sexta-feira, 4 de abril de 2014

SANTIAGO/RS TAMBÉM 'DESCOMEMOROU' O GOLPE CIVIL MILITAR DE 1964


O mandato da vereadora Iara Castiel (PT) promoveu na noite desta quarta-feira, 02/04, de forma inédita em Santiago, um importante Ato Político paradescomemorar’ o golpe civil militar de 1964 (que inaugurou e implantou por 21 anos, a ditadura em nosso país). Mais de sessenta pessoas – entre lideranças partidárias (PT, PDT, PPL e PMDB), cidadãos que sofreram na carne os rigores do arbítrio, lideranças sindicais, comunitárias e estudantis se fizeram presentes.

Vereadora Iara Castiel (PT) e ex-prefeito Vulmar Leite
Segundo informa o Blog da vereadora Iara, o evento (de caráter pluripartidário e plural) foi realizado no Auditório Caio Fernando Abreu (anexo a Câmara de Vereadores). “Iniciou passando o Vídeo Brasil Nunca Mais e, imediatamente, a palavra foi disponibilizada para quem estivesse no encontro e quisesse se manifestar sobre o período militar que perdurou de 1964 a 1985. O Sr. Alceu Nicola, vítima da truculência, tortura e mordaça do Regime Ditatorial, contou sua experiência, bem como narrou fatos da História que entristece até os dias de hoje a grande maioria dos Brasileiros.”

Alceu Nicola


Vereador Ci (PT de Unistalda)

Informa ainda o Blog da vereadora petista que ocorreram muitas manifestações dos presentes: “As falas de todas as pessoas remontaram a história. Foi trazido à tona desde os fatos que motivaram o Golpe Militar no Brasil até a corrupção e os locupletamentos que o Golpe proporcionou de ponta a ponta do país, inclusive em Santiago. Terezinha Pesce da Silveira, viúva de Jefferson Silveira {à época vinculado ao clandestino PCB}, assim como Juçara Castiel filha de Níssio Castiel (vereador do antigo PTB), deram um emocionante depoimento sobre a prisão do Sr. Jeferson e Níssio. Contaram, ainda, como a vida de suas famílias ficaram marcadas para sempre pela violência, desrespeito, discriminação e tantos atos covardes a que foram submetidas.”  


Chico Matos (Presidente do PT/Santiago)


Vereador Nelson Abreu (PDT)


Cadó  (Presidente do PMDB/Santiago)

Também se manifestaram no Ato os vereadores Nelson Abreu (PDT), Moacir - o  “Ci” (PT de Unistalda), Fábio Monteiro (presidente do PDT), Paulo Rosado (PDT, ex-vice prefeito), o ex-prefeito Vulmar Leite (sem partido), Rosângela Montanher, Renito Bolzan (CPERS), Jussara Guerra, Antônio Bueno (ex-vereador do PT), Greice do Brasil, Marcos Fiorenza, Luiz Genésio Prestes, Marcos Fernandes, Pedro Pacheco, Marcos Paz, Nara Madruga, Chico Matos (Presidente do PT).


Paulo Rosado (ex-vice prefeito Santiago)


Rosangela Montanher (professora da URI)

Professora Tefezinha Pesce da Silveira

O depoimento da professora Terezinha Silveira foi dos mais emocionantes e contundentes. Segundo informou no seu face Marcos Fiorenza, um dos participantes do Ato, a mesma relatou que  os agentes da repressão também  “depredaram seus bens constantes na casa, levaram-lhe as obras de arte e nunca mais devolveram, fecharam a sua farmácia que era ali na esquina da praça e o pior de tudo, roubaram-lhes a biblioteca onde tinham livros clássicos de filosofia, política e grandes escritores... "


Jussara Castiel 

Fabio Monteiro (Presidente do PDT/Santiago)


Marcos Fiorenza (ativista digital)
A avaliação do mandato da vereadora Iara e dos demais participantes é que o objetivo {do Ato} foi plenamente alcançado. Segundo a advogada Adriana Castiel "a cidade de Santiago, se não é a pior, certamente figura entre as primeiras na lista das cidades mais conservadoras do Rio Grande do Sul. Daí a relevância do Ato hoje realizado".  


Renito Bolzan (CEPERS)

Luis Prestes (Mulita)  - sindicalista
Os participantes decidiram, ao final do Ato, constituir também em Santiago uma Comissão da Verdade (à exemplo da existente à nível Nacional e Estadual) para apurar os crimes cometidos no período. "Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça", gritaram em coro.

*Com informações e fotos oriundas do Blog da vereadora Iara Castiel  http://vereadoraiaracastiel13.blogspot.com.br/ e do face de Marcos Fiorenza
...
Nota do Blog 'O Boqueirão Online': Este Editor, convidado - mas impossibilitado de comparecer devido a compromissos na capital -, enviou a seguinte mensagem aos participantes do Ato Público: 

"Prezada companheira vereadora Iara Castiel, prezadas companheiras e prezados companheiros: impossibilitado de estar hoje em Santiago - como gostaria - devido a compromissos  profissionais em Porto Alegre, gostaria de cumprimentá-la  (juntamente aos demais participantes) pela iniciativa da realização deste importante evento, inédito e, sem dúvida,  que representa um marco de um novo momento da história do nosso país, que começa a ser, finalmente, resgatada. Santiago não poderia ficar de fora dessa reflexão - 'para que não se esqueça - para que  nunca mais aconteça'!.

O sacrifício dos nossos combatentes pela liberdade - como foi o caso da jovem companheira e conterrânea Sônia Angel e de tantos outros torturados e assassinados pela ditadura civil militar que infelicitou por 21 anos nosso país - com certeza, não terá sido em vão.  Seu exemplo de bravura e sua Memória jamais serão esquecidos, assim como os crimes realizados pelos .agentes e mandantes da repressão, cujos crimes hediondos  aguardam ainda a devida apuração e punição exemplar. 

Saudações Democráticas à todos e à todas! 

Júlio Garcia"
...

-Veja mais fotos do evento clicando Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário