quarta-feira, 9 de abril de 2014

Lula: os recados e o simbolismo





Por Rodrigo Vianna*

A entrevista que Lula concedeu aos blogueiros foi importante pelo aspecto simbólico, mas também pelos recados que o ex-presidente enviou.

Lula, mais uma vez, ajudou a quebrar a hegemonia da velha imprensa. Durante 3 horas (acima e aqui, o vídeo completo da entrevista – clique no link que aparece na parte de cima do vídeo), conversou com 9 blogueiros e respondeu também a perguntas de internautas. Este é o simbolismo: a intermediação da velha mídia já não é necessária; há outros caminhos, outras vozes, outros interlocutores…

A entrevista serviu também como contraponto à postura recuada de Dilma nessa área. Ela assumiu o cargo com o discurso de que “o controle remoto” resolvia tudo no campo da Comunicação. Se o cidadão não gosta do noticiário, basta trocar de canal. Sim, sim… Dilma é convencional, não arriscou. E vem pagando o preço por isso. Precisava disputar a agenda, impedir a velha mídia de pautar sozinha o país. E não o fez.

Lula já havia falado aos blogueiros dentro do Palácio, quando era presidente, em 2010. Depois, foi ao II Encontro Nacional de Blogueiros, em 2011 – e falou a um plenário lotado em Brasília. Agora, em 2014, conversou abertamente sobre tudo.

CLIQUE  AQUI   para ler a entrevista (e assistir ao vídeo) na íntegra (*via Escrevinhador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário