sábado, 10 de dezembro de 2016

Em Brasília nada acontece por acaso!!!




Reflexões para a noite: Em Brasília nada acontece por acaso!!!

Por Marco Maia*

Fiquei pensando sobre a importância e relevância da decisão tomada pelo Ministro Marco Aurélio ao afastar Renan da presidência do Senado. Ao olhar  de um leigo seria mais uma decisão conectada com os sentimentos da sociedade brasileira, mesmo que está decisão estivesse completamente fora ou a revelia da constituição ou da legislação brasileira. A vontade popular é maior que a lei.

Renan é réu pela primeira vez no STF e temos uma decisão não tomada de que um réu não pode estar na cadeia sucessória. Não tomada porque o próprio STF ao votar a  matéria não a conclui. Houve um pedido de vistas do Ministro Tófolli.  Ora vejam só: um ministro, de forma liminar, cassa o presidente do Senado baseado em uma lei não existente! 

Óbvio que está decisão seria reformada  no pleno. 

Mesmo o mais ignorante em Direito saberia disto. 

Mas é aí que reside o pulo do gato. A decisão retornou Renan ao cargo, mas reafirmou a tese de que quem é réu não pode estar na linha sucessória. 

Se formos mais adiante, poderemos afirmar que quem é réu em qualquer situação tb não pode ser candidato à presidência. 

Perceberam a malandragem da decisão?

Realmente BSB é capaz de produzir pérolas na política ... o STF acaba de introduzir na política um novo elemento para as disputas futuras. E adivinhem quem é o alvo? 

Um doce para que descobrir... 

*Marco Maia é Deputado Federal pelo PT/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário