segunda-feira, 8 de julho de 2013

Na histórica Piratini


* Semana passada (nestas minhas andanças pelo Rio Grande como Consultor das Escolas e Faculdades QI - Qualidade e Inovação) estive visitando (juntamente com o diretor Henrique Gerstner) alguns municípios da Região Sul do Estado, dentre os quais o  histórico e aprazível município de  Piratini - a 1ª capital Farroupilha (na foto acima, o prédio onde foi instalado o primeiro Governo da República Riograndense, em 1836. Hoje abriga o Museu Farroupilha) 

* Após  reunião com autoridades municipais e visita ao local onde funcionará uma unidade dos Cursos Técnicos da QI,   tive a satisfação de rever o Dr. Roque Dorian Godoy Prestes, o Dr. Roque,  como é conhecido em Piratini e região, onde exerce Medicina com abnegação ímpar - ele é médico concursado (clínico geral e obstetra).  Pois o Dr. Roque  (comigo na foto abaixo), além de amigo,  é meu primo (é filho dos meus saudosos  tios Sadi Schmitz e Nena Prestes). 


* Como já coloquei aqui neste blog, tempos atrás, o Tio Sadi (de quem, além de sobrinho, fui amigo e admirador)  foi um autodidata brilhante, poeta e jornalista (trabalhou na extinta Última Hora, na Revista A Granja  e no Correio do Povo, dentre outros órgãos da imprensa gaúcha). Em Santiago, em meados dos anos 70, fundou a Sociagroempresa do ramo agropecuário (onde, nos meus 'verdes anos',  tive o privilégio de trabalhar algum tempo) antes de ir aventurar-se em projetos agrícolas (juntamente com outros santiaguenses) em Coxim, no Mato Grosso do Sul, onde acabou perdendo a vida num acidente até agora muito mal esclarecido (para dizer o mínimo). 

* O tio Sadi foi também um combatente das causas populares e democráticas, notadamente  numa época difícil, marcadamente no período de 1950 a meados de 70. Foi  ligado por muitos anos ao antigo PCB e, após,  ao MDB, tendo participado ativamente da resistência à ditadura militar. Foi, sem dúvida, um dos mais ilustres filhos de Santiago, que lhe deve ainda hoje um maior reconhecimento.

* A propósito  do pai do Dr. Roque (que, além de médico, é um intelectual preocupado com as coisas da Província ... do Brasil ... e do Mundo, e que teve forte participação nas lutas estudantis dos anos 60 em Porto Alegre, principalmente, e com quem deixei 'atado' um churrasquinho 'familiar' regado com um bom tinto, em Canoas, brevemente), o meu saudoso tio Sadi Schmitz, o poeta Oracy Dornelles  (que foi  seu amigo e admirador)  escreveu em homenagem a ele  o poema  'O Cavaleiro Póstumo', datado de 1952, que integra seu livro 'Agonia das Trevas',  já esgotado. (por Júlio Garcia)

2 comentários:

  1. Meu avô Sadi! Não tive a felicidade de conhecer e conviver com ele. Primo poderias me dar a felicidade de falarmos sobre ele algum dia. POdemos no encontrar? Queria muito saber sobre ele. Vanessa Schmitz Bulcão

    ResponderExcluir
  2. Com todo o prazer, querida prima Vanessa! Vamos combinar uma hora dessas em Poa ou em Canoas. Para saberes, combinei com o Roque que faremos um churras aqui em casa (Canoas) até o final do ano para reunir os nossos familiares, colocar os assuntos em dia e matar a saudade!!! Bjos!!!
    Júlio Garcia
    ET: me manda teus contatos (mail e fone)

    ResponderExcluir