terça-feira, 12 de junho de 2012

Eleições 2012 - Porto Alegre/RS

 

Consequências da decisão do PP em Porto Alegre

   
Por Benedito Tadeu César *

Vencida por José Fortunati (PDT), por um placar de 63 a 44, a votação realizada segunda-feira (11) à noite pelo diretório municipal do PP para a escolha do candidato a prefeito de Porto Alegre gerou consequências que ultrapassam o apoio manifestado à candidatura do atual prefeito municipal e que merecem ser analisadas.

A primeira e mais óbvia delas é o destaque midiático obtido pelo PP e a valorização que lhe foi atribuída como parceiro eleitoral. A segunda é a perda, mesmo que momentânea, da posição de protagonismo desfrutada, até aqui, por Manuela D´Ávila (PCdoB). A terceira é a ameaça de um racha partidário envolvendo as alas comandadas, de um lado, pela senadora Ana Amélia Lemos e, de outro, pelos vereadores João Dib e João Carlos Nedel. (...)

Manuela D´Ávila, por seu turno, que contava com o apoio do PP para minimizar o peso conferido pelo C, de comunista, que compõe a sigla de seu partido e que espanta o eleitorado mais conservador, vê-se agora relegada, pela primeira vez durante este período pré-eleitoral, a uma posição secundária. A perda de espaço junto ao PP leva-a a ter que explicar e minimizar a derrota sofrida. Além de preterida na votação de segunda-feira, Manuela terá que explicar, para o eleitorado mais progressista e frente aos ataques que serão desferidos pelos partidos à esquerda, os motivos ideológicos que a levaram a negociar o apoio do PP. (...)

Cabem, por fim, algumas reflexões a respeito das consequências geradas pela decisão tomada pelo PP sobre a candidatura de Adão Villaverde (PT). Ainda que Villaverde e seu partido não tenham participado diretamente dos acontecimentos, como integrantes que são da disputa pela Prefeitura de Porto Alegre, eles são afetados pelas movimentações dos demais contendores. A definição de campos político-eleitorais ocorrida na segunda-feira, com a Fortunati tendendo para a direita e Manuela sendo empurrada para a esquerda, ainda que à sua própria revelia, faz crescer a possibilidade de Villaverde ocupar o espaço da centro-esquerda. (...)

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da análise realizada pelo professor  e cientista político Benedito Tadeu César (via Sul21*)

Foto:  Villaverde (PT), Fortunatti (PDT) e Manuela (PC do B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário