDB - que 'agregue ' e que 'amplie'. Mas,  friso, pois julgo isso  muito importante: como eu dizia na postagem 'O Tempo não Pára', a vitória  é possível, desejada e necessária, mas o tempo não pode ser desperdiçado: mãos à obra!

Era isso. O resto ...  bem, o resto  é o resto...  ou é 'intriga da situação'!  (por Júlio Garcia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário