terça-feira, 25 de março de 2014

'Os Governos Federal e Estadual fazem muito por Santiago'



Quem assiste (ou escuta via rádio ou internet) os pronunciamentos realizados por alguns vereadores santiaguenses (especialmente do PP, PMDB e PTB) e não acompanha atentamente os meandros da 'política local', pode até não entender como os mesmos (através de seus partidos) fazem parte da 'base aliada' do Governo Federal, detendo ministérios, cargos importantes e um sem número de CCs.  O mais estranho ainda que pode parecer - para os incautos -  é a postura do PTB local que, além de integrar o Governo Dilma, está também no governo Tarso, detendo igualmente secretarias e elevado número Cargos de Confiança. 'Esquecem-se' que também 'são governo', fazem críticas infundadas e demagógicas, buscando permanentemente confundir a população. Tudo focado na perpetuação dos seus 'espaços' e interesses individualistas e pragmáticos locais, alicerçados na hegemonia política e ideológica que mantém  - sabe-se de que forma! - respaldados pelo controle do Executivo Municipal.

Fazendo o devido contraponto, mas em absoluta desvantagem numérica, a bancada do PT (integrada apenas por dois vereadores, Sérgio Marion e Iara Castiel)  tem aproveitado parte do exíguo tempo reservado aos debates para procurar esclarecer a opinião pública - especialmente a local e regional - sobre o que realmente está em jogo, além de precisar informações negligenciadas pelos demais edis e pela maioria da mídia local e regional em relação às obras e investimentos realizados pelos Governos Federal e Estadual. 

Convenhamos, não é uma tarefa fácil (uma vez que, como colocamos acima,  a bancada petista é extremamente minoritária - e não raro sofre absurdas e antidemocráticas retaliações por parte da Mesa da Câmara que age de forma prepotente, realizando interrupções intempestivas, antirregimentais e, não raro,  cassando a palavra - como ocorreu no final do ano passado com a vereadora Iara, fato esse que inclusive gerou a judicialização devida, ainda tramitando no TJ/RS). Apesar de minoritária, a bancada é aguerrida, não se constrange com o 'rolo compressor' e, costumeiramente, faz uma intervenção forte, firme e lúcida para esclarecer, informar e combater a desinformação deliberada, repondo assim  a verdade dos fatos (e dos números). Nesse quesito, verdade seja dita, os dois vereadores petistas não medem esforços, superam-se e, cada qual com seu estilo, fazem a diferença. 

Para ilustrar o que estamos dizendo, colocamos à seguir extratos do pronunciamento da vereadora Iara Castiel (PT) durante a reunião da Câmara de Vereadores de Santiago, realizada na tarde de ontem: 

''Quero antes de qualquer outra questão, avaliar a atitude de alguns vereadores, os quais fazem oposição ao Governo Federal e Estadual, e vêem a esta tribuna, para falar contra os Governos Democráticos engajados com a participação popular, como é o do Partido dos Trabalhadores.

Exaltam, alguns vereadores uma crise inexistente, mas não tratam da real crise, a Municipal. Esta sim, numa situação de desgovernabilidade. Seja na saúde, no setor de obras, na mobilidade urbana, saneamento básico, geração de empregos. Não há investimento na economia familiar. Aliás, quando falam, é para atribuir a responsabilidade da inércia da gestão, ao Governo Federal e Estadual, os quais nunca  propiciaram tanto recurso em forma de projetos. (...)


Os Governos Federal e Estadual fazem muito por Santiago.  Ou alguém acredita que as Casinhas Populares, as Emeis, ESFs, e tantos outros projetos  em andamento, são idéia da Administração  atual?  Alguém pensa que os valores empregados nos projetos saem  de recursos próprios do Município? Não é assim, senhores ouvintes, praticamente todo o valor vem do Governo Federal e Estadual. E o município tem apenas uma contra partida, que nem sempre se propõe a dar, o que inviabiliza o projeto. A verdade é que por muitos anos, foi apregoado pelos vereadores da situação e comunicadores pagos pela administração, como se tudo fosse obra do Prefeito. Hoje, a bancada do PT está atenta para fiscalizar e bem informar a população, trazendo a realidade política de nosso município.

O governo Popular e democrático do Partido dos Trabalhadores tem um compromisso irrestrito com os cidadãos e cidadãs do nosso estado  e do Brasil. Esta semana tivemos duas possibilidades concretas de perceber esse compromisso. Na sexta-feira, participando de agenda com a Ministra Maria do Rosário em Santiago, presenciei o anúncio do repasse de veículo e para o Conselho Tutelar.  Depois seguiu a São Vicente onde deu uma aula no Instituto Federal Farroupilha, e a noite foi a Jaguari onde participou da formatura da primeira Turma do Campus Jaguari do IFF. O compromisso com a educação no campo é demonstrada nos mais de 500 Campus do IF espalhados pelo pais até o final do Governo da Presidenta Dilma. Do mesmo modo no governo Tarso Genro, são fortalecidas as escolas Rurais, ao contrário dos governos anteriores que preferiam fechá-las. O Governo Tarso Genro estruturou as escolas do campo, com reformas e instalações de lousas digitais, adaptação de rede de internet e condicionadores de ar. No domingo, na Vila Betânia revigoramos nossas forças e vontade de lutar pela questão dos pequenos produtores, quando percebemos as mais de 2 mil pessoas que participaram e prestigiaram  a 12° Olimpíadas Rurais. Um belo evento que congrega e fortalece a integração e entrosamento das comunidades do interior de nosso município.

Senhores, de certa forma lhes entendo. É difícil criar condições de igualdade de vida, de direitos, de luta, quem nunca se preocupou com o todo. É difícil querer que ouçam o cidadão quando só o que querem é ouvir as suas próprias vozes e seus próprios intereses. Para me entenderem Senhores opositores, teriam que entender e desejar o mundo onde ninguém viva no cabresto.''  

-Foto: Vereadora Iara Castiel, Conselheira Tutelar Sandra da Costa, Ministra Maria do Rosário e vereador Sérgio Marion.

*Com o sítio http://vereadoraiaracastiel13.blogspot.com.br/

3 comentários:

  1. Que se leve ao conhecimento da ex-ministra Maria do Rosário, que fica proibido, terminantemente, fazer proselitismo pessoal, passeando com os cadáveres dos falecidos homens públicos de Santiago, passeando por aí, em busca de votos lúgubres, mas que são computados nas urnas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, não entendi o que colocastes sobre "passeando com os cadáveres..." Poderias ser mais explícito? Outra coisa: pelo que me consta (e consta no site da Presidência da República) a deputada federal (licenciada) Maria do Rosário continua no exercício do ministério ... portanto, continua Ministra - e não ex, como colocastes...

      Excluir