quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Tempo não Pára - IV

 
Em recente postagem intitulada 'O Tempo não Pára - III', abordávamos a necessidade dos setores oposicionistas locais, integrados pelos partidos  não alinhados com o  governo do PP e  que se dispõem a construir uma Frente Popular e Democrática  - ou algo similar -, ultimarem as 'negociações', definirem o Programa  de Governo que será oferecido à consideração dos eleitores e chancelarem os candidatos majoritários que terão a responsabilidade de representá-los em outubro próximo. Isso tudo com a brevidade possível, pois já estamos adentrando em maio.

Dizíamos na oportunidade que " Em Santiago, a definição do quadro político/eleitoral  deste ano (sobretudo em relação à composição da chapa majoritária  nas hostes oposicionistas)  está  prestes a  ter um desfecho.  Fontes confiáveis informam que, especialmente nos últimos dias -  graças a  prolongada indefinição da direção do  PMDB local - crescem as apostas de que a formatação da Frente Popular e Democrática (possível nome da chapa de oposição ao governo do PP ) será composta pelo  PT, PPL, PDT, PSD e PTB. Incerta ainda e não sabida, portanto  (se  continuar nessa indefinição e não surgirem fatos novos),  a posição que o PMDB e  o PSDB irão tomar no pleito que se avizinha, assim como quem vai  compor como candidato a  vice-prefeito na chapa situacionista que deverá ser encabeçada pelo prefeito Ruivo (PP), que tentará a reeleição. Tal decisão, sabe-se, não será pacífica. (...)"

Bom, tomamos conhecimento  hoje (lendo a postagem do amigo vereador Bianchini, do Partido Pátria Livre, o PPL)   que  amanhã, quinta-feira, deverá ser o dia 'D'  para a definição dos rumos da oposição ao governo municipal integrado exclusivamente pelo Partido Progressista (PP). 

Existem, ao nosso ver,  de forma bem suscinta, três alternativas para 'as oposições'  definitem suas 'táticas' à nível municipal -  cujo desfecho, tudo indica, repetimos,  poderá amanhã ocorrer: 

1- É batido o martelo e a  Frente Popular e Democrática se consolida  oficialmente com a participação do  PT, PPL, PDT, PMDB, PSD e PTB apresentando a candidatura do vereador Miguel  Bianchini para Prefeito, tendo por vice o ex-vereador Antônio Bueno (PT) ou  um(a) representante do PMDB (nesse caso, o PSDB e o PPS apoiariam informalmente a Frente, uma vez que tanto o PT quanto o PSDB , PPS e DEM  já definiram nacionalmente que não deverão  compor coligações nestas eleições devido às diferenças políticas de abrangência nacional, principalmente);   

2- Não sai a Frente  (pelo menos nesse formato mais amplo)  mas o  PT coliga-se com  o PPL,  lançando Bianchini e Bueno, enquanto  o PSDB e o PMDB  também lançam suas candidaturas para a chapa majoritária; 

3- A Frente Popular e Democrática  é lançada com o PPL, PT, PDT  e PTB (partidos que integram a base dos governos Tarso e Dilma), com o apoio do PSD,   apresentando as candidaturas de BIANCHINI e BUENO para Prefeito e Vice, respectivamente, devendo o PMDB e  PSDB também lançarem suas candidaturas para enfrentarem a chapa continuista que será definida pelo PP, que apresentará  provavelmente a candidatura de Julio Ruivo à reeleição,  com o vice ainda a definir. 

Esse é o cenário possível que temos no momento. Mas, sabe-se, a 'política é dinâmica' e outras surpresas também não estão descartadas...

Então,   na sexta-feira pela manhã  é bem provável que tenhamos  um quadro mais definido de como deverá ocorrer o embate político deste ano em Santiago. O resto ... bom, o resto é  chute ou  especulação.  (por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão').

(12,25 h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário