sábado, 30 de junho de 2012

UNIDADE POPULAR em SANTIAGO!



Santiago/RS - Fechada a  instantes a coligação entre o PT, PDT e PPL, com apoio do PSD, para disputar as eleições municipais deste ano. Um grande público prestigiou a Convenção, realizada na Câmara de Vereadores (foto).

A chapa majoritária oposicionista será liderada pelo bancário, sindicalista e ex-vereador ANTÔNIO BUENO (PT), que terá JOÃO CARLOS SILVEIRA (PT) como candidato a vice-prefeito. Vinte e três candidatos  à vereança compõem a chapa proporcional da Unidade Popular por Santiago.

*Com informações do Blog 'Está morto quem não Peleia' e do companheiro Ruben Finamor.

Senadora Ana Amélia Lemos defende golpistas paraguaios


 

Santiago/RS - Eleições 2012 (V)



OPOSIÇÃO FORTALECIDA!


'Os embates, as cartadas oportunistas, as negociações espúrias, os preconceitos, as queimações públicas, o desrespeito ao próximo, as arrogâncias, as prepotências, as supremacias, as vaidades pessoais e os interesses partidários não enfraqueceram a oposição santiaguense, muito pelo contrário, demarcaram territórios irreversíveis. 

Um bloco de partidos oposicionistas de Santiago já trabalha para fortalecer uma base futura. Relações de confiança, parceria, união, interesse público e ideiais desenvolvimentistas são os norteadores das intenções.

Santiago tem que dar oportunidades para seus filhos!'


(Vereador Miguel Bianchini, pré-candidato à reeleição a vereador pelo PPL/Santiago, que integrará, juntamente com o PT, PDT e PSD (a confirmação deverá ocorrer hoje à tarde) a 'Frente Popular e Democrática' nas eleições municipais deste ano). http://miguelbianchini.blogspot.com.br/

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Hehehe!! Tá bom assim ou quer mais?!!!




Avaliação positiva do governo Dilma atinge maior índice, mostra CNI/Ibope

Sul21 - Aumenta novamente a avaliação positiva do governo Dilma Rousseff, de acordo com pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Ibope, divulgada nesta sexta-feira (29). O índice de pessoas que consideram a gestão ótima ou boa subiu de 56%, em março, para 59% em junho. É o maior percentual registrado desde o início do governo.

Já os índices de brasileiros que aprovam a maneira como Dilma governa e que confiam na presidenta ficaram estáveis em 77% e 72%, respectivamente, em relação a março. Sobre a expectativa em relação ao restante do mandato de Dilma, 61% consideram ótimo ou bom e 25%, regular. O percentual dos que acham esse quesito ruim ou péssimo se manteve em 10% desde dezembro de 2011. 

As áreas mais bem avaliadas foram: combate à fome e à pobreza, com 57% de aprovação, meio ambiente (55%) e combate a desemprego (53%). A pesquisa da CNI registrou que as áreas que tiveram suas avaliações pioradas foram as de saúde e educação, com índices de reprovação de 66% e de 54%, respectivamente.

A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 19 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

-Com informações da Agência Brasil - via  Sul21

Deputado Ferreira viaja para o México


Deputado Paulo Ferreira (PT/RS) será observador internacional nas eleições mexicanas

A partir de hoje, o deputado Paulo Ferreira (PT/RS) estará no México para representar a bancada do PT durante o processo eleitoral presidencial que acontece no país. Ferreira foi credenciado como observador internacional pelo Instituto Federal Eleitoral mexicano e será o único deputado do PT a acompanhar as eleições do próximo domingo, dia 1º, quando a população do México vai às urnas para escolher entre os candidatos à presidência Andrés Lopez Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), e Josefina Vázquez Mota, do Partido Ação Nacional (PAN).

Além do presidente, a eleição define os novos integrantes do Congresso Federal, formado por 500 deputados e 128 senadores. (via sítio do Dep. Paulo Ferreira)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Quem liderará a Frente Popular e Democrática em Santiago?



*Com os acordos  políticos e programáticos praticamente consolidados entre o PT, PPL, PDT e PSD santiaguense (vide post abaixo), a expectativa agora é sobre a composição final da chapa majoritária da Frente Popular e Democrática (oposição de centro-esquerda  ao governo do PP).

Ficará a chapa da FPD composta mesmo por Bueno (PT)  para prefeito  e Burmann (PDT) para vice?  Ou com Burmann (prefeito) e Bueno (vice)? Ou,  ainda, com Bueno concorrendo a prefeito, tendo um outro candidato a vice - que não Burmann - do PDT? Ou o vice de Bueno sairá das fileiras do PPL? Ou do PSD? Ou, ainda,  o vice virá do PT (nessa condição, o partido concorrerá com 'chapa pura'). Será?

-A resposta  final para estas indagações sairá - sem dúvida -  nas próximas horas... (JG) 

(Foto: Mauro Burmann e Antônio Bueno -  'pescada' do blog Nova Pauta).

Santiago: avança o entendimento entre PT, PPL, PDT e PSD

30 de junho: dia para oficializar alianças

                                                                              Antônio Bueno.
O PT e demais partidos que se encaminham para firmar aliança (PDT e PPL) farão um ato político para homologação das candidaturas e da coligação, dando assim a arrancada para a campanha eleitoral que definirá os novos vereadores e prefeito. O evento será neste sábado, 30, a partir das 16h na Câmara Municipal de Vereadores.

O presidente do PT e candidato do partido para concorrer à majoritária, Antônio Bueno, salienta a importância de fortalecer essa atividade. “Temos que demarcar claramente a nossa vontade de transformar Santiago e construir uma cidade melhor. Ajude-nos a convidar companheiros e simpatizantes, leve familiares, vamos fazer um grande ato, motivar e mobilizar as pessoas, fazer dessa caminhada um movimento de profunda reflexão política e mudança de postura”, frisa Bueno. À coligação, ainda pode se agregar o PSD.
Fonte: Blog do PT/Santiago-RS http://ptsantiagors.blogspot.com.br/ 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A visita do Deputado Ferreira a Santiago


Com Valdeci, Ferreira prestigia jantar do PT em Santiago, sua terra natal


O primeiro dia de agendas pela região Central do Rio Grande do Sul terminou em um jantar do Partido dos Trabalhadores em Santiago, terra natal do deputado Paulo Ferreira, na noite de 22/06 (sexta-feira).

Foi a primeira vez que Ferreira esteve em Santiago como deputado federal. O evento teve participação do pré-candidato à prefeitura, Antônio Bueno, e da maioria dos pré-candidatos a vereadores do partido, sendo também prestigiado pelo vereador Miguel Bianchini, do PPL, pelo presidente do PDT, Mauro Burmann, e pelo vice-prefeito de Unistalda, Moacir Antolini.

Como membro do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, Ferreira falou aos presentes sobre a perspectiva de crescimento do partido nas eleições de 2012. "Acreditamos que nessa região teremos um processo vitorioso. O PT vai crescer cerca de 20% no Brasil e aqui em Santiago podemos conquistar a eleição. O Brasil era um país conservador e mudou, então Santiago também pode mudar", afirmou.

Em seu discurso, o pré-candidato Antônio Bueno ressaltou o vínculo do deputado com o município. "Ferreira é uma esperança para nossa cidade, pois aqui há um espaço aberto para um outro tipo de deputado, que tenha outro olhar para as necessidades dos cidadãos e ajude Santiago a se tornar uma cidade diferente", destacou.

LULA passou dos limites!


-Que horror!! Agora, sim,  LULA (na foto com Zé 'Chirico' Serra) passou  de todos os limites.... rsrsrs!!!
(Via Blog  Maria Frô)

Reunião do PT/RS

 

PT/RS reúne direção executiva nesta sexta-feira (29)


O PT/RS reúne  sua Direção Executiva nesta sexta-feira (29), às 9 horas,  na sede do partido, na Rua Ramiro Barcelos, 330 - Porto Alegre/RS.  Na pauta:


1) Participação das Comissões Provisórias nas Eleições
2) Formação Política
3) Coligações
4) Material de largada da campanha
5) Informes
...

*NOTA do 'OB': No ponto  3 - 'Coligações' - deverão ser tratados também os casos (poucos) onde o PT, em alguns municípios - descumprindo resolução do Diretório Nacional que  as proíbe - 'forçou a barra' e aliançou-se com o PSDB, DEM e PPS. A tendência é da anulação das mesmas e, se não for acatada a orientação, o Diretório Estadual  deverá intervir no município.  (Com informações do sítio do PT/RS)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Santiago/RS - Eleições 2012



*Com as definições já realizadas pelo PP/DEM (concorrerão com o prefeito Ruivo, tendo  Toninho como vice, tentando a reeleição), com o PMDB/PTB/PSDB tendo optado por coligarem-se,  tendo à frente o vereador Cogo (faltando ainda definir o vice), os olhos dos eleitores santiaguenses  voltam-se agora para a definição do campo mais à esquerda do espectro partidário local (PT/PPL e PDT). 

O ex-vereador e sindicalista ANTÔNIO BUENO foi lançado pelo PT, com o apoio do PPL, durante um concorrido jantar seguido de Ato Político realizado na última sexta-feira em Santiago (vide post abaixo), mas existem ainda negociações envolvendo a  possível entrada do PDT para compor a Frente Popular e Democrática (que, segundo informações colhidas nos bastidores,  indicaria o nome do líder trabalhista MAURO BURMANN para integrar a  chapa majoritária da FPD,  tanto podendo concorrer como candidato a prefeito ou vice).

A definição plena do quadro político local para as eleições deste ano, portanto, deve ocorrer nas próximas horas. (JG)                         
...
Nota: Foi anunciado na tarde de ontem - a maior surpresa até agora neste início de campanha em Santiago - que o  candidato a vice do vereador Cogo (PMDB) será o tucano Vulmar Leite,  engenheiro agrônomo, ex-prefeito e ex-secretário de Estado do governo Rigotto. 

Agora, falta somente a definição do PDT para termos o quadro eleitoral completo para a disputa eleitoral  que ocorrerá no próximo mês de outubro.

-Atualizada às 8,15 h de 27/06 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nota do PT contra o golpe no Paraguai



Contra o golpe no Paraguai, em defesa da democracia

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores manifesta seu total repúdio e condenação ao afastamento do presidente constitucional do Paraguai, Fernando Lugo, legítimo mandatário daquele país.

A direita paraguaia, valendo-se de sua maioria parlamentar, promoveu uma deposição sumária, na qual concedeu ao presidente não mais que duas horas para se defender de um processo de impeachment.

Os setores conservadores paraguaios empreenderam, assim, um verdadeiro golpe de estado, destituindo um presidente eleito soberana e democraticamente pelo povo paraguaio. (...) 

O que ocorreu no Paraguai é de imensa gravidade. Trata-se de um atentado contra a democracia, somando-se a Honduras no perigoso precedente segundo o qual instrumentos jurídicos e expedientes parlamentares são manipulados para espoliar a vontade popular.

O golpe demonstra que certas forças de direita não têm compromisso com a democracia, não aceitam o processo de transformações sociais que está em curso na América Latina e são capazes de lançar mão de qualquer expediente para retomar os governos dos quais, pela vontade do povo expressa diretamente nas urnas, eles foram retirados.

O golpismo não será revertido apenas com palavras. É preciso uma reação latino-americana e internacional firme e dura. (...)

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da Nota do PT Nacional (via Blog do Júlio Garcia).

Burmann em alta!



O conceituado líder trabalhista e empresário MAURO BURMANN (à esquerda na foto acima, com o ex-senador José Fogaça e com o ex-deputado Pompeu de Matos, nas últimas eleições) foi muito aplaudido durante seu pronunciamento no Ato Político promovido pelo Partido dos Trabalhadores na última sexta-feira, no Clube 7 de Setembro (vide post abaixo). Sua presença e do seu partido, o PDT, na chapa majoritária da Frente Popular e Democrática (PT/PPL), juntamente com o ex-vereador ANTÔNIO BUENO, é uma aposta que está 'em alta' na 'bolsa eleitoral'  oposicionista de Santiago/RS.

sábado, 23 de junho de 2012

Com grande público e presença dos Deputados Ferreira e Valdeci, PT apresentou seus pré-candidatos




Santiago/RS - O Partido dos Trabalhadores de Santiago realizou, na noite de ontem, um concorrido jantar de confraternização seguido de um forte  Ato Político que lotou as dependências do tradicional Clube 7 de Setembro. O evento contou com a presença, dentre outras lideranças, do Deputado Federal Paulo Ferreira (santiaguense) e do Deputado Estadual Valdeci Oliveira, ambos do PT gaúcho.  O ato de apresentação dos pré-candidatos ao Executivo (companheiro Antônio Bueno) e ao Legislativo (mais de 15 candidatos à vereança, o PT e o PPL coligados) foi conduzido pelo companheiro Ruben Finamor, e foi também prestigiado por uma forte delegação do PDT, liderada por Mauro Burmann, e do PPL, liderada pelo vereador Miguel Bianchini. Mais de 200 pessoas participaram do grande Ato/jantar.  Impedido de comparecer por força maior, estive - muito bem! - representado pelo meu querido pai, companheiro José Nunes Garcia. Em breve postarei fotos do evento.

Abaixo, transcrevo post do vereador Miguel Bianchini oriundo do  seu blog 'Está morto quem não Peleia'.  (por Júlio Garcia)
...
PARABÉNS AO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE SANTIAGO!
Foi eletrizante a apresentação das pré-candidaturas do Partido dos Trabalhadores de Santiago ao pleito vindouro. O evento aconteceu na noite de hoje, no Clube Sete de Setembro. O Deputado Federal Paulo Ferreira e o Deputado Estadual Valdeci Oliveira prestigiaram o evento e apadrinharam filiações, com destaque a do conceituado mestre Rogério Anesi.
Muitas surpresas aconteceram e a Frente Popular e Democrática fará a diferença nas eleições municipais. (Miguel Bianchini)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PT realiza jantar e Ato Político no Clube 7



PT de Santiago realiza jantar e lança candidaturas no Clube 7 de Setembro
 
O PT de Santiago realiza hoje um grande jantar de confraternização para apresentação de seus pré-candidatos ao Executivo  (Antônio Bueno, foto) e Legislativo nas eleições deste ano. Segundo informações constantes no blog do PT local, estão confirmadas as presenças de deputados, representantes do governo do Estado e lideranças regionais do partido, que participarão também do Ato Político que ocorrerá juntamente com evento. Uma representação do PPL - Partido Pátria Livre, liderado pelo vereador Miguel Bianchini, também se fará presente.
 
O evento será realizado no Clube 7 de Setembro (Vila Nova) à partir das 20h de hoje. Já confirmaram presença o Deputado Federal Paulo Ferreira (vice-líder do PT na Câmara dos Deputados)  e o Deputado Estadual Valdeci Oliveira (líder do governo Tarso na Assembléia Legislativa do RS), ambos do Partido dos Trabalhadores do RS.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Santiago: PT e PPL unidos, pavimentando caminhos





AGRADECIMENTO! (I)

Venho de público agradecer ao Partido dos Trabalhadores de Santiago pelo apoio e o voto de confiança ao aprovarem, no último sábado, a coligação com o Partido Pátria Livre – PPL.
Embora muitas articulações e pressões externas ao Partido dos Trabalhadores de Santiago tentassem inviabilizar esta coligação, os membros do seu diretório foram sensíveis ao estenderam a mão ao modesto partido político que dirijo.
Com esta decisão, julgo que a grande vitória foi da esquerda de Santiago, pois pavimentou caminhos para o seu crescimento e, seguindo com esta concepção, alcançará o lugar de destaque junto ao povo santiaguense.
...
O CANDIDATO À MAJORITÁRIA! (II)

O Partido Pátria Livre - PPL cumprira deliberação do Partidos dos Trabalhadores de Santiago, a qual definiu candidatura própria à majoritária, aberto à negociação com outros partidos da base dos governos estadual e federal.
O resto são "pérolas" de quem quer chegar ao poder semeando maldades, intimidações e discórdias.
O e-mail mentiroso que deu origem a postagem do Sergio Bueno eu já tenho conhecimento da autoria e saiu da mesma casa do politico que lançou ao Miguelito o boato da tal "agenda marron". É o que sabem muito bem fazer!  (Vereador Miguel Bianchini, PPL)
...
*Nota do Blog 'O Boqueirão':  Para quem conhece a seriedade e a firmeza do vereador Miguel Bianchini, nenhuma surpresa nas postagens acima. O PPL e o PT  de Santiago estão unidos e marcharão lado a lado nestas eleições. É fato. E a tendência é de que o leque autenticamente oposicionista aumente,  viabilizando e fortalecendo  ainda mais a Frente Popular e Democrática.
O resto são boatarias sórdidas, desespero, notícias - falsas - plantadas e ...  relés tentativas de intrigas  - que não vai prosperar. Anotem. (JG)
Foto: Bianchini (PPL) e Bueno (PT). Via http://miguelbianchini.blogspot.com.br/

Rio+20

Na Rio+20, presidenta Dilma alerta os líderes para o custo da ‘inação’

A presidenta Dilma Rousseff pediu hoje (20) aos líderes que participam da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que as incertezas no cenário internacional não enfraqueçam a disposição política para a conclusão de acordos em torno da agenda do desenvolvimento sustentável.
“Resultados novos exigem novas práticas. A crise financeira e as incertezas que pairam sobre o futuro da economia mundial dão uma significação especial à Rio+20 (…) Nós estamos conscientes e temos a certeza que a recuperação para ser estável tem de ser global. Em um momento como este, de incertezas em relação ao futuro da economia internacional, é forte a tentação de tornar absolutos os interesses nacionais. A disposição política para acordos vinculantes fica muito fragilizada. Não podemos deixar isso acontecer”.
A presidenta disse aos chefes de Estado e de governo que há uma grande vontade de construir um acordo e uma nova visão de futuro em torno do desenvolvimento sustentável. Dilma afirmou que o mundo está no limiar de um novo momento que exigirá mudanças profundas de atitudes coletivas, institucionais e individuais.
“A tarefa que nos impõe a Rio+20 é desencadear o movimento de renovação de ideias e de processos, absolutamente necessários para enfrentarmos os dias difíceis em que hoje vive ampla parte da humanidade. Sabemos que o custo da inação será maior que o das medidas necessárias, por mais que essas provoquem resistências e se revelem politicamente trabalhosas (…) Caberá a nós, dirigentes mundiais, chefes de Estado e de governo, ministros, funcionários, enfim, aos representantes das nações aqui presentes demonstrarmos capacidade de liderar e de agir”. (Blog do Planalto)
-Veja mais clicando AQUI

quarta-feira, 20 de junho de 2012

PT/Santiago faz pré-lançamento de suas candidaturas nesta sexta-feira


. 

O PT de Santiago está preparando um grande jantar de confraternização para apresentação de seus pré-candidatos ao Executivo  (Antônio Bueno) e Legislativo nas eleições deste ano. Segundo informações constantes no blog do PT local, estão confirmadas as presenças de deputados, representantes do governo do Estado e lideranças regionais do partido. O evento será realizado no Clube 7 de Setembro, no próximo dia 22/06 (sexta-feira) à partir das 20h. Já confirmaram presença o Deputado Federal Paulo Ferreira (foto acima) e o Deputado Estadual Valdeci Oliveira, ambos do Partido dos Trabalhadores do RS..

O Deputado Ferreira, natural de Santiago/RS,  foi um dos fundadores do PT e exerceu cargos de relevância na direção da sigla,  sendo atualmente membro do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores e vice-líder do PT na Câmara dos Deputados.

Paulo Ferreira obteve 77.302 votos nas últimas eleições, a primeira que disputou.  É casado com a economista Tereza Campelo, Ministra do Desenvolvimento Social do Governo Dilma. Valdeci Oliveira (ex-prefeito de Santa Maria) é o atual líder do governo Tarso na AL/RS.

Os convites para o jantar  já estão disponíveis e podem ser obtidos junto aos membros do DM e aos pré-candidatos do partido (ao preço de R$ 10,00). Mais informações podem ser obtidas com o companheiro  Rubem Finamor  pelo telefone 9988-5924. (por Júlio Garcia)

*Foto acima: Paulo Ferreira discursando durante  Ato Político realizado em Santiago/RS  (campanha eleitoral de 2010). Créditos da foto: Sérgio Bueno

terça-feira, 19 de junho de 2012

Marionzinho não é Ana Amélia





Sérgio Marion (o 'Marionzinho'), pré-candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores - PT,   escreve em seu blog sobre a  reflexão que fez após a reunião do DM do PT de Santiago, onde prevaleceu  (por larga maioria) a tese  de coligação do PT  com o PPL (Partido Pátria Livre) para as chapas   majoritária e proporcional nas próximas eleições municipais:  (...) "A convenção foi uma aula de democracia, vários companheiros presentes, todos tiveram a oportunidade de expressar o que pensavam, todos os companheiros do diretório tiveram a liberdade de votar, onde fui um dos que usaram a palavra para dizer o que eu pensava sobre os assuntos em pauta e complementando dei meu voto, contrário a qualquer tipo de coligação na proporcional e aprovando o nome do companheiro Bueno a Prefeito e deixando aberto a possíveis coligações, tenho certeza que meus companheiro(a)s apesar de alguns não votarem no que eu defendia, me respeitaram pela firmeza e sinceridade como expressei minha opinião, como também respeitei as suas, no final  fui derrotado na votação na questão da coligação na proporcional por 12 x 04. " (...) 

Marionzinho (foto) foi além e deu uma cutucada forte na senadora Ana Amélia, do PP (partido do prefeito Julio Ruivo, do dep. Heinze e de Paulo Maluf, também conhecido como 'o dono do partido'), que depois de disputar democraticamente  na instância partidária, não respeitou a vontade da maioria dos seus companheiros e declarou que não irá acompanhar a decisão do seu partido em Porto Alegre. Escreveu ele: "Nesta convenção lembrei do caso da Senadora Ana Amélia PP que queria que seu partido municipal em Porto Alegre apoiasse a pré-candidata Manuela do PCdoB a Prefeita, mas foi derrotada na convenção de seu partido, onde mesmo assim contrariando seu partido ela abriu apoio a Manuela, mas eu confesso que no calor do debate da uma certa vontade de continuar com nossa opinião, mas logo depois de pensarmos e estarmos de cabeça fria, percebemos que se somos democráticos como muitas vezes falamos em nossos discursos, temos que acatar a decisão da maioria, e é o que vou fazer partido pode contar com toda minha dedicação, serei o cabo eleitoral numero 1 do companheiro Bueno."

-Está  registrado:  Marionzinho não é como Ana Amélia (e outr@s).  Ainda bem!!
Parabéns, comp.  Marion!

*Fonte: http://sergiomarion.blogspot.com.br/ -   Edição deste blog - 12,27 h  (JG)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Extra! Extra! Maluf poderá vir a Santiago!



*Comenta-se nos bastidores que  o ex-presidente  Lula - depois de articular de forma bem sucedida o apoio de  Paulo Maluf,   'o dono do PP',  ao candidato do PT a prefeitura de São Paulo (Fernando Haddad,  centro da foto, para desespero de Zé Serra e do tucanato), está agora acertando a vinda de Maluf ao RS. O roteiro do cacique pepista começaria por Santiago e Região -  tradicional reduto outrora conservador - onde Paulo Maluf, usando sua liderança e conhecido poder de convencimento,  orientaria  também por aqui seu partido a apoiar as candidaturas do PT aos Executivos Municipais nas eleições deste ano. Será, se confirmado, mais uma 'jogada de mestre' de Lula e um verdadeiro 'passeio eleitoral' do PT e aliados.

Coisas da vida. Lula mostrou, mais uma vez, que sabe o 'caminho das pedras' e que  está inclusive disposto a  fazer sacrifícios antes impensáveis -  e até 'engolir sapos'  - para garantir a vitória do seu ex-Ministro da Educação.

E o  'dono do PP' já entrou em campanha. Em São Paulo, hoje, Maluf declarou: "Nós não devemos olhar pelo retrovisor. Temos de olhar pelo para-brisa. Quem olha pra trás, não olha para a frente."  "No que ele (Haddad, o candidato do PT) precisar de mim e do partido, vamos estar com ele." 

Maluf disse ainda - segundo a FSP - que divergências ideológicas com o PT não existem mais.

"Não tem mais no mundo esquerda e direita", disse Maluf. "O que tem hoje é "efficacité" [eficácia em francês]. Eu fiz a minha opção por uma parceria estratégica com o governo federal."

Mais informações assim que nossas fontes confirmarem (ou não)  mais esta 'bombástica' notícia.

Rumores e comentários de toda ordem foram ouvidos, à esquerda, centro(?!)  e à direita. Mas, apesar  das  controvérsias, existe um entendimento 'quase' unânime de que  ... apoio, no geral, não se recusa...

Mas... a pergunta que não quer calar:  até do Maluf??!!

Com a palavra, os leitores deste blog.

(por Júlio Garcia)

Foto: jornal Folha de São Paulo, de hoje.

*ET:  E se o 'dono do PP'  for também a São  Borja - nesse possível roteiro de convencimento do seu partido a apoiar o PT nas eleições deste ano na  região - sugere-se que ele não atravesse para Santo Tomé (Argentina), pois  ... pode ser que a Interpol esteja por lá...

A USPAN, a Rio+20 e o Meio Ambiente


Crítica e Autocrítica  - nº 88

*Leonardo Boff -    teólogo brasileiro, escritor e professor universitário,  combativo expoente da Teologia da Libertação, respeitadíssimo internacionalmente por  sua história de defesa das  causas sociais e ambientais - escreve importante artigo  crítico sobre  as prioridades da pauta da Rio+20, sobretudo questionando a chamada 'economia verde'  e a linha antropocêntrica que absolutiza o chamado  'desenvolvimento sustentável'.  Diz ele: ' (...) A economia verde radicaliza essa tendência; como escreveu o diplomata e ecologista boliviano Pablo Solón, “ela busca não apenas mercantilizar a madeira das florestas, mas também sua capacidade de absorção de dióxido de carbono”. Tudo pode se transformar em bônus negociáveis pelo mercado e pelos bancos.'  
Repostei  o artigo de Leonardo Boff - na íntegra -  no meu blog, vale a pena ler: http://jcsgarcia.blogspot.com.br/
...

*E por falar em Meio Ambiente - e em tempos de Rio+20 - alguém sabe mesmo  como anda a  nossa USPAN? Não tenho recebido, nos últimos tempos, informações sobre suas atividades - se é que elas estão ocorrendo. Aliás, a última notícia que tenho é de que estava sendo presidida  - desde 2006 - pelo professor Albino Lampert, que  tinha assumido a presidência da entidade ecológica santiaguense após um longo período de paralisia.

A USPAN - União Santiaguense de Proteção ao Meio Ambiente - foi fundada no final da década de 80 em Santiago. Juntamente com os pioneiros  ecologistas  santiaguenses, companheiros  Jorge Melo, Arlindo Dinconzi, Liberato Bocchi, Antonio Duarte e outros abnegados ativistas ambientais, tive a  oportunidade e a honra de ser um dos fundadores dessa entidade que marcou época na luta em defesa do  nosso Meio Ambiente

A USPAN foi fundada como uma  'entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, ecopolítica e suprapartidária,    regida por Estatuto e pela legislação pertinente', tendo por finalidade 'realizar, participar e incentivar quaisquer atividades legais que visem a preservação do meio ambiente e do equilíbrio ecológico'. Teve um papel destacado na luta em defesa do meio ambiente em Santiago e Região,  através do encaminhamento de denúncias sobre os crimes ambientais, como também promovendo seminários, palestras, debates, 'Caminhadas Ecológicas' (trilhas), campanhas de conscientização  e  educativas, como as que ocorriam durante a Semana do Meio Ambiente, além das várias edições do 'Calçadão Ecológico' (início da década de 90).  Tive também a honra de presidí-la durante duas gestões, sucedendo ao companheiro Jorge Melo, o  primeiro presidente da  USPAN. 

Seria salutar - aproveitando o momento em que o debate sobre o futuro do planeta está novamente em evidência com a Rio+20  (que está ocorrendo no Rio de Janeiro)  - que essa histórica entidade ecológica retomasse  sem mais tardar - e de forma plena -  suas atividades em nosso município, trazendo a questão ambiental novamente para a ordem-do-dia de nossas principais reflexões.  Aliás,  não só durante a ocorrência da Conferência no RJ: o Meio Ambiente deverá também ser pauta importante da campanha eleitoral que está prestes a iniciar-se. 

O Blog 'O Boqueirão' coloca-se à disposição dos ecologistas e simpatizantes locais para ajudar a fomentar o debate e auxiliar no que for necessário, especialmente contribuindo na  divulgação  das atividades relacionadas ao tema. (por Júlio Garcia, especial para o Blog 'O Boqueirão').

*Foto:  Distrito de Ernesto Alves (interior de Santiago/RS) - Fonte:  Blog da Eliziane http://ecolizi.blogspot.com.br

domingo, 17 de junho de 2012

'Paulo Maluf, o dono do PP'

 

Petistas e tucanos disputam Maluf: quem dá mais?

  
  Ricardo Kotscho* escreve:

Quem diria... Quem poderia imaginar que na campanha municipal de 2012, na segunda década do século 21, o PT e o PSDB iriam disputar o apoio de Paulo Maluf, o dono do PP? Pois é exatamente o que está acontecendo nesta reta final da formação de alianças, ou seja, da divisão do bolo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

Quando já parecia consumada a aliança de Maluf com o PSDB, negociada pelo governador Geraldo Alckmin, houve uma reviravolta nos últimos dias. Os emissários do PP reabriram negociações com o PT de Lula. Maluf, que já ganhou a companhia estadual de habitação, agora pleiteia o controle geral da área, também na área municipal.

"Os tucanos nos trataram como uma sublegenda, como se tudo já estivesse acertado", queixou-se Jesse Ribeiro, secretário-geral do PP e fiel escudeiro de Maluf, depois de se encontrar com o candidato petista Fernando Haddad. Além de cargos na prefeitura, o PT também acenou com mais posições no Ministério das Cidades, que também já é controlado pelo PP.

Explica-se: os 90 segundos de televisão do cacife de Paulo Maluf podem decidir quem terá mais tempo para a propaganda política, um elemento vital para o petista Fernando Haddad se tornar mais conhecido e sair do patamar de 3% em que está estacionado, e para o tucano José Serra reduzir sua rejeição, que está em torno de 35%.

Dá para acreditar? Na mesma semana em que o PT finalmente conseguiu fechar sua primeira aliança, com o PSB indicando Luiza Erundina para vice na chapa de Fernando Haddad, volta com toda força à cena política o ex-prefeito e ex-governador da velha Arena, uma relíquia política dos tempos da ditadura militar.Virou o fiel da balança.

Se o PP acertar mesmo aliança com o PT, dá para acreditar que Erundina e Maluf, que já se odiaram tanto, subirão no mesmo palanque para apoiar o candidato indicado por Lula?

Maluf, Serra e Erundina já foram adversários ferozes e se enfrentaram várias vezes nas disputas eleitorais pela maior prefeitura do país. Somadas as idades dos três, dá mais de dois séculos, mas eles estão de volta numa campanha que começou, tanto para petistas como para tucanos, com propostas de caras novas e novas propostas.

Em nome da novidade, Lula afastou Marta Suplicy da disputa e lançou o ex-ministro da Educação Fernando Haddad, que ganhou do marqueteiro João Santana o slogan "um novo homem para um novo tempo".

Agora, com a ex-prefeita Erundina compondo a chapa do PT, Santana terá que se virar para adaptar sua estratégia, que visava se contrapor ao "velho Serra" com uma cara nova na praça.

Durante meses vimos também o PSDB procurando sua nova imagem, com quatro pré-candidatos disputando a vaga, mas no fim foi o José Serra de tantas campanhas quem surgiu outra vez como candidato tucano.

Para complicar ainda mais a cabeça do eleitor, antes de Serra confirmar sua candidatura, precisamos lembrar que, no começo do ano, o PSD de Gilberto Kassab chegou a discutir uma aliança com o PT de Lula.

Correndo por fora da eterna polarização PT-PSDB, seguem os caras novas Celso Russomano, do PRB, vice-lider em todas as pesquisas, e Gabriel Chalita, do PMDB. O resto é figurante.

PT ou PSDB? Para valorizar ainda mais seu passe, Maluf adiou para segunda-feira o anúncio de quem vai apoiar. Seja quem for, o apoio pode custar caro, com o contemplado tendo que gastar bem mais do que 90 segundos para explicar esta aliança.

Curiosamente, a moeda de troca dos dois partidos na disputa pelo apoio de Paulo Maluf se dá na área da habitação, que concentra as mais graves denúncias de corrupção na administração de Gilberto Kassab, o vice que Serra deixou na prefeitura pouco mais de um ano após assumir o cargo para disputar o governo do Estado.

Ainda nesta quinta-feira, vimos as imagens de um cofre sendo retirado pela polícia da casa de Hussain Aref, ex-diretor da prefeitura acusado de enriquecimento ilícito, em meio a uma enxurrada de denúncias de cobrança de propina para a liberação de  obras na cidade.

Nestes novos velhos tempos, com tantas vantagens e garantias oferecidas pelo sistema financeiro, ainda tem gente que guarda dinheiro no cofre em casa... Por que será?

Depois ainda reclamam que, a três meses e meio da abertura das urnas, a população não mostra o menor interesse pela eleição municipal. E dá para ter esperança de que alguma coisa vá mudar?

Como vocês devem ter notado, hoje estou cheio de perguntas... Com a palavra, os caros leitores do Balaio.

*Jornalista - Fonte: Balaio do Kotscho http://noticias.r7.com/blogs/ricardo-kotscho/

sábado, 16 de junho de 2012

PT confirma BUENO e aprova alianças em Santiago/RS


Diretório Municipal do PT aprova plena coligação com PPL e PDT

Santiago/RS - Em reunião realizada hoje à tarde, o Diretório Municipal do PT de Santiago/RS  chancelou o nome do bancário ANTÔNIO BUENO como seu candidato a prefeito e decidiu,  por larga margem (12 votos a 4),  que o partido concorda em  concorrer  coligado ao Partido Pátria Livre -  PPL e ao Partido Democrático Trabalhista - PDT, tanto na chapa majoritária quanto na proporcional, nas eleições deste ano.  Com o  PPL a decisão já está sacramentada, mas com o PDT permanece ainda em negociações, uma vez que esse partido ainda não definiu-se oficialmente. A vaga do(a)  candidato(a) a vice-prefeito(a) será definida nos próximos dias, antes da Convenção Oficial, que homologará o que foi decidido hoje pelos dirigentes petistas. Ficou ainda aberta uma 'janela' para uma possível composição  na chapa majoritária com o PDT, caso as negociações com os trabalhistas avancem positivamente, não descartando, nessa situação, de o PT concorrer com Bueno como vice.

Essa decisão (que viabiliza a construção da Frente Popular e Democrática) , aliás, não causou surpresa, uma vez que a tendência de que essa política de alianças seria aprovada com larga margem já tinha sido adiantada por este blog dias atrás (vide postagens anteriores). 

*Mais informações em: http://ptsantiagors.blogspot.com.br/

Rio+20

Meio Ambiente: o PT e a Rio+20

PT Rio + 20 (480x321)


O Partido dos Trabalhadores está representado na Rio+20 com a programação da Tenda Milton Santos que reúne a Secretaria de Relações Internacionais, a setorial do meio ambiente, cultura, juventude e combate ao racismo.
A tenda, que tem o nome do geógrafo de esquerda Milton Santos, é organizada pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e será partilhada com o Foro de São Paulo(FSP), a Fundação Friedrich Ebert (FES) e a Fundação Maurício Grabois (FMG).
A programação da tenda prevê a realização de uma série de debates sobre o tema da Rio+20, levando em conta as distintas opiniões e diversos aspectos, como o da igualdade social, da preservação ambiental e da elevação da qualidade de vida para todos os povos.
As atividades do PT, coordenadas pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), serão realizadas durante todo o dia, envolvendo os setoriais de meio ambiente, agrário, cultura, juventude, combate ao racismo; além dos debates sobre a crise econômica, a esquerda latinoamericana, e as perspectivas políticas da África, Ásia, Europa e Oriente Médio. A programação da tenda prevê ainda lançamento de livros. (via sítio do PT/RS)

CLIQUE AQUI para ler mais.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Santiago: PT reúne-se amanhã


Diretório Municipal do PT reúne-se amanhã para oficializar posição sobre tática e candidaturas

 O Diretório Municipal  do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santiago/RS realizará reunião no dia de amanhã, sábado (16/06),   para  definir a tática eleitoral que será adotada nas eleições municipais deste ano e  chancelar a nominata de candidatos ao Executivo e  Legislativo.   O  nome do ex-vereador Antônio Bueno  (foto)  foi indicado como seu candidato ao Executivo e  conta também com o apoio do Partido Pátria Livre - PPL,  que é liderado em Santiago pelo vereador Miguel Bianchini, que concorrerá à reeleição.

Diferentemente do que havia anunciado, o Blog do PT/Santiago  - "o único meio de comunicação autorizado a se pronunciar oficialmente pelo partido na Internet" retificou informação anteriormente postada de que amanhã também seria realizada a Convenção Oficial, que  agora está sendo  marcada para a semana vindoura. No entanto, a Convenção apenas homologará o que for amanhã decidido pelo Diretório Municipal do PT.

A definição sobre a vaga do(a) candidato a  vice-prefeito(a)  ainda continua em aberto e, segundo averiguado por "OB",  existe ainda  espaço  para a ampliação da Frente Popular e Democrática (uma vez que mantém-se tratativas extra-oficiais do PT com outros partidos da oposição ao PP,  especialmente  com setores  do PDT e  PSD). A reunião ocorrerá, como de hábito,   na sede do PT, na Rua Bento Gonçalves - centro,  das 14 às 17h . (por Júlio Garcia)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Senador PAULO PAIM


Estamos dispostos a erradicar a pobreza?


Por Paulo Paim*

O Congresso Nacional tem um grande desafio em sua pauta legislativa: colocar em discussão e votação a taxação das grandes fortunas. Creio que o debate pode ser feito da melhor maneira possível e de forma propositiva. Foi por acreditar nisso que já em 2008 apresentei proposta com esse objetivo.

Apesar dos avanços na redução da desigualdade social, a concentração de renda no Brasil ainda é muito alta. Figuramos na lista dos países que apresentam os níveis mais altos de desigualdade. Os mais pobres são os mais penalizados pela carga tributária. Para os 10% mais pobres da população, a carga de impostos atinge cerca de 30% da renda, e, para os 10% mais ricos, a carga tributária representa 12%.

Considerando que os pobres sofrem com os chamados tributos indiretos, lembramos que a cada cem reais em produtos alimentícios, 45 reais são impostos. Quem quiser aprofundar o assunto, há um estudo disponível para tanto, da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CNTA).

E aqui eu volto a insistir e repetir o que tenho dito no plenário do Senado por várias e várias vezes. Nós não podemos mais fechar os olhos para o que está evidente para toda a sociedade: a injustiça do sistema tributário é uma das responsáveis pela desigualdade social. E para encorpar ainda mais essa discussão é importante citar que vários países do mundo já adotam a taxação das grandes fortunas.

Na Alemanha o tributo sobre o patrimônio abrange contribuintes que dispõem não apenas de bastante dinheiro, mas também do poder econômico e político. O Código Tributário alemão descreve os critérios e indica a lei de avaliação para a base de cálculo do lançamento.

Na França, o imposto é intitulado de "Robin Hood" e abrange o patrimônio das pessoas físicas, tendo como fato gerador a posse de bens no dia 1º de janeiro. Na Suíça, a incidência se dá sobre o patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, com alíquotas até mesmo baixas.

Na Áustria, o imposto é pago sobre a renda, tendo em vista que as alíquotas também são baixas e não superiores a 1%. Enfim, inúmeros países adotam impostos semelhantes.

Em 1999, o bilionário norte-americano Donald Trump propôs um imposto sobre grandes fortunas para que o governo dos Estados Unidos pudesse ter recursos suficientes para saldar a dívida pública.

Passados dez anos, outro bilionário e investidor americano revelou que sua secretária pagava, proporcionalmente, mais imposto que ele. Ele sugeriu, assim, que a taxação de grandes fortunas poderia ser uma resposta aos problemas enfrentados pelos EUA e pela Europa. Com essa sugestão, o Presidente Barack Obama propôs ao Congresso americano a criação de um novo imposto para taxar os chamados ricos.

Eu estou convicto de que essa discussão está caindo de madura em nosso país. Aliás, lembremos aqui que, a Constituição de 88, cuja construção tive o privilégio de participar, garante a possibilidade de taxação de grandes fortunas por meio de lei complementar (artigo 153, VII). Inclusive, gostaria muito que você, leitor, fizesse parte desse debate e nos ajudasse a sustentá-lo, por meio do "boca a boca" e das redes sociais.

"O Futuro que Queremos" é um dos textos de embasamento para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO + 20), que acontece agora de 13 a 22 de junho. Uma das contribuições do Brasil para o texto foi expressar sua convicção de que a erradicação da pobreza é elemento indispensável à concretização do desenvolvimento sustentável. Concordamos e vamos além: a taxação das grandes fortunas é fundamental para a erradicação da pobreza.

*Paulo Paim é Senador  da República (PT/RS).


**Foto: Júlio Garcia, senador Paulo Paim e o Presidente do PT de Porto Alegre, vereador Adeli Sell (campanha eleitoral de 2010).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Os 'ruralistas' e o Código Florestal



*Charge do Kayser

Demissão em massa na Tritícola de Santiago?



Do blog 'Opinar Sempre' vem esta preocupante denúncia: 

"Há dias venho sendo procurado por trabalhadores que foram demitidos da Cooperativa Tritícola pela Cotrijuí.
 
Apesar dos discursos do vereador Bassin (vice-presidente da Tritícola) e do administrador Ruderson que prometeram que não haveria demissões vários pais de família estão sendo demitidos sumariamente.

As histórias, como a do seu Valter, da Nadir entre outras, são de “cortar” o coração, pois assim como eles várias pessoas dedicaram dezenas de anos de suas vidas a Tritícola e agora estão entregues a própria sorte." (...)

-Com a palavra a administração da Tritícola/Cotrijuí.

Fonte: http://serginhobueno.blogspot.com.br/

(12,50h)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Eleições 2012 - Porto Alegre/RS

 

Consequências da decisão do PP em Porto Alegre

   
Por Benedito Tadeu César *

Vencida por José Fortunati (PDT), por um placar de 63 a 44, a votação realizada segunda-feira (11) à noite pelo diretório municipal do PP para a escolha do candidato a prefeito de Porto Alegre gerou consequências que ultrapassam o apoio manifestado à candidatura do atual prefeito municipal e que merecem ser analisadas.

A primeira e mais óbvia delas é o destaque midiático obtido pelo PP e a valorização que lhe foi atribuída como parceiro eleitoral. A segunda é a perda, mesmo que momentânea, da posição de protagonismo desfrutada, até aqui, por Manuela D´Ávila (PCdoB). A terceira é a ameaça de um racha partidário envolvendo as alas comandadas, de um lado, pela senadora Ana Amélia Lemos e, de outro, pelos vereadores João Dib e João Carlos Nedel. (...)

Manuela D´Ávila, por seu turno, que contava com o apoio do PP para minimizar o peso conferido pelo C, de comunista, que compõe a sigla de seu partido e que espanta o eleitorado mais conservador, vê-se agora relegada, pela primeira vez durante este período pré-eleitoral, a uma posição secundária. A perda de espaço junto ao PP leva-a a ter que explicar e minimizar a derrota sofrida. Além de preterida na votação de segunda-feira, Manuela terá que explicar, para o eleitorado mais progressista e frente aos ataques que serão desferidos pelos partidos à esquerda, os motivos ideológicos que a levaram a negociar o apoio do PP. (...)

Cabem, por fim, algumas reflexões a respeito das consequências geradas pela decisão tomada pelo PP sobre a candidatura de Adão Villaverde (PT). Ainda que Villaverde e seu partido não tenham participado diretamente dos acontecimentos, como integrantes que são da disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, eles são afetados pelas movimentações dos demais contendores. A definição de campos político-eleitorais ocorrida na segunda-feira, com a Fortunati tendendo para a direita e Manuela sendo empurrada para a esquerda, ainda que à sua própria revelia, faz crescer a possibilidade de Villaverde ocupar o espaço da centro-esquerda. (...)

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da análise realizada pelo professor  e cientista político Benedito Tadeu César (via Sul21*)

Foto:  Villaverde (PT), Fortunatti (PDT) e Manuela (PC do B)