sexta-feira, 7 de junho de 2013

O falecimento da ex-vereadora Ana Beccon Saraiva


Faleceu hoje, em Santiago/RS, a advogada Ana Maria Beccon Saraiva, aos 68 anos, após longa enfermidade. Ana Beccon teve também ativa participação na vida política santiaguense, notadamente nas décadas de 70, 80 e 90. Inicialmente com um matiz conservador,  foi vereadora pela  ARENA e presidenta do Legislativo Municipal (foto). Mudou-se, após o fim do bipartidarismo,  para o PMDB, partido esse que ela  ajudou a chegar ao governo municipal em 1992, derrotando o sucedâneo da conservadora ARENA (hoje PP), através da chapa vitoriosa da oposição (então unificada) representada pelos nomes de Vulmar Leite e Paulo Rosado. 

De vasto conhecimento intelectual e jurídico, Ana Beccon deixou como marca pessoal, além da erudição, a coragem, a transparência  e a determinação com que enfrentava as lides pessoais, políticas e jurídicas. E, também, ficou a marca das polêmicas, inclusive com repercussões judiciais, como aquela - no início da década de 90 - que resultou de uma contundente entrevista concedida por ela para o  glorioso jornal 'Tribuna de Santiago'  (a resistente, saudosa  e qualificada 'trincheira impressa' da oposição santiaguense), fundado e dirigido por mim e pelo jornalista Wolmer Jardim e que, por alguns anos, 'incomodou' sobretudo os setores conservadores e retrógrados locais...

Fica aqui o registro - e o respeito - do Editor do Blog à memória da brava Ana Beccon Saraiva -  e os sinceros sentimentos à família enlutada.  (Júlio Garcia)

(Atualizada às 19,50 h)

Um comentário:

  1. Foi uma filha de Santiago-RS que nos deixou eu, como colega Advogado, hoje militando em Tupanciretã-RS, mas mesmo assim não esqueci os colegas durante os quatorze anos que militei ai nessa terra, meus mais sinceros sentimentos a família enlutada, aos amigos dai e ao povo santiaguense. Dr. Amauri de Oliveira Lopes, OAB/RS nº 41331, Advogado e Pós Graduado e Especialista em Psicologia Jurídica pela URI de Santiago-RS.

    ResponderExcluir