segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Desenvolvimento Rural no RS


Base da economia gaúcha é de pequenos produtores em mais de 200 municípios

 

O SDR E O DESENVOLVIMENTO RURAL


Desenvolvimento rural é uma das prioridades apontadas nas audiências do OrçamentoBase da economia gaúcha é de pequenos produtores em mais de 200 municípios

As áreas da Saúde, Segurança Pública, Educação e Desenvolvimento Rural foram as mais votadas, durante a realização das Audiências Públicas Regionais, primeira fase do ciclo de debates sobre o Orçamento 2013, que ocorreram em 28 regiões do estado no mês de abril. Como secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan afirma que o resultado mostra a realidade do estado, de base agrícola e caracterizado como de pequenos produtores em cerca de 200 municípios gaúchos.

O resultado das audiências aponta para onde o governo deve priorizar suas ações e políticas, avalia Pavan. "Neste caso, o desenvolvimento rural é uma das prioridades. Acreditamos que, aos poucos, vamos introduzindo no estado políticas para o desenvolvimento rural e não questões pontuais," complementou. A área de atuação da SDR apareceu em 26 das 28 audiências públicas, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplag).

Na sequência aparecem as áreas de Desenvolvimento Econômico; Turismo, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza; Desenvolvimento Urbano e Saneamento; Irrigação; Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Equidade de Gênero; Educação Superior; infraestrutura e Logística; Cultura e Inclusão Digital e Combate à violência no Trânsito. Das quinze áreas, dez foram votadas pela população gaúcha como prioridade para cada região.

Após a realização das Audiências Públicas, o ciclo de debates sobre o Orçamento 2013 segue sua agenda de ações. Nesse mês, acontece a segunda fase do ciclo de debates que são as Assembleias Municipais, abrindo o processo de diálogos nos 496 municípios do estado.

Segundo o Diretor Adjunto do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, Nelson Cúnico, as assembleias municipais são a fase mais popular do ciclo de debates. ”Esta é a fase onde as pessoas, de um modo geral, participam mais, tem mais integração de todos os segmentos sociais, e é onde se constrói as demandas efetivamente em cada uma das regiões para elaboração da cédula de votação, que vai ocorrer no dia 4 de julho. A votação geral é aberta a todas as pessoas de forma presencial através de urna e também por meio eletrônico”, conclui Nelson.

Acompanhe o ciclo de debates

Abril: Audiências Públicas Regionais (28 regiões) - Encerradas
Maio: Assembleias Públicas Municipais (todos os municípios)
Junho: Fórum Regional dos Delegados (28 regiões)
Julho: Votação de Prioridades em todo o Estado, no dia 4 (voto presencial e via internet)
Agosto: Fórum Estadual dos Delegados eleitos nas etapas municipais

A agenda de discussões está disponível no Portal da Participação:
www.participa.rs.gov.br

-(Assessorias Seplag/SDR) - http://www.sdr.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário