sábado, 1 de dezembro de 2012

Acaso a blogosfera terrunha sabe onde fica Gaza?


*Fórum Social Mundial Palestina Livre - FSM-PL, que encerra-se hoje em Porto Alegre, aglutinou representantes da sociedade civil de todo o mundo e superou amplamente as expectativas iniciais. Segundo os organizadores, seus OBJETIVOS iniciais (veja abaixo) foram atingidos:

1. Mostrar a força da solidariedade com o povo palestino e a diversidade de iniciativas e ações destinadas a promover a justiça e a paz na região.

2. Criar ações efetivas para garantir a autodeterminação palestina, a criação de um Estado palestino tendo Jerusalém como sua capital e do cumprimento dos direitos humanos e do direito internacional, com as seguintes ações:

a) o fim da ocupação israelense e da colonização ilegal de todas as terras árabes e a destruição do Muro.

b) Garantir os direitos fundamentais dos cidadãos árabe-palestinos de Israel à fim de gozar igualdade plena, e

c) Implementar, proteger e promover os direitos dos refugiados palestinos de regressar às suas casas e propriedades como estipulado na Resolução 194 da ONU.

3. Ser um espaço de discussão, troca de idéias, estratégia e planejamento, a fim de melhorar a estrutura de solidariedade.

Lamentavelmente a mídia local (Santiago e região) - incluso aqui a blogosfera, com esta honrosa exceção - não proporcionou aos seus leitores (não entendemos a razão desse cochilo - aliás, terá sido  'cochilo' mesmo?!) nem à comunidade palestina (que é bastante numerosa na região) informações sobre esse importantíssimo evento realizado na capital dos gaúchos.

A nível estadual a cobertura  midiática (nenhuma surpresa) também deixou a desejar. Mas a  'Mídia Livre' - especialmente a blogosfera engajada -  fez a sua parte e contribuiu para furar o bloqueio e passar as informações dos importantes eventos realizados desde o dia 28 em Porto Alegre. 




Abaixo, elencamos alguns endereços onde @s internautas podem conferir, com mais detalhes e profundidade,  as notícias e os conteúdos debatidos no FSM-PL:

http://www.sul21.com.br
http://jornalismob.com/
http://blogoleone.blogspot.com.br/
http://rsurgente.opsblog.org/
http://jcsgarcia.blogspot.com.br/
http://portal.ptrs.org.br/
http://www.brasildefato.com.br/
http://www.cartamaior.com.br
http://blogdogilmardarosa.blogspot.com.br/
www.GazaArk.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário