sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Parlamentares de 36 países pedem liberação de líderes palestinos em Israel




Porto Alegre/RS - Sul21 - Parlamentares de 36 nações que participam do Fórum Mundial Palestina Livre (FSMPL) construíram uma carta de recomendação sobre a questão palestina nesta sexta-feira (30) durante o Fórum Parlamentar Mundial Palestina Livre. O evento reuniu deputados interessados em discutir o conflito entre Palestina e Israel. No documento, entre outras medidas, foi solicitada a liberação de líderes palestinos em Israel.

O momento histórico de reconhecimento da Autoridade Palestina como estado não-membro pelas Nações Unidas, nesta quinta-feira (29), também repercutiu nas falas políticas do Fórum Parlamentar Mundial. Na oportunidade, o chefe de Relações Internacionais do Fatah, Nabil Shaat reportou as condições impostas pelo estado de Israel logo da votação na ONU. Segundo ele, foram medidas que mantém a segregação dos estados pela fé. “Eles querem um estado judeu e não um estado Israel. O governo israelense não quer uma relação de convivência com muçulmanos e cristãos. Nós queremos. Um estado laico”, disse.

As condições de Israel são, segundo Shaat, não haver retornos de refugiados palestinos às suas propriedades, haver um reconhecimento do estado judeu, excluir de qualquer negociação com o estado palestino as áreas de Jerusalém e manter Cisjordânia e Gaza sobre controle de Israel. “Nós reconhecemos Israel e todos os seus habitantes e suas diversas confissões de fé. Também queremos ser vistos assim e não apenas como muçulmanos”, afirmou o enviado especial do presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.

Palestina se tornou estado não-membro das Nações Unidas por 138 votos a 9, mais 41 abstenções – portanto, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Al Zeben, considera que não há outro caminho para Israel que não fazer uma nova eleição de governantes. “Ou eles fazem isso ou ficarão contra o mundo inteiro. Foram inúmeros países que votaram em favor de uma nação ontem. Sei que há pessoas que compreendem isso em Israel. Temos que renunciar ao terrorismo de estado e à discriminação racial. Não há outra saída”, falou.

Sociedade civil sugere realização de segundo Fórum Palestina Livre em Ramallah

Paralelo ao Fórum Parlamentar Mundial Palestina Livre, a sociedade civil organizada também discutia o recente passo em favor da autodeterminação do povo palestino. O sociólogo Emir Sader considera que a decisão da ONU foi mais do que um ato simbólico e poderá proporcionar uma reorganização interna dos palestinos. “O ânimo deste povo mudou. Além de poder acessar organismos internacionais, a Palestina pode construir aeroporto, enfim, desenhar um estado. Abrirá um nível de relação diferente”, acredita.

Ele sugeriu que as deliberações do Fórum Social Mundial Palestina Livre possam garantir a segurança necessária para que a cidade palestina de Ramallah possa sediar um próximo encontro. Um dos membros do Comitê Organizador, Emir Murad, concordou com a tentativa de levar o fórum para o estado palestino. “Quando falamos em realizá-lo no Fórum Social Mundial, em Dakar, Egito e Tunísia declinaram por questões de segurança. Prontamente o Brasil se ofereceu. Agradecemos a todas as entidades que estão apoiando esta luta”, falou.

O representante da organização pediu desculpas por eventuais problemas no transcorrer da programação, mas alegou que algumas pressões políticas atrasaram a realização do evento. Nas vésperas do Fórum, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul retirou a cedência das salas para a realização das principais conferências. Uma semana antes, a Prefeitura de Porto Alegre e a Assembleia Legislativa do RS quase retiraram também.

Para o representante da CUT (Central Única de Trabalhadores), João Felício, há muitos interesses políticos, religiosos e econômicos por trás das organizações e da imprensa – que, segundo ele, não dá voz ao estado palestino. “Diferente do Fórum Social Mundial, este fórum traz soluções concretas e não apenas reflexões. Por isso existem estas pressões contrárias”, afirmou. (Por Rachel Duarte) -  http://www.sul21.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário