domingo, 14 de julho de 2013

Valter Pomar lançado candidato à presidência nacional do PT



Militantes petistas inscreveram nesta quinta-feira 11 a candidatura de Valter Pomar à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, cujas eleições para a renovação das direções partidárias será em novembro deste ano. Pomar é atualmente membro do Diretório Nacional do PT e secretário executivo do Foro de São Paulo, organização que reúne partidos de esquerda da América Latina.

O Processo de Eleições Diretas do PT (PED 2013) se realizará em um importante momento da conjuntura do país que exige muita reflexão, análise e ação política. Para Pomar, que integra a Articulação de Esquerda – tendência interna ao PT, “o momento é de intensificação da luta política, no Brasil e no mundo. O Partido terá que construir uma estratégia, tática, política de alianças, programa e modo funcionamento adequados a esta nova situação”.

Segundo o dirigente petista, somente com profundas transformações ideológicas, políticas e organizativas o PT terá condições de estar à frente destas lutas. Pomar defende que é preciso ter uma nova direção com capacidade de combinar luta social, luta cultural, construção partidária, com disputa eleitoral, ação parlamentar e governamental, “para que sejamos capazes, por exemplo, não apenas de reeleger Dilma, mas reelegê-la em condições de fazer um segundo mandato melhor do que o atual, abrindo caminho para as reformas estruturais que o Brasil necessita, que a classe trabalhadora e a juventude demandam”.

Pomar garante que não há consenso no partido acerca dessas questões e isto é o que diferencia uma candidatura da outra. “O PED, a eleição das direções e dos delegados ao V Congresso, permitirá ao PT escolher democraticamente qual caminho seguir, dentre as diferentes propostas existentes”.

Perguntado sobre porque é candidato a presidente nacional, Pomar afirma que o partido também precisa mudar sua direção, caso escolha trilhar um caminho militante, combativo, vinculado aos movimentos sociais, comprometido com o programa democrático-popular e com o socialismo.

A candidatura de Valter Pomar a presidente nacional e a chapa nacional A Esperança é Vermelha apresentam em sua plataforma a defesa de reformas estruturais no país – reforma política, tributária, agrária e reforma urbana; a defesa da democratização das comunicações; ampliação dos direitos dos trabalhadores, com destaque para as 40 horas e o fim do fator previdenciário; a defesa dos Direitos Humanos, com a instalação de uma política de segurança pública democrática; e a defesa de uma política ambiental sustentável.

*Com o sítio http://pagina13.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário