terça-feira, 22 de abril de 2014

Eleitor tem até 7 de maio para fazer ou transferir o título


Segundo o calendário eleitoral, termina no dia 7 de maio o prazo para que eleitores realizem operações como mudança de local de votação e transferência de domicílio eleitoral. Também é o prazo final para confecção do primeiro título - jovens que completarão 16 anos até o dia do pleito, 5 de outubro, podem se tornar eleitores. Para tirar a segunda via do título o prazo final é 25 de setembro. A partir do dia 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em função dos preparativos para as eleições.

A Justiça Eleitoral alerta os eleitores para a possibilidade de ocorrência de filas conforme se aproxima o fechamento do cadastro, situação corriqueira nos últimos anos de eleições. Desta forma, os serviços devem ser procurados o quanto antes.

Os cidadãos devem comparecer aos cartórios e às centrais de atendimento ao eleitor munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses). Pessoas do sexo masculino com mais de 18 anos que farão o alistamento devem apresentar certificado de alistamento militar. Somente neste caso - maiores de 18 anos, na primeira inscrição - não é aceita a carteira de motorista como documento de identidade. O voto e o alistamento eleitoral são facultativos em se tratando de pessoas com idade entre 16 e 18 anos e com mais de 70 anos.

Confira endereços e horários de atendimento dos cartórios e centrais de atendimento no Rio Grande do Sul.

Eleitor pode agendar atendimento na Capital e em alguns cartórios do interior

O eleitor de Porto Alegre pode agendar seu atendimento pela internet. Alguns cartórios do interior também oferecem o serviço - acesse a lista. Acesse também o vídeo que explica detalhadamente como funciona o sistema de agendamento.

Fonte: ASCOM/TRE-RS  http://www.tre-rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário