quinta-feira, 21 de junho de 2012

Rio+20

Na Rio+20, presidenta Dilma alerta os líderes para o custo da ‘inação’

A presidenta Dilma Rousseff pediu hoje (20) aos líderes que participam da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que as incertezas no cenário internacional não enfraqueçam a disposição política para a conclusão de acordos em torno da agenda do desenvolvimento sustentável.
“Resultados novos exigem novas práticas. A crise financeira e as incertezas que pairam sobre o futuro da economia mundial dão uma significação especial à Rio+20 (…) Nós estamos conscientes e temos a certeza que a recuperação para ser estável tem de ser global. Em um momento como este, de incertezas em relação ao futuro da economia internacional, é forte a tentação de tornar absolutos os interesses nacionais. A disposição política para acordos vinculantes fica muito fragilizada. Não podemos deixar isso acontecer”.
A presidenta disse aos chefes de Estado e de governo que há uma grande vontade de construir um acordo e uma nova visão de futuro em torno do desenvolvimento sustentável. Dilma afirmou que o mundo está no limiar de um novo momento que exigirá mudanças profundas de atitudes coletivas, institucionais e individuais.
“A tarefa que nos impõe a Rio+20 é desencadear o movimento de renovação de ideias e de processos, absolutamente necessários para enfrentarmos os dias difíceis em que hoje vive ampla parte da humanidade. Sabemos que o custo da inação será maior que o das medidas necessárias, por mais que essas provoquem resistências e se revelem politicamente trabalhosas (…) Caberá a nós, dirigentes mundiais, chefes de Estado e de governo, ministros, funcionários, enfim, aos representantes das nações aqui presentes demonstrarmos capacidade de liderar e de agir”. (Blog do Planalto)
-Veja mais clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário