segunda-feira, 4 de julho de 2011

Petrobras investe no RS

Petrobras adquire usina em Passo Fundo e estuda novos investimentos no RS

A Petrobras Biocombustíveis adquiriu 50% da usina BSBIOS Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil, de Passo Fundo, na região da Produção, investindo R$ 200 milhões. A informação foi passada pelo presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, ao governador Tarso Genro na manhã desta segunda-feira (5), durante café da manhã, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Com a nova unidade, as empresas passam a compartilhar a operação de um complexo industrial com capacidade produtiva total de 300 milhões de litros/ano de biodiesel. A parceria ampliará as possibilidades de investimentos na produção de biodiesel e etanol na região Sul.

"Este investimento já é produto daquilo que afirmamos desde o início do governo, uma nova presença política institucional e econômico-financeira do Estado na relação com o Governo Federal e com o mundo. Esta nova postura do Rio Grande do Sul com a União, uma relação mais política, técnica e econômica é que tem produzido investimentos como estes", destacou o governador Tarso Genro, elogiando o trabalho desenvolvido pessoalmente pelo presidente Miguel Rosseto, para a viabilização de investimentos no Estado.

A negociação se estendeu durante as últimas semanas e foi finalizada na semana passada. A unidade gaúcha, que terá gestão compartilhada, tem capacidade de produzir 160 milhões de litros de biodiesel /ano e unidade de extração de óleos vegetais, é a segunda parceria dos empreendedores. As duas empresas já operam, em parceria, a usina de biodiesel em Marialva (PR).

O empreendimento gaúcho entrou em operação em 2007 e gera 289 postos de trabalho diretos e mais de 800 indiretos. A usina também gera trabalho e renda a dez mil agricultores familiares, produtores de soja e canola nos estados de Rio Grande do Sul e Passo Fundo. Na unidade também deverá ser produzido o biolubrificante, a base de óleo de canola e de linhaça.

Agricultura familiar

"A atuação na região Sul é estratégica para Petrobrás Biocombustíveis, pela grande produção de oleaginosas, com presença significativa da agricultura familiar, e permitir uma logística mais eficiente no atendimento aos mercados do Sul e Sudeste do país", explicou o presidente da Petrobras Biocombustíveis. Miguel Rosseto destacou que a presença no Rio Grande do Sul faz parte de uma estratégia de nacionalização da produção. "O investimento de R$ 200 milhões no Rio Grande do Sul, em Passo Fundo, compõe a compra, a assunção de financiamentos, investimentos na melhoria operacional e estamos analisando novos investimentos em biodiesel e etanol do Estado, como outros produtos renováveis a partir desta empresa", explicou Miguel Rosseto.

A empresa estatal, conforme Rosseto, opera em cinco usinas: duas no Nordeste, uma no norte de Minas Gerais, uma no Paraná - em parceria com a BSBIOS - e agora a unidade de Passo Fundo. "Com este parque fabril passamos a um total de produção de 710 milhões de litros de biodiesel/ano", disse. O presidente da Petrobrás Biodiesel informou que o consumo de etanol cresce cerca de 10% ao ano no país.

 "O investimento da Petrobrás Biocombustíveis é importantíssimo para o Estado. Trata-se do início de um futuro muito grande que a empresa deverá ter no Rio Grande do Sul. Isoladamente já é uma grande conquista, mas deverá desencadear novos investimento", comemorou o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.
Texto: Paulo Ricardo Fontoura
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação da Secom (51)3210-4305 - http://www.estado.rs.gov.br/

Edição final e grifos deste blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário