segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

De Canoas para Santiago/RS - 'O Retorno'


Crítica & Autocrítica - nº 113

* Tendo em vista que o projeto democrático inovador, popular, inclusivo e participativo com o qual, com muita honra, eu contribuía (hegemonizado pelo Partido dos Trabalhadores nestes últimos 8 anos, e liderado pelo prefeito Jairo Jorge - ex-PT, hoje no PDT), mas que - lamentavelmente! - não terá continuidade no ano vindouro em Canoas/RS, uma vez que não foi chancelado pelas urnas nas últimas eleições, entendi que era o momento de sair e, na semana passada, pedi exoneração do cargo que exercia na Procuradoria Geral do Município de Canoas (PGM) e, após, na Assessoria Jurídica Especial do Gabinete do Prefeito (GP). Uma experiência - e um aprendizado - ímpar e muito gratificante.

Então, desde sábado, 24/12, encontro-me em Santiago, minha cidade natal, para onde estou retornando, fixando residência e retomando meus trabalhos advocatícios, bem como de consultoria e assessoria. Mas vou continuar também com as parcerias que tenho - especialmente na área do Direito - em Canoas e Porto Alegre, principalmente. (A propósito, clique AQUI para ler minha coluna C&A nº 112, onde eu discorria sobre a possibilidade de realizar um 'retorno às origens', dentre outras propostas de trabalho que estava analisando naquele momento).
* Importante registrar que, em que pese ter residido primeiramente em Santa Maria (1998), após em Porto Alegre (1999) e Canoas (lá residindo desde 2000), nestes últimos 18 anos sempre mantive o vínculo - tanto em relação às amizades, como familiares, profissionais e políticos - com Santiago e sua gente.
Na verdade, quem me conhece mais de perto sabe que nunca 'saí' de Santiago - nem Santiago de mim...
* Então, estou de volta ... e bola pra frente! Um novo ano, novos desafios, novos trabalhos, novas perspectivas e novos projetos (tanto na esfera de trabalho quanto na seara política, não poderia ser diferente!).
* Retorno numa situação conjuntural mais difícil para o nosso povo - e Santiago não constitui exceção -, tanto política, quanto social e economicamente: desemprego crescendo, recessão, retrocessos de toda ordem ... Nenhuma surpresa, vivendo que estamos também um período de exceção, a Constituição rasgada e o Estado Democrático de Direito ameaçado após o golpe desferido pelo impostor e traíra Temer e seus aliados de direita, das multis e do PiG (Partido da Imprensa Golpista) que destituiu uma presidenta honesta, corajosa, eleita e legitimada que foi por mais de 54 milhões de brasileiros.... rasgados pelos bandidos golpistas... 
* Mas a vida - e a luta - segue!!! Resistir é preciso! Como disse o Poeta: "Tudo vale a pena/ Se a alma não é pequena!" (Por Júlio Garcia, especial para o Blog "O Boqueirão Online")


Nenhum comentário:

Postar um comentário