segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Governador propõe pacto ao prefeito de Porto Alegre/RS



Um pacto político administrativo em defesa de Porto Alegre foi proposto pelo governador Tarso Genro ao prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, na tarde de sábado (17), na abertura oficial da colheita do pêssego, realizada no Centro de Eventos Elvino Besson, na Vila Nova, durante a 28ª Festa do Pêssego de Porto Alegre. O presidente da Emater/RS, Lino De David, prestigiou a cerimônia e ressaltou a vasta área agrícola da capital, na produção de pêssego, ameixa, horticultura e ovinocultura, cujos agricultores começam a se voltar para sistemas de produção ecológica. De David também defendeu a realização de feiras, pelo contado direto entre produtor e consumidor.

A 28ª Festa do Pêssego tem 15 bancas de comercialização de frutas, flores, orquídeas, bromélias e produtos da agroindústria familiar, além de estandes de produtos da indústria e comércio, praça de alimentação e parque infantil. O evento acontece aos sábado e domingos, das 9h às 19h, e termina no próximo dia 25 de novembro.

Durante seu discurso, Tarso Genro anunciou um pacto político e administrativo com o prefeito para o desenvolvimento de Porto Alegre. Ele afirmou que algumas questões, como a segurança pública, precisam da integração do Estado e do Executivo Municipal. Para o governador, a agricultura familiar é prioridade para o Estado e "a Emater, que foi potencializada neste Governo, tem condições de dar todo o apoio aos agricultores gaúchos".

Produção reconhecida
A capital gaúcha é uma das maiores produtoras da fruta no Estado. São 120 hectares da fruta e a previsão de colheita é de 1,6 mil toneladas. Até sábado (17), quase 120 toneladas da fruta já haviam sido comercializadas nesta edição do evento. No Estado, são quase cinco mil produtores e 14 mil hectares de área plantada.

Sobre o pacto proposto pelo governador Tarso Genro, José Fortunati diz acreditar que o trabalho interligado é o melhor caminho para buscar soluções eficazes para os problemas da capital. "Isso é muito positivo, pois há assuntos, como segurança, por exemplo, que precisam ser vistos em conjunto", completou o prefeito.

A Festa do Pêssego encerra no próximo final de semana (dias 24 e 25/11). Durante a feira, a caixa de pêssego pequeno custa, em média, R$ 3,00 para os pequenos e R$ 5,00 para os pêssegos grandes.

Texto: Adriane Bertoglio Rodrigues  Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom -  http://www.estado.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário