terça-feira, 24 de junho de 2014

Entrevista (íntegra) ao Jornal 'O Timoneiro'


Senador Paim e Júlio Garcia

O Advogado Júlio Garcia ressalta a importância do plebiscito que será realizado em setembro


-Seguindo a série de entrevistas com possíveis candidatos para as próximas eleições, apresentamos nesta página o advogado Júlio Garcia (PT), que, segundo é considerado pelo seu partido, pode se candidatar ao cargo de deputado estadual. (Jornal O.T.)


O início
Sobre sua trajetória, que o trouxe até o momento atual, Júlio Garcia contou: “Sou advogado, pós-graduado em Direito do Estado pelo UniRitter; sou também blogueiro e ativista digital. Nasci em Santiago e resido em Canoas há 14 anos. Meu ingresso na política se deu quando eu era ainda bastante jovem, primeiramente na luta contra a ditadura militar, participando da campanha pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita e pelo retorno das liberdades democráticas no Brasil, isso na segunda metade dos anos 70, ainda em Santiago. Meu envolvimento com a política intensificou-se depois, quando vim para Porto Alegre para trabalhar e estudar. Comecei o Curso de Direito na Faculdade Ritter dos Reis em 1979, quando ela ainda funcionava no Colégio La Salle, centro de Canoas. Participei ativamente do Movimento Estudantil e Sindical e depois, já estudando na PUC, em Porto Alegre, fui um dos Diretores do Centro Acadêmico Maurício Cardoso (CAMC)”.

O advogado ressaltou, também, seu envolvimento na gênese do PT no Estado: “Fui um dos fundadores do PT em Santiago, vice-presidente e Secretário Geral do partido. Por vários anos, integrei o Diretório Estadual. Integrei também a primeira Comissão Executiva da 1ª Zonal do PT de Porto Alegre em 1980, nos verdes anos do partido. Tenho também muito orgulho de ter participado do histórico Congresso, realizado em São Paulo, em agosto de 1983, que fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1990, fui candidato a deputado federal, lançado com o apoio da Regional Fronteira Oeste do PT”.

“Mais recentemente, fui Secretário Geral do PT de Canoas, período 2005 a 2007, onde tenho domicílio eleitoral e integrei, com muita honra, os quatro anos do governo Olívio, trabalhando na Casa Civil e, após, na Secretaria Especial do Interior. Contribuí por cinco anos com governo Lula, na CGTEE/Eletrobrás, onde chefiei a Divisão de Formação e Qualificação Profissional. Em 2010, coordenei o comitê de advogados que prestou assessoria à reeleição do senador Paulo Paim. No governo Tarso, participei dos seus primeiros dois anos, na Casa Civil, na Subchefia Administrativa”, afirmou.

Apoios
Sobre os motivos que o levaram a considerar uma candidatura, Júlio explicou de onde partiu a ideia: “Surgiu através da iniciativa de companheiros de vários regiões do Estado, como Santiago, Porto Alegre e Canoas, de petistas 'independentes', sem vínculo com nenhuma corrente interna do partido, como é o meu caso, assim como dos companheiros da corrente 'O Trabalho' do PT e de companheiros que integram a articulação Diálogo e Ação Petista, da qual sou um dos dirigentes a nível nacional. Essa articução organizou no dia 10 de maio, em São Paulo, o grande ato político, no qual estive presente, em apoio ao Plebiscito pela Constituinte Exclusiva para fazer a Reforma Política”.

Principais bandeiras
A respeito das bandeiras que defende, Júlio relata: “Dentre as bandeiras prioritárias que defendo estão algumas demandas pontuais e localizadas como a questão ambiental, dando ênfase para a revitalização dos rios Gravataí, Sinos e do Guaíba, para ficar só aqui na Região Metropolitana. Além disso, também priorizo o incentivo à economia sustentável, à geração de emprego, renda e consequente inclusão social, a regularização fundiária e à luta pela moradia para os setores populares ainda não incluídos no programa Minha Casa Minha Vida, através de uma articulação da União, Estado e Município, que incentivaremos. Da mesma forma, entendo que é necessário contribuir para buscar alternativas que solucionem os problemas relativos ao transporte público, que deve ser de qualidade e acessível ao conjunto maior da população, especialmente aos trabalhadores e à juventude, bem como a mobilidade urbana a agilização da Reforma Agrária e da Reforma Urbana. É uma prioridade também contribuir no debate, e na pressão, para a democratização da informação com a consequente regulação da mídia, além da luta pela constituinte exclusiva para fazer a Reforma Política, dentre outras”.

Reforma política
Quando Júlio fala de suas prioridades, fica claro que um dos temas nos quais ele está mais engajado é a Reforma Política. “Sobre a Reforma Política, está cada vez claro sua necessidade imperiosa. Com a atual representação política arcaica e conservadora que se constitui no país, inclusive nos poderes Executivo e Judiciário, e não apenas no parlamento, as reformas que alterem a distribuição de poder, que desconcentrem renda e ataquem as injustiças sociais existentes simplesmente não são aprovadas. Este é o caso de reivindicações e reformas pendentes há décadas, algumas já citadas por mim nesta entrevista. E como o Congresso Nacional atual é composto majoritariamente por representantes de banqueiros, empresários, grandes proprietários de terras e donos de meios de comunicação, que detém 70% das bancadas, a Reforma Política, que poderia alterar essa estrutura e abrir caminho para a aprovação das demais reformas, também não vai sair. Vem daí a constatação de que ‘com esse Congresso, não dá”, e a necessidade de ser convocada uma Assembleia Constituinte Exclusiva para fazê-la e 'dar voz ao povo'. Tenho convicção de que sem pressão popular, essa Reforma não sai. Por isso o apoio que estamos dando ao Plebiscito Popular que ocorrerá em todo o país dos dias 1º a 7 de setembro, quando a população será questionada e votará para dizer se quer ou não uma Reforma Política de forma urgente no Brasil. Acreditamos que se houver uma grande participação popular e se o “sim” vencer, estará criado um fato político capaz de forçar governos e parlamento a convocar eleições para a Constituinte exclusiva já no próximo ano”, explica.

Reeleger nosso Projeto
Por fim, entendo que nossa pré-candidatura a deputado estadual pelo PT, uma vez confirmada {a Convenção será dia 28},   além da  modesta mas entusiástica contribuição que daremos para reeleger nosso Projeto no Estado e no País (representados pelos governos liderados pelo  governador Tarso Genro e pela Presidenta Dilma, e eleger o companheiro Olívio Senador),   contribuirá para potencializar e politizar o debate -  tanto a nível estadual quanto municipal -, ajudando no esclarecimento do povo, participando de suas lutas  e pressionando desde já pelo atendimento dessas  importantes demandas.  

** Nota: Jornal O Timoneiro é um tradicional semanário do Município de Canoas/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário