sexta-feira, 22 de julho de 2011

Coluna C&A


Crítica & Autocrítica - nº 78

* Já não era sem tempo: finalmente, a malfadada prova da OAB - questionada pela absoluta maioria dos Bacharéis em Direito e por todos aqueles dotados de um mínimo de bom senso - está prestes a cair.  A exigência de aprovação no Exame de Ordem para que o bacharel em Direito possa se tornar advogado e exercer a profissão fere o direito fundamental à liberdade de trabalho, consagrado pela Constituição Federal de 1988, segundo o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot, que  emitiu parecer no qual posiciona-se de que a prova  deve ser declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

***
* É lamentável constatar que o PiG (Partido da Imprensa Golpista) e seus 'satélites regionais' continuam -  mesmo após tendo dado 'com os burros n'água'  no episódio do chamado 'mensalão',  que não conseguiram provar -  tentando, com baixarias, denegrir o PT,  acusando sem provas seus membros  e integrantes do governo  federal, associando-os aos  episódios lamentáveis de corrupção que ainda persistem em muitos lugares  - públicos e privados. Fato esse que se dá, é importante salientar,    apesar de todo o combate que o governo Lula e, agora, os governos Dilma e Tarso, através das contínuas ações  que as Polícias Federal e Estadual vêm realizando, no intuito de extirpar essa chaga que existe no país desde a invasão portuguesa (ou descobrimento, como querem os ditos historiadores oficiais). Mas o povo não é bobo e já mostrou que sabe distinguir a verdade da mentira -  e  que esta última tem 'perna curta'. E a blogosfera está aí para fazer o devido contraponto à velha mídia, aos 'jornais nacionais' e similares regionais. 

***
* Querem eles, na verdade, escamotear a verdadeira discussão que deveria ser travada, ou seja, de como o Brasil saiu de uma situação falimentar (gov. FHC) para a situação privilegiada, econômica e politicamente ascendente, reconhecida mundialmente, que vive hoje no cenário internacional.

***
* Acusar sem provas e chamar os petistas de 'petralhas' e outros achincalhes depreciativos, convenhamos, é o cúmulo da baixaria... No mínimo,  beira os limites da calúnia, injúria e difamação. Anotem isso!

***
* A direção do PT  da capital gaúcha, reunida em 13 de julho, lançou a 'Carta a Porto Alegre', manifesto em que o partido - quatro vezes consecutivas vitorioso para o Executivo Municipal -  enfatiza sua decisão de ser 'protagonista' nas eleições do ano que vem. A seguir, um dos trechos da 'Carta': "Neste momento, estamos trabalhando para fazer dar certo nossos governos Dilma e Tarso, além de acompanhar e construir as pautas dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil que justamente perseguem uma vida digna e plena de direitos. No entanto, o debate eleitoral de 2012 tem sido antecipado. Na imprensa, existem cogitações sobre a posição do PT no próximo ano, quase sempre sem ouvir o ator principal das especulações: o próprio PT, querendo decidir por nós. Por isso, reiteramos que não abriremos mão do nosso protagonismo nas eleições 2012. Através desta carta à cidade, afirmamos que nossa preocupação inicial é com a cidade, sua perspectiva de futuro, com a falta de desenvolvimento da nossa capital e com os problemas que só se agravam."
***
* Já o Presidente do PT de Santiago, o bancário, sindicalista  e ex-vereador Antônio Bueno, concedeu longa entrevista ao Blog do Júlio Cesar Prates (repostado também no Blog 'O Boqueirão'). Respondendo questionamento se estaria colocando seu nome como pré-candidato a prefeito e qual a linha a ser adotada pelo partido nas eleições do ano que vem, Bueno respondeu: "Não existe pré-candidatura consolidada, apenas disponibilizei o meu nome ao Partido como candidato a candidato; em sendo aceito, serei pré-candidato até a convenção. Evidentemente que tudo o que penso e que proporei será lapidado, incrementado e definido no conjunto do Partido, que, também, saberá acolher com muita propriedade as contribuições vindas da sociedade. O foco do nosso trabalho e os enfrentamentos que faremos fazem parte das diretrizes do nosso Partido. Eu tenho lado e o nosso Partido é muito claro, estamos do lado dos trabalhadores, dos mini e pequenos produtores, da pequena atividade comercial, industrial e de serviços, ao lado dos excluídos, desrespeitados e perseguidos, enfim ao lados de todos aqueles que dependem da atuação do Poder Público. Estar ao lado dos pequenos e dos pobres não significa ser contra ninguém, acho que aqueles que desfrutam de uma condição mais confortável tem uma contribuição importante a dar ao nosso município sem que a estrutura pública esteja voltada para atender o seus interesses.
O modo petistas de governar será sentido em todas as nossas ações seja na participação popular, na transparência, no respeito e bom uso do dinheiro público, enfim queremos aprofundar o exercício da cidadania em nosso Município."
***
* A propósito, no próximo dia 30 de julho, sábado, estarei visitando Santiago  e participando de várias atividades, dentre as quais,  uma reunião com a direção  municipal do PT. Também está agendada uma plenária com companheiros da tendência petista 'Unidade na Luta', que integro. Na pauta: conjuntura, nossos governos  e as eleições de 2012.

***
* O pessoal do PP - mais exatamente, do gabinete do prefeito Ruivo -  mandou e-mail para o jornalista Júlio Prates,  buscando justificar o motivo (equívoco, na verdade) de não terem convidado a direção do PT para o importante evento que contou com a participação do BADESUL,  que resultou na assinatura de um convênio da Prefeitura com o  BADESUL/FUNDOPIMES.  Pronunciou-se  assim o Sr. Felipe Pinto, chefe de gabinete do prefeito:  "(...) Acho que o pessoal do PT tem razão, pois me parece que o Governo do Estado deveria ter pedido para eles se fazerem presentes. Ademais, o evento foi noticiado na imprensa e todos poderiam ter ido. Um abraço, Felipe."

***
* Sabedor do fato pela blogosfera, remeti o seguinte mail ao jornalista Prates: "Júlio, sobre o e-mail acima,  acho que o Sr. Felipe não sabe que o Governo do Estado do RS não é integrado somente pelo PT. Existem vários partidos que fazem parte da base, que detém secretarias. O presidente do Badesul, pelo que sei, também não é do PT. O Governo do Estado não poderia  nem deveria 'pedir' para o PT participar, o que é isso?  O  responsável pelo envio dos convites, o próprio Felipe aponta, era a prefeitura! Quem deveria ter convidado também as direções dos partidos políticos - são também 'autoridades', ou não são?! - era a prefeitura.  Parece que aí está a resposta a tua estranheza pelo PT não estar presente no evento. Uma pena."
***
* E por falar no jornalista e blogueiro Júlio César de Lima Prates, fiquei sabendo (extraoficialmente, por enquanto) que setores importantes do PT estão articulando seu retorno ao partido, sendo  que o quadro que se apresenta é bastante positivo para um 'final feliz'.  O Júlio Prates manifestou interesse em retornar e, superadas algumas arestas (oriundas ainda da última campanha onde ele foi candidato à prefeito pelo partido),  deve estar filiando-se e, possivelmente, saindo candidato à vereança nas eleições de 2012. 
***
* Faleceu  em Porto Alegre, na manhã do  dia 15/07, o meu prezado e estimado tio-avô Danilo Garcia da Rosa.  O 'Dr. Danilo' -  como era mais conhecido -  era advogado e oficial reformado do Exército brasileiro. Foi vereador pelo PDT, Presidente da Câmara de Vereadores de Santiago e do Jockey Club local.

* O 'tio Danilo' sempre foi para mim e para meu pai  uma espécie 'mocinho',  intelectual consciente, aventureiro, destemido, além de ser considerado - até pelos adversários - um homem de fibra, corajoso, honrado.   Meu primeiro voto, aliás, foi para ele, no (nem tão) distante ano de 1976, quando elegeu-se vereador pelo MDB (oposição) em Santiago/RS.
***
* O Dr Danilo foi sepultado dia 16,  numa manhã cinza e chuvosa, no cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Muitos amigos, familiares, conterrâneos e admiradores  se fizeram presentes. 
***
*Do Blog do  amigo Ruy Gessinger, retirei este belo depoimento, que  dá um pouco da dimensão do que foi e do que representou para a nossa geração o 'Dr. Danilo':

'Quando cheguei a Santiago para assumir como juiz, havia poucos advogados na Comarca e faziam parte da Sub-seção de Santa Maria. Poucos advogados, mas muito bem preparados. Todos, sem nenhuma exceção.
Homens nobres, de fibra, lhanos de trato.
O dr. Danilo tinha a finesse de um nobre, a humildade de um puro, a elegância de um príncipe.
Tinha seus gostos: há que os respeitar.
Entre eles, os cavalos.
Muito amigo, muito cordial. Amava Santiago como poucos.
Talvez tivesse tido adversários. Inimigos, não: nunca o ouvi falar mal de ninguém.
Muita prosa ele e eu tivemos ao pé do fogo. Por ter eu casado com sua sobrinha, me considerava um parente.
A última imagem que guardo dele era seu dorso ereto e altivo sobre um cavalo, lá na nossa estância.
Esse era da verdadeira cepa campeira. Da antiga nobreza rural."
...
(Por Júlio Garcia, especial para 'O Boqueirão' e jornal 'Correio Regional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário