domingo, 2 de dezembro de 2012

Fórum Mundial Palestina Livre - II



Fórum Palestina Livre – A cobertura do Sul 21 

Por Igor  Natusch* 

Desde o anúncio de que Porto Alegre sediaria em novembro o Fórum Social Mundial Palestina Livre, era uma certeza absoluta na redação do Sul21 que teríamos que fazer uma cobertura tão abrangente quanto possível. Assim, nos organizamos para tentar fazer um retrato amplo de todo o evento, dentro das possibilidades do nosso veículo. Desde antes do começo das atividades já estávamos atentos, buscando informar sobre a programação e oferecer subsídios para que o leitor entendesse melhor as discussões que estavam em jogo. 

Toda a redação participou da cobertura, com uma média de oito a dez matérias diárias sobre o Fórum. Chegamos a cobrir três ou quatro eventos simultâneos em mais de uma oportunidade. Tivemos obstáculos devido a alguns problemas e dificuldades de organização, em especial na incerteza sobre a presença ou não de alguns participantes. Mas foram problemas contornáveis e que perdem importância diante da amplitude da discussão, ainda mais em um momento de grande importância histórica, no qual a Palestina conquistou status de estado observador não-membro junto à ONU.

A coisa mais legal de um evento desse tipo é a quantidade e variedade das discussões, que acabam permitindo uma visão mais ampla da realidade que envolve a Palestina e Israel. Um dos painéis que me pareceu mais chamativo foi o da comunidade LGBTQ palestina, defendendo que o que para nós parece um progresso – como permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo – é, na verdade, um mecanismo de auto-legitimação do jugo israelense, que parece progressista neste aspecto enquanto comete vários atos contra os direitos humanos e as leis internacionais. É uma visão que, concorde-se com ela ou não, jamais seria trazida ao debate senão em eventos do tipo.

Há também o contato direto com pessoas de vários países e, é claro, com vários palestinos – pessoas que vivenciam na prática crimes e estratégias de opressão que nós, de tão longe e com tantos filtros midiáticos, mal podemos imaginar. Isso tudo legitima o Fórum como espaço importantíssimo para pensar e buscar soluções para o que, atualmente, é um das mais graves questões não resolvidas de nossa política internacional. Tentamos, nesse sentido, cumprir o papel de mensageiros, levando recortes dessa discussão ao leitor que não pôde estar fisicamente presente. É um panorama sempre incompleto, pelo caráter inerente à cobertura jornalística, mas nos esforçamos para fazer algo o mais amplo e rico possível.

*Igor  Natusch é editor do Sul 21.   http://www.sul21.com.br

 - Via Jornalismo B - http://jornalismob.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário