domingo, 30 de setembro de 2012

Santiago/RS: A oposição elenca os reais motivos do cancelamento do debate eleitoral em emissora local



O Blog 'O Boqueirão' teve acesso e publica - em primeira mão -  a íntegra da correspondência encaminhada pelas coordenações de campanha da  'Unidade Popular' e da 'União por Santiago' ao diretor do jornal Expresso Ilustrado, informando dos motivos pelos quais seus candidatos ao Executivo Municipal (Antônio Bueno e Diniz Cogo) declinaram de comparecer ao debate  que seria promovido por esse veículo juntamente com a rádio Central FM no último sábado. Leia a seguir:


Ilustríssimo Senhor
João Lemes
M.D. Diretor
Jornal Expresso Ilustrado
Nesta Cidade

                                                                  Santiago, 27 de setembro de 2012.



                                                                  Senhor Diretor:


                                             Ao cumprimentá-lo cordialmente, as coordenações de campanha da União por Santiago e da Unidade Popular, em decisão conjunta vem, por intermédio deste instrumento, informar aos organizadores do “Grande Debate” da impossibilidade de participação de seus candidatos a prefeito no evento.

                                     Tal decisão foi tomada após o recebimento  das regras que devem reger o debate, consideradas absolutamente anti-democráticas, preparadas, cremos, não para valorizar os candidatos, mas sim, para enaltecer os seus organizadores e os órgãos de comunicação que comandam. Pelo que percebemos, na análise das regras, trata-se de uma trama bem engendrada, em que os jornalistas participantes terão, sempre, a última palavra. Não temos conhecimento de evento assemelhado em que haja três mediadores; em que o jornalista escolhe o candidato que fará a réplica e ainda tem direito a comentário final e nem de sorteio único de ordem dos candidatos para o evento inteiro. 
                                              
                                         Percebemos claramente, Senhor Diretor, que o evento em questão foi organizado para ser um espetáculo, não um debate político entre candidatos a prefeito, por motivos outros que não os de possibilitar à comunidade confrontar as ideias e projetos dos candidatos e, assim, poder assentar a escolha do próximo prefeito de Santiago com informações úteis, colhidas a partir do evento.

                               Ademais, como poderíamos participar de um evento com cartas marcadas, em que o órgão de comunicação gerador do debate, a rádio comunitária Central FM, é um aparelho do partido que está no poder atualmente e em seus estúdios, são montados e gravados os programas eleitorais de rádio do PP, com a voz dos próprios locutores, sendo um deles o diretor da rádio? Se não bastasse tal acinte, como pode a produção do debate avocar-se em isenta se tem, entre os três mediadores, uma pessoa que não tem pudor em manifestar-se, diariamente, nas redes sociais, em favor da candidatura do PP?

                                    Pelas razões acima expostas, as coordenações da União por Santiago e da Unidade Popular não vão participar do “Grande Debate”, em respeito, principalmente, ao povo de Santiago, que não merece ser submetido, mais uma vez, a manobras eleitoreiras tal qual essa que se desenhou, mas não vai ser concretizada.

                                                             
                                                             É a nossa decisão final.
                                                            
                                                              
                                                             Cumprimentos,


                                                             Antonio Valério Martins da Rosa
                                                             Coordenador da União por Santiago  
                                                                     
                                                             Rubem Bitencourt Finamor
                                                             Coordenador da Unidade Popular  

Um comentário:

  1. É CLARO QUE ERA UMA ARMAÇÃO!!!AINDA BEM QUE OS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO PERCEBERÃO A TEMPO!!!
    ELES ENGANÃO A POPULAÇÃO NA MAIOR CARA DE PAU,BASTA PEGAR O JORNAL EXPRESSO E LER AQUELAS CHARGES RIDICULAS QUE ELES FAZEM DOS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO AGORA QUANDO SE TRATA DO PREFEITO JULIO RUIVO É SO ELOGIO COMO SE ELE MERECESSE BASTA IR NA SECRETARIA DE SAUDE PARA VER O DESCASO A FALTA DE EDUCAÇÃO E RESPEITO COM QUE A POPULAÇÃO É TRATADA!!!! ELES QUEREM ENGANAR A POPULAÇÃO DE TUDO QUANTO É JEITO.
    CHEGA VAMOS DAR A RESPOSTA QUE ELES MERECEM NAS URNAS!!!!SUÉLEN PEREIRA DE LIMA

    ResponderExcluir