Crítica e Autocrítica - nº 88
*Leonardo Boff -
teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, combativo expoente da
Teologia da Libertação, respeitadíssimo internacionalmente por sua
história de defesa das causas sociais e ambientais - escreve importante artigo crítico sobre as prioridades da pauta da Rio+20, sobretudo questionando a chamada 'economia verde' e a linha antropocêntrica que absolutiza o chamado 'desenvolvimento sustentável'. Diz ele: ' (...) A economia
verde radicaliza essa tendência; como escreveu o diplomata e ecologista
boliviano Pablo Solón, “ela busca não apenas mercantilizar a madeira das
florestas, mas também sua capacidade de absorção de dióxido de
carbono”. Tudo pode se transformar em bônus negociáveis pelo mercado e
pelos bancos.'
Repostei o artigo de Leonardo Boff - na íntegra - no meu blog, vale a pena ler: http://jcsgarcia.blogspot.com.br/
...
*E por falar em Meio Ambiente - e em tempos de Rio+20 - alguém sabe mesmo como anda a nossa USPAN? Não tenho recebido, nos últimos tempos, informações sobre suas atividades - se é que elas estão ocorrendo. Aliás, a última notícia que tenho é de que estava sendo presidida - desde 2006 - pelo professor Albino Lampert, que tinha assumido a presidência da entidade ecológica santiaguense após um longo período de paralisia.
A USPAN - União Santiaguense de Proteção ao Meio Ambiente - foi fundada no final da década de 80 em Santiago. Juntamente com os pioneiros ecologistas santiaguenses, companheiros Jorge Melo, Arlindo Dinconzi, Liberato Bocchi, Antonio Duarte e outros abnegados ativistas ambientais, tive a oportunidade e a honra de ser um dos fundadores dessa entidade que marcou época na luta em defesa do nosso Meio Ambiente.
A USPAN foi fundada como uma 'entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, ecopolítica e suprapartidária, regida por Estatuto e pela legislação pertinente', tendo por finalidade 'realizar, participar e incentivar quaisquer
atividades legais que visem a preservação do meio ambiente e do
equilíbrio ecológico'. Teve um papel destacado na luta em defesa do meio ambiente em Santiago e Região, através do encaminhamento de denúncias sobre os crimes ambientais, como também promovendo seminários, palestras, debates, 'Caminhadas Ecológicas' (trilhas), campanhas de conscientização e educativas, como as que ocorriam durante a Semana do Meio Ambiente, além das várias edições do 'Calçadão Ecológico' (início da década de 90). Tive também a honra de presidí-la durante duas gestões, sucedendo ao companheiro Jorge Melo, o primeiro presidente da USPAN.
Seria salutar - aproveitando o momento em que o debate sobre o futuro do planeta está novamente em evidência com a Rio+20 (que está ocorrendo no Rio de Janeiro) - que essa histórica entidade ecológica retomasse sem mais tardar - e de forma plena - suas atividades em nosso município, trazendo a questão ambiental novamente para a ordem-do-dia de nossas principais reflexões. Aliás, não só durante a ocorrência da Conferência no RJ: o Meio Ambiente deverá também ser pauta importante da campanha eleitoral que está prestes a iniciar-se.
O Blog 'O Boqueirão' coloca-se à disposição dos ecologistas e simpatizantes locais para ajudar a fomentar o debate e auxiliar no que for necessário, especialmente contribuindo na divulgação das atividades relacionadas ao tema. (por Júlio Garcia, especial para o Blog 'O Boqueirão').
*Foto: Distrito de Ernesto Alves (interior de Santiago/RS) - Fonte: Blog da Eliziane http://ecolizi.blogspot.com.br
Para fazer dentro de sistema de participação cidadã do Estado, junto com o Conselho de Desenvolvimento do Estado - Secretario Marcelo Daneris, o Gabinete das Prefeituras Secretario Afonso Mota e o Gabinete do Vice Governador, procurei pessoas que faziam parte da USPAM, e a informação que tive, é que não existe debate e nem lideranças, uma lástima. Mais a ONG Nascentes se fez presente representando o movimento ecológico de Santiago, com muita propriedade.
ResponderExcluirTide Lioma