quarta-feira, 4 de julho de 2012

A campanha eleitoral na Internet

 Redes sociais influenciarão a disputa nas eleições municipais de 2012

Sul21 - A partir da próxima sexta-feira (6) começa a campanha eleitoral propriamente dita. De acordo com o calendário eleitoral, é nesta data que é permitida a propaganda dos candidatos a prefeitos e vereadores por meio de auto-falantes, comícios, carros de som, placas ou cavaletes. São vedadas as propagandas pagas em veículos de comunicação, o uso de outdoor e a realização de showmícios. O diferencial desta eleição municipal será, na avaliação dos órgãos de fiscalização, o uso da internet. A ferramenta foi disseminada nas eleições presidenciais e deverá ser utilizada com mais intensidade do que no último pleito municipal, em 2008. Além disso, é uma forma barata de fazer campanha e liberada também no dia 6 de julho, quase dois meses antes da propaganda em rádio e televisão.

“A legislação eleitoral teve que se adequar a isso. É um meio democrático e de natureza livre. A fiscalização é mais complexa. Creio que ficaremos mais atentos mesmo é no controle da propaganda paga em sites e portais”, fala o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do RS, Rafael Morgental.

Segundo ele, o uso da internet permitido aos candidatos é basicamente ter um site próprio, um perfil na rede social e enviar emails para os eleitores. “Eles não podem comercializar anúncios em sites {e blogs], como o Sul21, por exemplo, porque configura abuso de poder econômico. (...)

Mais rigor nos atos ilícitos

Os promotores eleitorais do Ministério Público do Rio Grande do Sul são os responsáveis pela fiscalização e punição dos atos irregulares de campanha. Conforme o promotor do Gabinete de Assessoramento Eleitoral da Procuradoria Geral Eleitoral, Rodrigo Zílio, os ilícitos mais cometidos em eleições municipais são a compra de votos, por meio de ações locais como distribuição de telhas, alimentos e outros benefícios. “Atos de abuso de autoridade dos que detém mandatos e o famoso ‘caixa 2’ são os principais problemas de corrupção que ocorrem nas campanhas municipais”, explica.

Segundo ele, o alcance dos 496 municípios é difícil e a sociedade em geral pode contribuir com a fiscalização fazendo chegar os casos ao conhecimento da justiça eleitoral. “Temos a novidade da internet que necessita obrigatoriamente da denúncia. Não temos como deixar promotores monitorando a rede 24 horas. As pessoas podem denunciar toda e qualquer propaganda irregular”, salienta Zílio. As denúncias podem ser feitas pelo email denuncialeitoral@mp.rs.gov.br

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