segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Brasil exige dos EUA prontas explicações sobre denúncias de espionagem, afirma ministro



O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou, em entrevista coletiva no Palácio do Itamaraty, nesta segunda-feira (2), que o Brasil exige, por escrito, prontas explicações sobre as denúncias de espionagem a comunicações da presidenta Dilma Rousseff e de seus assessores. Figueiredo informou que convocou o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, para expressar a indignação do governo brasileiro com as denúncias de espionagem. Segundo ele, trata-se de “uma violação inadmissível da soberania nacional”.

“Isto representa uma violação inadmissível, inaceitável, da soberania brasileira. Este tipo de prática é incompatível com a consciência necessária a uma parceria estratégica entre os dois países. O Brasil quer prontas explicações, formais, por escrito, sobre os fatos revelados na reportagem”, destacou Figueiredo.

Figueiredo informou que o governo levará essas questões aos foros internacionais, inclusive aos dedicados aos direitos humanos. O chanceler ainda afirmou que o Brasil defende uma estrutura de governança internacional da internet que coíba eventuais abusos e garanta direitos, como a privacidade. Segundo Figueiredo, foi repassado ao embaixador Thomas Shannon que a expectativa é de que a resposta seja dada ainda esta semana. (Blog do Planalto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário