terça-feira, 6 de novembro de 2012

“Seu amigo esteve aqui” será lançado dia 10, na Feira do Livro de Porto Alegre/RS



“Seu amigo esteve aqui”, da jornalista Cristina Chacel, será lançado dia 10 de novembro, na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, com um debate às 15 horas, na Sala Oeste do Santander Cultural, seguido de uma sessão de autógrafos no Pavilhão de Autógrafos da Feira, às 17h. O livro narra a história do desaparecido político Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto, assassinado da Casa da Morte, em Petrópolis (RJ), durante a ditadura. O debate contará com a participação da autora, além de Sérgio Ferreira, primo de Beto e personagem do livro; Suzana Lisboa, da Comissão de Familiares e Desaparecidos; Carlos Araújo, ex-dirigente da VAR-Palmares; e a pesquisadora e historiadora Caroline Bauer.

Dirigente da VAR-Palmares e desaparecido aos 31 anos, Beto, codinome Breno, nasceu em Belo Horizonte e acordou para a política na universidade, no início da década de 1960. Pela força de sua liderança, atraía para a resistência inúmeros jovens, como a então secundarista de dezesseis anos Dilma Rousseff, uma das personagens dessa trama.

Em 15 de fevereiro de 1971, Beto foi preso no Rio de Janeiro e nunca mais Foi visto. Uma década depois, descobriu-se que ele fora assassinado em uma casa em Petrópolis (RJ), a Casa da Morte, onde presos políticos eram mantidos em cárcere privado, sendo barbaramente torturados e quase sempre mortos. O livro de Cristina Chacel traça o perfil de Beto a partir de pesquisas em jornais e documentos inéditos e cerca de 60 depoimentos de ex-militantes, parentes e amigos do Beto. (por Marco Weissheimer)

*Via Blog RS Urgente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário