segunda-feira, 18 de junho de 2012

A USPAN, a Rio+20 e o Meio Ambiente


Crítica e Autocrítica  - nº 88

*Leonardo Boff -    teólogo brasileiro, escritor e professor universitário,  combativo expoente da Teologia da Libertação, respeitadíssimo internacionalmente por  sua história de defesa das  causas sociais e ambientais - escreve importante artigo  crítico sobre  as prioridades da pauta da Rio+20, sobretudo questionando a chamada 'economia verde'  e a linha antropocêntrica que absolutiza o chamado  'desenvolvimento sustentável'.  Diz ele: ' (...) A economia verde radicaliza essa tendência; como escreveu o diplomata e ecologista boliviano Pablo Solón, “ela busca não apenas mercantilizar a madeira das florestas, mas também sua capacidade de absorção de dióxido de carbono”. Tudo pode se transformar em bônus negociáveis pelo mercado e pelos bancos.'  
Repostei  o artigo de Leonardo Boff - na íntegra -  no meu blog, vale a pena ler: http://jcsgarcia.blogspot.com.br/
...

*E por falar em Meio Ambiente - e em tempos de Rio+20 - alguém sabe mesmo  como anda a  nossa USPAN? Não tenho recebido, nos últimos tempos, informações sobre suas atividades - se é que elas estão ocorrendo. Aliás, a última notícia que tenho é de que estava sendo presidida  - desde 2006 - pelo professor Albino Lampert, que  tinha assumido a presidência da entidade ecológica santiaguense após um longo período de paralisia.

A USPAN - União Santiaguense de Proteção ao Meio Ambiente - foi fundada no final da década de 80 em Santiago. Juntamente com os pioneiros  ecologistas  santiaguenses, companheiros  Jorge Melo, Arlindo Dinconzi, Liberato Bocchi, Antonio Duarte e outros abnegados ativistas ambientais, tive a  oportunidade e a honra de ser um dos fundadores dessa entidade que marcou época na luta em defesa do  nosso Meio Ambiente

A USPAN foi fundada como uma  'entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, ecopolítica e suprapartidária,    regida por Estatuto e pela legislação pertinente', tendo por finalidade 'realizar, participar e incentivar quaisquer atividades legais que visem a preservação do meio ambiente e do equilíbrio ecológico'. Teve um papel destacado na luta em defesa do meio ambiente em Santiago e Região,  através do encaminhamento de denúncias sobre os crimes ambientais, como também promovendo seminários, palestras, debates, 'Caminhadas Ecológicas' (trilhas), campanhas de conscientização  e  educativas, como as que ocorriam durante a Semana do Meio Ambiente, além das várias edições do 'Calçadão Ecológico' (início da década de 90).  Tive também a honra de presidí-la durante duas gestões, sucedendo ao companheiro Jorge Melo, o  primeiro presidente da  USPAN. 

Seria salutar - aproveitando o momento em que o debate sobre o futuro do planeta está novamente em evidência com a Rio+20  (que está ocorrendo no Rio de Janeiro)  - que essa histórica entidade ecológica retomasse  sem mais tardar - e de forma plena -  suas atividades em nosso município, trazendo a questão ambiental novamente para a ordem-do-dia de nossas principais reflexões.  Aliás,  não só durante a ocorrência da Conferência no RJ: o Meio Ambiente deverá também ser pauta importante da campanha eleitoral que está prestes a iniciar-se. 

O Blog 'O Boqueirão' coloca-se à disposição dos ecologistas e simpatizantes locais para ajudar a fomentar o debate e auxiliar no que for necessário, especialmente contribuindo na  divulgação  das atividades relacionadas ao tema. (por Júlio Garcia, especial para o Blog 'O Boqueirão').

*Foto:  Distrito de Ernesto Alves (interior de Santiago/RS) - Fonte:  Blog da Eliziane http://ecolizi.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Para fazer dentro de sistema de participação cidadã do Estado, junto com o Conselho de Desenvolvimento do Estado - Secretario Marcelo Daneris, o Gabinete das Prefeituras Secretario Afonso Mota e o Gabinete do Vice Governador, procurei pessoas que faziam parte da USPAM, e a informação que tive, é que não existe debate e nem lideranças, uma lástima. Mais a ONG Nascentes se fez presente representando o movimento ecológico de Santiago, com muita propriedade.

    Tide Lioma

    ResponderExcluir