quarta-feira, 25 de julho de 2012

Coluna C&A



Crítica & Autocrítica - nº  89

* PEDÁGIOS: o fim da festa das concessionárias no RS - Portal do Governo do RS - O governador Tarso Genro assinou, nesta terça-feira (24), no Palácio Piratini, os termos de notificação do final dos contratos de pedágios firmados com o Estado. Em ato que contou com a participação do secretário de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra), Beto Albuquerque, e a procuradora-geral adjunta do Estado (PGE), Helena Beatriz Coelho, foi reafirmado o compromisso, assumido pelo Governo do Estado, de não renovar o atual modelo de pedágio cujos contratos vencem em 2013.

Tarso destacou que o processo está sendo conduzido dentro da legalidade. "Este é um ato de respeito à cidadania, feito dentro da legalidade jurídica e respeitando o interesse público. Somos um Governo de princípios e de palavra e estamos cumprindo rigorosamente o proposto", disse, ao lembrar o apoio da Assembleia Legislativa, que aprovou no dia 13 de junho, a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para administrar os pedágios comunitários.

* Ainda sobre  a decisão - corretíssima, por sinal - da não renovação dos contratos lesivos ao Estado e aos cidadãos, o Piratini divulgou - através da SECOM - a Nota que abaixo reproduzimos:

1) Em nenhum momento o governador fez ataques às concessionárias. As críticas foram direcionadas aos contratos firmados em detrimento do interesse público. Esta falsa versão de que o governador atacou às empresas tenta desviar o debate sobre o conteúdo dos contratos lesivos ao interesse público promovido pelo Governo do Estado em 1998, por razões conhecidas;

2) É incorreta a informação de que o governo procurou as empresas para promover um acordo sobre os contratos. O governo é que foi procurado em um gesto conciliatório das empresas, atitude que ocasionou as diversas conversações sobre o assunto;

3) Não há rompimento de negociação com as empresas, como afirma o editorial de Zero Hora desta quarta-feira (25). Os representantes das concessionárias continuarão sendo recebidos pelo governo para, inclusive, se assim elas desejarem, tentar acordar o encerramento das concessões sem litígio judicial.
...
* Eleições 2012 - Dentro do possível, tenho participado de vários eventos da campanha eleitoral recém - oficialmente - iniciada, no intuito de dar minha modesta contribuição para ajudar na eleição dos companheiros (tanto das chapas majoritária quanto proporcional) de Porto Alegre, Canoas, Esteio e Santiago, principalmente, onde tenho uma inserção política maior.

*Tive a satisfação de estar presente em atividades na companhia do companheiro ANTÔNIO BUENO (candidato do PT e da Unidade Popular) em Santiago. Da mesma forma, estive participando de atividades com o companheiro ADÃO VILLAVERDE (candidato do PT e da Frente Popular) em Porto Alegre e  com o companheiro GILMAR RINALDI (candidato à reeleição pelo PT de Esteio -  e aliados).  Em Canoas estive com o companheiro JAIRO JORGE (que concorre à reeleição apoiado por uma coligação (o BOM - Bloco do Orgulho Municipal, integrada por 17 partidos) durante o lançamento oficial do Comitê,  no último dia 13. Participarei ainda - com muito prazer! - da campanha do companheiro CARNEIRO, nosso candidato em Guaíba, cujo lançamento oficial da campanha ocorre  no próximo dia 3.
...
* Na CASA CIVIL -  Trecho da Coluna C&A  - n° 71, de 24/04/2011 - "Conforme havia anunciado anteriormente,  recebi  convite  para integrar o Governo Tarso, aceitei  e, com muita honra e satisfação,  tomei posse  no último dia 6 - na Casa Civil do Governo do Estado. Estou lotado junto à Subchefia Administrativa da Casa Civil, cujo Secretário é o meu ex-colega de Direito da PUC e do Movimento Estudantil (década de 80!), companheiro Carlos Pestana. A Subchefe Administrativa é a companheira advogada Emília Mazoni. * Agradeço à tod@s os amigos e companheiros pelos inúmeros e-mails e telefonemas recebidos, cumprimentando-me por minha nomeação para o governo gaúcho. Como não poderia deixar de ser, continuo sempre às ordens para ajudar a bem servir nosso Estado e, em particular, nossa Santiago e Região! "
... 
* Na FDRH  -  Foi uma grande satisfação ter tido a oportunidade de retornar à Casa Civil (já tinha integrado seus quadros durante o saudoso Governo Olívio Dutra, participando da equipe do companheiro e amigo Flávio Koutzii) e de, novamente, poder contribuir  - ao longo destes últimos 15 meses  - juntamente com o qualificado quadro de assessores montado pelo companheiro Pestana, atuando agora na equipe comandada pela companheira Emília Mazoni, Subchefe Administrativa da CC. 

Mas a vida - e a política - são dinâmicas e, a partir do próximo mês (por necessidade de Governo),  deverei assumir, com muita honra,  novas  responsabilidades  e desafios junto ao governo Tarso Genro, agora  na conceituada  Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - a FDRH,  que é presidida competentemente pelo  advogado,  amigo e companheiro Jorge Branco.

* A FDRH assim apresenta-se em seu sítio  http://www.fdrh.rs.gov.br/ : "A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH foi criada em 1972 pela Lei 6464/72 para desenvolver atividades voltadas ao estímulo e aperfeiçoamento dos servidores estaduais. Ligada à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), a FDRH trabalha na qualificação e capacitação dos servidores dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, com uma extensa oferta de cursos, além de realizar concursos públicos e fazer a gestão de contratos de estágios para os órgãos do governo, prefeituras e demais instituições públicas. Pela sua trajetória, experiência e quadro funcional qualificado, a FDRH deve ser um centro de conhecimento para a administração pública, com a missão de produzir e socializar informações de forma avançada, investindo na qualificação de lideranças e ambientes institucionais adequados, com pluralismo, para o enfrentamento dos desafios do estado e da implementação transversal das políticas públicas."
... 
* E por falar no Governador Tarso Genro, recomendo leitura atenta de seu mais recente artigo - onde aborda  os 'arroubos esquerdistas' dos que defendem que 'vivemos no Brasil um estado de exceção permanente'. Tarso, num artigo de fôlego,  demonstra que aqueles que adentram por esse  lado 'não fazem uma formulação teórica séria'. Postei no meu Blog http://jcsgarcia.blogspot.com.br/  Vale a pena conferir! (Por Júlio Garcia, especial para o Blog 'O Boqueirão)

22,17 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário